Boa Tarde Galera !

Preciso de um help,uso aqui no meu provedor RB 1100AHX2 como servidor e tenho 8 repetidores todos com rb 433ah.todos clientes são em 5.8. Todos os repetidores estão me bridge.o que acontece e o seguinte durante o dia a media de clientes online é de 280 a 350 clientes até ai tudo blz ping funciona perfeito 2 a 3 ms.Quando chega a noite horário de pico sobe para mais de 400 a 440 clientes ai começa a ter um ping muito alto nos clientes variando muito.o Consumo de cpu rb 1100ah varia ente 60% a 85%.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Votos 0
Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

• Eu já passei por isso antes. Um HP DL120 não segurou o que uma CCR1036 segura até hoje sem nem esquentar.

Até minha operadora substituiu o core dele esta semana. Era um Dell R140. Colocaram uma CCR1036-8G-2S+ no lugar. Aí o gargalo passou para o meu lado. Troquei a Hx2 por outra CCR1036-12G-4S.

Joezaum disse:

Sinceramente ODEIO RouterBoard, a porque ela tem 2 GB de memoria...a é e não se esqueça que ela tem um processador Mips.

Já testou colocando pelo menos uma maquina BOA no lugar dela para ver o que acontece? Sei lá pelo menos um Dual Core, pode usar 1 ou 2 GB de memoria isso não vai influenciar em muito, o que vai comandar é o processamento.

O que tem nesses repetidores? Switch? que tipo de Switch?  Fora a Rb citada...

Rapaz eu já tive problema assim outro conhecido aqui da região que está na mesma area tambem já teve...resumindo colocamos um servidor e ficou resolvido

Que tipo de equipamento utiliza nos clientes?

Faça um teste ai diz ai para a gente tirar conclusão.

• Parece que a sua RB1100AHX2 abriu o bico.

Ontem eu troquei uma destas por uma CCR1036 por causa lentidão. Chegava a 30% nas duas CPUs fazendo apenas BGP. A CCR está 0% de processamento. No horário de pico dá 6% na CPU mais sacrificada das 36 disponíveis.

• Célula cheia demais nos pops fazem isso ( ping alto ) link estourado faz isso ( ping alto ) clientes mal conectados ( sinal ruim no cliente ) , canais poluídos , é muito complicado dar um diagnóstico sem conhecer a topologia correta da sua rede , por alto lendo o anuncio do tópico eu diria que a noite a célula enche ( números de clientes conectados aos painéis ) , tente observar o numero de clientes conectados à cada rb que você tem , e ponha mais uma setorial pra dividir as células para os clientes e veja se normaliza...

rodrigo santos disse:

eu já uso somente ppoe aqui e não sei oque ta acontecendo quando passa de 4OO clientes online rede fica lenta, o ping sobe demais.Fica totalmente sem estabilidade a rede . to pesando em rotear tudo as repetidoras porque atualmente estão todas em bridge

• Essa RB só garante os packet se NÃO passar de 15% de processamento! Se já passou aconselho a dar um upgrade no seu servidor!

• cara da uma olhadinha nesses videos tem muitas coisas importantes a levar em conta sobre ping alto, eu fiz aqui e melhoro e muito.

https://www.youtube.com/watch?v=kwdE-YCC1uQ&feature=plcp

https://www.youtube.com/watch?v=0kAPzKnYrJs

e

https://www.youtube.com/watch?v=Euk5bgCw2hw&feature=plcp

• Cara na boa testou colocando um servidor ai? ILUSÃO RB para muitos clientes.

• eu já uso somente ppoe aqui e não sei oque ta acontecendo quando passa de 4OO clientes online rede fica lenta, o ping sobe demais.Fica totalmente sem estabilidade a rede . to pesando em rotear tudo as repetidoras porque atualmente estão todas em bridge

• Opa detlahe bom o Aureliano lembrar...PPPOE seria muito bom migrar...mas tem que análisasr como está recepção dos clientes....

• correto, acho que pppoe resooveria se voce usa hotspot vai migrando sua rede aos poucos, mas voce ja usa pppoe?

como sua rede ja e relativamente grande eu pagaria uma consultoria tem muita gente responsavel e com certificacao e que cobra um valor justo, so o fato dos clientes para de encher o saco da gente ja compensa.

obs: nao sou consultor e so uma opniao, mas podendo ajudar eu ajudo..

• eu tb uso dns da google qual seir vantagem de ter meu proprio dns, eu preciso de duas maquinas para ter meu proprio dns ?

Carlos Roberto Borges disse:

boa noite Aurelino, me dá uma dica por favor, qual a vantagen de ter um servidor dns, por aqui uso o do google direto no mikrotik, mas tendo um servidor dns na rede qual vantagem e aproveitando daria pra vc indicar um tutorial pra instalar e configurar o bind?

obrigado.

AURELINO CARDOSO SANTOS JUNIOR disse:

amigo primeiro que essa rede toda em bridge deve ta um broadcast monstro, outra coisa caso vc nao tenha pra comecar instale um server DNS ai na sua rede o bind rodando em sima do bsd ja vai li da um alivio, outra coisa a ver e se seu link ta trabalhando no maximo se nao perda de pacotes sao inevitaveis!

This reply was deleted.