Olá Senhores e Amigo Pedro
Estou migrando todos os meus clientes de Client USB para CPE , mas tenho percebido uma coisa
A mensagem de aviso do MK-Auth , só é exibida quando o cliente faz login no Hotspot.
E o problema , é que por algum motivo , todos os clientes que ja estam usando CPE , não é desconectado nunca , nunca mesmo
Então gostaria de saber como é possivel fazer com que todos os clientes , seja usando CPE ou usando USB sejam advertidos sobre o vencimento
Como é possivel ?
Respostas
Voce pode agendar pra o script rodar duas vezes ao dia ex: 4:00 e 16:00 desta forma o mikrotik irá re-escrever a lista de pgaviso duas vezes ao dia.
Olá Amigo Carlos
Obrigado pelo apoio
Mas tenho uma dúvida
Fazendo dessa forma , os clientes que ja pagaram e ja foi dado baixa também vai receber essa mensagem de aviso ?
Pois gostaria que apenas o usuario que ainda esta com o titulo aberto é que recebesse a mensagem de aviso antes , depois do pagamento , além do bloqueio
Tem uma regra que eu ja usei aqui para as paginas de aviso:
add action=dst-nat chain=dstnat comment="PG AVISO" connection-limit=!1,32 disabled=no dst-port=0-65535 protocol=tcp src-address-list=pgaviso to-addresses=172.31.255.2 to-ports=88
E esse script aqui:
Pedro Filho , ou amigo Carlos Roberto Borges
Podem me ajudar ?
Sabemme dizer se colocando essa regra os clientes que ja pagaram vão receber essas mensagens de aviso também?
Pois somente os clientes que ainda não pagaram e que estão próximos ou ja passaram da data de pagamento é que devem visualizar essa pagina de aviso.
Poo exemplo:
Suponde que eu tenho clientes que pagam no dia 10 e outros no dia 20:
1 cliente do dia 10 ainda não pagou ou atrasou o pagamento , mas os demais clientes do dia 10 não , nesse caso somente esse cliente recebe a mesagem de aviso.
Vale a pena ressaltar que o cliente para os clientes que ainda usam via USB , esta funcionando normal , ja que são obrigados a se logar varias vezes ao dia , mas como eu estou migrando todos os clientes para CPE , isso vai me dar problemas e com certeza , atrasos...
E então ?
tenho este scrip
/ip firewall nat enable [ /ip firewall nat find comment=Aviso1 ];/ip firewall nat { reset-counters [ find comment=Aviso1 ] }; delay 120; /ip firewall nat disable [ /ip firewall nat find comment=Aviso1 ];
ele obriga o cliente a ver o aviso por 2 minutos,ja no shendule você coloca uma rotina de quanto tempo você achar necessario
ja a regra seria esta ip firewall nat
add action=dst-nat chain=dstnat comment=Aviso1 connection-limit=0,32 disabled=yes \
dst-port=80 protocol=tcp src-address-list=pgaviso to-addresses=172.31.255.2 \
to-ports=88
o scrip só funciona com o coment aviso ele roda de acordo com o tempo estabeliecido pelo shenduller e ele obriga o clinet a ver o aviso por 2minutos,no meu caso coloquei para mostrar o aviso de 2 em 2 horas
Olá Diogo, o mikrotik recebe do mkauth a lista de clientes que tem boletos vencidos a um dia ex: venceu hj então no outro dia ele já estará na lista quando for dado baixa no boleto em questão e não haver mais nenhum boleto vencido então ele é removido da lista de pgaviso.
só verá o pgaviso clientes que tem boletos vencidos.
Diogo de Sousa Moraes disse:
Olá amigo , Carlos Borges
Muito obrigado pelo apoio ,
Bom sabe me dizer se o mesmo acontece para aqueles clientes que estão 5 dias para vencer ?
pois a ideia é que o cliente evite o atraso do pagamento.
Ou seja, fechando a minha duvida:
Gostaria que as mensagens de aviso de 5 dias antes do vencimento (pagina de aviso que alerta o cliente que a próxima fatura esta chegando) , e , a mensagem de aviso para os clientes que ja venceu o titulo e ainda não houve pagamento (pagina de aviso alertando de que qualquer momento a conexão será bloqueada) , sejam exibidos .....dentro é claro da respectivas datas de vencimento .... (5 dias antes do vencimento e 5 dias depois)
Gostaria de saber se apenas reagendando é possível fazer isso acima para os clientes que usam CPE?
No seu provedor , tem clientes que usam CPE , e funcionam dessa forma?
Muito obrigado por dedicar a sua atenção em querer me ajudar , e desculpe ser tão leigo no sistema
Bom sabe me dizer se o mesmo acontece para aqueles clientes que estão 5 dias para vencer ?
Não acontece o mesmo não pois são dois recursos um pouco diferente. No mk-auth vc configura pra enviar sms e e-mail com boleto em anexo, 10, 5 dias antes e um sms e e-mail no mesmo dia do vencimento, já no pgaviso o mkauth o envia pra lista um dia após o vencimento pra ele começar a ver o pgaviso na tela do computador .
Gostaria que as mensagens de aviso de 5 dias antes do vencimento (pagina de aviso que alerta o cliente que a próxima fatura esta chegando) , e , a mensagem de aviso para os clientes que ja venceu o titulo e ainda não houve pagamento (pagina de aviso alertando de que qualquer momento a conexão será bloqueada) , sejam exibidos .....dentro é claro da respectivas datas de vencimento .... (5 dias antes do vencimento e 5 dias depois)
este recurso do provedor poder definir a partir de quantos dias de vencido o cliente começaria a ver o pgaviso eu já solicitei ao Pedro e ainda estou no aguardo, pois acho que cada provedor poderia ter esta liberdade de definir a partir de quantos dias de vencido é que seus clientes começariam a ver o pgaviso.
Bom eu sugiro que configure o mkauth assim:
configura o mkauth pra enviar sms e e-mail com anexo do boleto 10 e 5 dias antes do vencimento e também sms e e-mail no dia do vencimento do boleto, desta forma o cliente já está mais do que lembrado. e caso o cliente não pague, um dia após o vencimento o mk-auth irá enviar o login e ip do cliente devedor diretamente na lista de clientes que irá ver o pgaviso.
Gostaria de saber se apenas reagendando é possível fazer isso acima para os clientes que usam CPE?
Sim, pois se o cliente estiver conectado a 10 dias por exemplo a lista enviada para o mikrotik será redefinida sempre que o script rodar no mikrotik por isso que eu aqui rodo 04 e 16hrs assim o cliente ver a pgaviso duas vezes ao dia independente de ter cpe, roteador ou seja qual for o meio de autenticação dele, pois quando ele for adicionado no addrlist ao abrir o navegador já ver o pgaviso .
Obs: Você deve informar no cadastro do cliente por quantos dias o sistema irá esperar o pagamento pra bloquear desta forma automaticamente vc já está definindo por quantos dias ele irá ver o pgaviso pois após este período que o sistema aguardou o pagamento o sistema deixa de enviar o login dele pra o pgaviso e o envia para o pgcorte.
Espero ter ajudado.
Diogo de Sousa Moraes disse:
Amigo fiz tudo o q vc comentou porem nao consegui roda-lo, existe a possibilidade de vc me passar o passo a passo? Ficarei agradecido...
waldemir santos gomes disse: