Desculpem por abrir mais um tópico parecido com tantos outros que já li aqui.
Mas minha dúvida é um pouco mais específica.
Minha rede de um tempo pra cá ficou lenta, os clientes estão se queixando, e olha que puxando mesmo só são uns 15 ao mesmo tempo. Tem banda de sobra.
Inicialmente comecei com túneis em EoIP, como acreditei que fosse ele o problema eu troquei para túneis em MPLS/VPLS. Não resolveu em nada.
Desliguei o proxy, pois pensei que poderia ser ele, e também não resolveu.
O sintoma é que o túnel não passa mais de 3M, pois quando usuários que passam por ele estão usando muito, o ping de outros usuários que não estão usando, também fica muito alto.
Estou usando uma RB1100 para fazer tudo, e estranho da CPU estar sempre a 100%, mas não sei se isso mudaria na velocidade da rede.
Algém já teve uma experiência parecida?
Respostas
Discordo, na minha rede eu monitoro tudo por SNMP, desde Ubiquitis Airgrid, servidores em Debian e as RB433, RB411, RB450 e RB750 e todos rodam leve, sem forçar processamento.
Pelo menos comigo, só tive problemas com a RB1100.
Cara o SNMP do mk so em servidor bom mesmo, dell ou hp.... em RB serie 1000 ou inferior, fica 70 a 100%
opa amigo to com este mesmo problema tentando inportar a cheve ssh a minha ta versão 5.18 se achar solução posta aqui por favor
Meganet Internet disse:
eu tenho umas 6 com mikrotik 4.17
Me informaram que não pode usar versão abaixo da 5 nas rb 1100 que dava pau, eu to com uma aqui, tava com a 5.8 baixei pra 5.14 mas ainda nao coloquei pra rodar pois nao consegui importar a chave ssh do mk pra ela...
Luis disse:
eu tive este problema nas rb1100, usando a versao 5, voltei para 4 e ate agora, nenhum problema
E era BUG mesmo!
Mas não precisei atualizar, achei num fórum sobre este problema e sugeriram desativar o serviço SNMP, fiquei surpreso com o resultado. De 100% de processamento caiu para 15%.
Parece que esse problema só aparece nas RB1100. O serviço SNMP consome toda a carga da CPU.
De inicio já percebi uma grande queda no tempo dos pings, agora vou ver ao longo da semana como vai a coisa.
Valeu Jeferson, valeu Antoniere! Obrigado.
atualiza a RB pra ver se resolve pode ser bug...
http://www.mikrotik.com/download.html
Fica em torno de 30 ao mesmo tempo. Mas puxando mesmo só uns 15.
processamento alto gera lentidão! quantos clientes está nessa RB ?