Olá Senhores e Amigo Pedro

Estou migrando todos os meus clientes de Client USB para CPE , mas tenho percebido uma coisa

A mensagem de aviso do MK-Auth , só é exibida quando o cliente faz login no Hotspot.

E o problema , é que por algum motivo , todos os clientes que ja estam usando CPE , não é desconectado nunca , nunca mesmo

Então gostaria de saber como é possivel fazer com que todos os clientes , seja usando CPE ou usando USB sejam advertidos sobre o vencimento

Como é possivel ?

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Respostas

  • Voce pode agendar pra o script rodar duas vezes ao dia ex: 4:00 e 16:00 desta forma o mikrotik irá re-escrever a lista de pgaviso duas vezes ao dia.

  • Olá Amigo Carlos

    Obrigado pelo apoio

    Mas tenho uma dúvida 

    Fazendo dessa forma  , os clientes que ja pagaram e ja foi dado baixa também vai receber essa mensagem de aviso ?

    Pois gostaria que apenas o usuario que ainda esta com o titulo aberto é que recebesse a mensagem de aviso antes , depois do pagamento , além do bloqueio

    Tem uma regra que eu ja usei aqui para as paginas de aviso:

    add action=dst-nat chain=dstnat comment="PG AVISO" connection-limit=!1,32 disabled=no dst-port=0-65535 protocol=tcp src-address-list=pgaviso to-addresses=172.31.255.2 to-ports=88

    E esse script aqui:

    :if ( [/file find name=pgaviso.rsc] != "" ) do={   :log warning "Importando Pagina de PgAviso";    /import pgaviso.rsc;
    /file remove pgaviso.rsc;
    }

    Mas acredito que essa regra e esse script não seja o suficiente para que essa mensagem seja exibida nos clientes CPE somente para quem ainda não pagou

    Pode me ajudar ?
  • Pedro Filho , ou amigo Carlos Roberto Borges

    Podem me ajudar ?

    Sabemme dizer se colocando essa regra os clientes que ja pagaram vão receber essas mensagens de aviso também?

    Pois somente os clientes que ainda não pagaram e que estão próximos ou ja passaram da data de pagamento é que devem visualizar essa pagina de aviso.

    Poo exemplo:

    Suponde que eu tenho clientes que pagam no dia 10 e outros no dia 20:

    1 cliente  do dia 10 ainda não pagou ou  atrasou o  pagamento , mas os demais clientes do dia 10 não  , nesse caso somente esse cliente recebe a mesagem de aviso.

    Vale a pena ressaltar que o cliente para os clientes que ainda usam via USB , esta funcionando normal , ja que são obrigados a se logar varias vezes ao dia , mas como eu estou migrando todos os clientes para CPE , isso vai me dar problemas e com certeza , atrasos...

    E então ?

  • tenho este scrip 

    /ip firewall nat enable [ /ip firewall nat find comment=Aviso1 ];/ip firewall nat { reset-counters [ find comment=Aviso1 ] }; delay 120; /ip firewall nat disable [ /ip firewall nat find comment=Aviso1 ];

     ele obriga o cliente a ver o aviso por 2 minutos,ja no shendule você coloca uma rotina de quanto tempo você achar necessario

    ja a regra seria esta ip firewall nat

    add action=dst-nat chain=dstnat comment=Aviso1 connection-limit=0,32 disabled=yes \

    dst-port=80 protocol=tcp src-address-list=pgaviso to-addresses=172.31.255.2 \
    to-ports=88

    o scrip só funciona com o coment aviso ele roda de acordo com o tempo estabeliecido pelo shenduller e ele obriga o clinet a ver o aviso por 2minutos,no meu caso coloquei para mostrar o aviso de 2 em 2 horas

  • Olá Diogo, o mikrotik recebe do mkauth a lista de clientes que tem boletos vencidos a um dia ex: venceu hj então no outro dia ele já estará na lista quando for dado baixa no boleto em questão e não haver mais nenhum boleto vencido então ele é removido da lista de pgaviso.

    só verá o pgaviso clientes que tem boletos vencidos.

    Diogo de Sousa Moraes disse:

    Pedro Filho , ou amigo Carlos Roberto Borges

    Podem me ajudar ?

    Sabemme dizer se colocando essa regra os clientes que ja pagaram vão receber essas mensagens de aviso também?

    Pois somente os clientes que ainda não pagaram e que estão próximos ou ja passaram da data de pagamento é que devem visualizar essa pagina de aviso.

    Poo exemplo:

    Suponde que eu tenho clientes que pagam no dia 10 e outros no dia 20:

    1 cliente  do dia 10 ainda não pagou ou  atrasou o  pagamento , mas os demais clientes do dia 10 não  , nesse caso somente esse cliente recebe a mesagem de aviso.

    Vale a pena ressaltar que o cliente para os clientes que ainda usam via USB , esta funcionando normal , ja que são obrigados a se logar varias vezes ao dia , mas como eu estou migrando todos os clientes para CPE , isso vai me dar problemas e com certeza , atrasos...

    E então ?

  • Olá amigo , Carlos Borges

    Muito obrigado pelo apoio ,

    Bom sabe me dizer se o mesmo acontece para aqueles clientes que estão 5 dias para vencer ?

    pois a ideia é que o cliente evite o atraso do pagamento.

    Ou seja, fechando a minha duvida:

    Gostaria que as mensagens de aviso de 5 dias antes do vencimento (pagina de aviso que alerta o cliente que a próxima fatura esta chegando) , e , a mensagem de aviso para os clientes que ja venceu o titulo e ainda não houve pagamento (pagina de aviso alertando de que qualquer momento a conexão será bloqueada) , sejam exibidos .....dentro é claro da respectivas datas de vencimento .... (5 dias antes do vencimento e 5 dias depois)

    Gostaria de saber se apenas reagendando é possível fazer isso acima para os clientes que usam CPE?

    No seu provedor , tem clientes que usam CPE , e funcionam dessa forma?

    Muito obrigado por dedicar a sua atenção em querer me ajudar , e desculpe ser tão leigo no sistema

  • Bom sabe me dizer se o mesmo acontece para aqueles clientes que estão 5 dias para vencer ?

    Não acontece o mesmo não pois são dois recursos um pouco diferente. No mk-auth vc configura pra enviar sms e e-mail com boleto em anexo, 10, 5 dias antes e um sms e e-mail no mesmo dia do vencimento, já no pgaviso o mkauth o envia pra lista um dia após o vencimento pra ele começar a ver o pgaviso na tela do computador .

    Gostaria que as mensagens de aviso de 5 dias antes do vencimento (pagina de aviso que alerta o cliente que a próxima fatura esta chegando) , e , a mensagem de aviso para os clientes que ja venceu o titulo e ainda não houve pagamento (pagina de aviso alertando de que qualquer momento a conexão será bloqueada) , sejam exibidos .....dentro é claro da respectivas datas de vencimento .... (5 dias antes do vencimento e 5 dias depois)

    este recurso do provedor poder definir a partir de quantos dias de vencido o cliente começaria a ver o pgaviso  eu já solicitei ao Pedro e ainda estou no aguardo, pois acho que cada provedor poderia ter esta liberdade de definir a partir de quantos dias de vencido é que seus clientes começariam a ver o pgaviso.

    Bom eu sugiro que configure o mkauth assim:

    configura o mkauth pra enviar sms e e-mail com anexo do boleto 10 e 5 dias antes do vencimento e também sms e e-mail no dia do vencimento do boleto, desta forma o cliente já está mais do que lembrado. e caso o cliente não pague, um dia após o vencimento o mk-auth irá enviar o login e ip do cliente devedor diretamente na lista de clientes que irá ver o pgaviso.

    Gostaria de saber se apenas reagendando é possível fazer isso acima para os clientes que usam CPE?

    Sim, pois se o cliente estiver conectado a 10 dias por exemplo a lista enviada para o mikrotik será redefinida sempre que o script rodar no mikrotik por isso que eu aqui rodo 04 e 16hrs assim o cliente ver a pgaviso duas vezes ao dia independente de ter cpe, roteador ou seja qual for o meio de autenticação dele, pois quando ele for adicionado no addrlist ao abrir o navegador já ver o pgaviso .

    Obs: Você deve informar no cadastro do cliente por quantos dias o sistema irá esperar o pagamento pra bloquear desta forma automaticamente vc já está definindo por quantos dias ele irá ver o pgaviso pois após este período que o sistema aguardou o pagamento o sistema deixa de enviar o login dele pra o pgaviso e o envia para o pgcorte.

    Espero ter ajudado.



    Diogo de Sousa Moraes disse:

    Olá amigo , Carlos Borges

    Muito obrigado pelo apoio ,

    Bom sabe me dizer se o mesmo acontece para aqueles clientes que estão 5 dias para vencer ?

    pois a ideia é que o cliente evite o atraso do pagamento.

    Ou seja, fechando a minha duvida:

    Gostaria que as mensagens de aviso de 5 dias antes do vencimento (pagina de aviso que alerta o cliente que a próxima fatura esta chegando) , e , a mensagem de aviso para os clientes que ja venceu o titulo e ainda não houve pagamento (pagina de aviso alertando de que qualquer momento a conexão será bloqueada) , sejam exibidos .....dentro é claro da respectivas datas de vencimento .... (5 dias antes do vencimento e 5 dias depois)

    Gostaria de saber se apenas reagendando é possível fazer isso acima para os clientes que usam CPE?

    No seu provedor , tem clientes que usam CPE , e funcionam dessa forma?

    Muito obrigado por dedicar a sua atenção em querer me ajudar , e desculpe ser tão leigo no sistema

  • Amigo fiz tudo o q vc comentou porem nao consegui roda-lo, existe a possibilidade de vc me passar o passo a passo? Ficarei agradecido... 

    waldemir santos gomes disse:

    tenho este scrip 

    /ip firewall nat enable [ /ip firewall nat find comment=Aviso1 ];/ip firewall nat { reset-counters [ find comment=Aviso1 ] }; delay 120; /ip firewall nat disable [ /ip firewall nat find comment=Aviso1 ];

     ele obriga o cliente a ver o aviso por 2 minutos,ja no shendule você coloca uma rotina de quanto tempo você achar necessario

    ja a regra seria esta ip firewall nat

    add action=dst-nat chain=dstnat comment=Aviso1 connection-limit=0,32 disabled=yes \

    dst-port=80 protocol=tcp src-address-list=pgaviso to-addresses=172.31.255.2 \
    to-ports=88

    o scrip só funciona com o coment aviso ele roda de acordo com o tempo estabeliecido pelo shenduller e ele obriga o clinet a ver o aviso por 2minutos,no meu caso coloquei para mostrar o aviso de 2 em 2 horas

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