Boa noite pessoal,
É, a tecnologia tem se popularizado e hoje quase todo mundo já usa 5.8 para distribuição, sou um deles, mas confesso que ainda não me decidi totalmente pelo equipamento a ser usado:
A ubiquiti saiu na frente com o airmax e com pequenas CPEs, tipo nano, airgrid etc. A RouterOS(mikrotik) implentou o NV2 e ja tem CPEs tipo SXT5 etc,
O problema é que embora tenhamos mais canais para operar, fico a pensar na vunerabilidade a ruídos. As cpes disponíveis no mercado não são bem direcionais, daí o meu medo.
Será que não seria melhor utilizar parabóla fechada e cartão ou bullet mesmo, previnindo contra interferência? hoje pode parecer investimento maior e menor qualidade, mas e amanha?
Expressem suas opiniões!
Respostas
Tens rasao se usarmos nano na rede logo vai ficar pior q 2.4 mas se usarmos tipo airgrid sera uma otima.
A aquario deveria ja estar ciente desse mercado e lassado uma antena para 5.8 para cliente ai sin usariamos burlets5.8. no mesmo preço da 2.4 .
passsa ai o link destas parabolas para darmos uma olhada speedyNet
SpeedyNet CEARÁ disse:
o mikrotik ja tem a naos a posibilidade de usar dois cartões um para up e o outro para down sendo o que faz a tequinologia n e como mais confiança de link
faz o teste de distancia e ve quem passa os pacotes falo em 30 km
Bem,
Nstreeme dual é mais quando se tem um grande tráfego de up e down, a largura de banda o mimo é mais viável sim, mas a sensibilidade a interferência é o que me preocupa hoje, também não entendo os cartões mimo que vi disponíveis no mercado todos com largura de banda de 20mhz, então é melhor usar comum com 40mhz que passa a mesma coisa.
Ja os equipamentos da ubiquiti trabalham com canais de 40mhz, mas a sensibilidade a ruído aumenta com airmax e mimo.
Confesso que se conseguir montar um kit antena parabola, routerboard e cartão por um preço acessível, deixo o mimo de lado e vou trabalhar com largura de banda de 40mhz na horizontal, colocando minhas torres bem distantes de outras para tirar o máximo das parábolas direcionais.