Falhas FreeRadius

Senhores boa tarde,

estamos migrando nossa rede de bridge para OSPF, também visando a melhor utilização de nossos blocos de endereços estamos utilizando o pool de ip centralizado no Radius, porém estamos identificando alguns problemas.

1 - Tivemos alguns casos de clientes que autenticavam corretamente, pegavam um /32 valido, subia sua interface pppoe e sua rota tal rota era propagada pelo caminho que o cliente fazia até a borda porém o cliente não navega.

2 - Clientes que pegaram o mesmo ip /32 válido

Podem me dizer se o sistema MK-AUTH resolve os problemas acima?

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Respostas

  • Essa novidade eu não tinha visto, irei analisar depois volto para completar o raciocínio. 

    Marco de Freitas disse:

    Não. O protocolo de AAA RADIUS pode fazer mais do que somente autenticar.

    Numa recente alteração, o Pedro adicionou a gestão de pool de IPs ao MK-AUTH.


  • No protocolo DHCP há uma opção que o torna quase imune a duplicidades nas delegações mas o também o torna mais lento: ping. O DHCP poder configurado para "pingar" um IP que supostamente estaria livre antes de oferecê-lo ao cliente.

    Não tenho informação de que o FreeRADIUS tenha tal opção. O problema ocorre quando o NAS deixa de se comunicar com o AAA, que depois do time-out libera os IPs alocados pelo mesmo.

    Julio Almada disse:

    Em primeiro lugar caro colega acredito que tenha me interpretado mal em momento algum quis usar de sarcasmos, apenas não concordei com a sua opinião e pedi um esclarecimento maior da sua parte, em segundo lugar voltando ao que realmente interessa, o ip valido /32 que meu cliente pega esta configurado no Radius (radiuspool) não no mikrotik, com relação as rotas elas são estabelecidas após a autenticação do cliente no concentrador esse sim está no mikrotik, a rota é transportada pelo protocolo OSPF, estou buscando ajuda em vários fóruns e em inumeros especialistas em radius dizem que este problema acontece devido a problemas de comunicação entre o mikrotik e o radius e que a correção do problema está em ajustes na configuração do radius não no mikrotik.

    de qualquer forma agradeço sua atenção

    obrigado pelo seu tempo

  • Não. O protocolo de AAA RADIUS pode fazer mais do que somente autenticar.

    Numa recente alteração, o Pedro adicionou a gestão de pool de IPs ao MK-AUTH.

    RENATO COSTA DO NASCIMENTO disse:

    Sarcasmo é para os fracos.

    Se você usasse o minimo de inteligência iria entender que o mk-auth é passivo na rede, ele apenas faz o serviço de autenticação, nada mais.

    Quem repassa os ips, as rotas e as demais informações da conexão é o mikrotik.

    Então acho que está esclarecido para vossa senhoria pois qualquer um que sabe o minimo de configuração mikrotik iria saber disso.

  • Em primeiro lugar caro colega acredito que tenha me interpretado mal em momento algum quis usar de sarcasmos, apenas não concordei com a sua opinião e pedi um esclarecimento maior da sua parte, em segundo lugar voltando ao que realmente interessa, o ip valido /32 que meu cliente pega esta configurado no Radius (radiuspool) não no mikrotik, com relação as rotas elas são estabelecidas após a autenticação do cliente no concentrador esse sim está no mikrotik, a rota é transportada pelo protocolo OSPF, estou buscando ajuda em vários fóruns e em inumeros especialistas em radius dizem que este problema acontece devido a problemas de comunicação entre o mikrotik e o radius e que a correção do problema está em ajustes na configuração do radius não no mikrotik.

    de qualquer forma agradeço sua atenção

    obrigado pelo seu tempo

  • Sarcasmo é para os fracos.

    Se você usasse o minimo de inteligência iria entender que o mk-auth é passivo na rede, ele apenas faz o serviço de autenticação, nada mais.

    Quem repassa os ips, as rotas e as demais informações da conexão é o mikrotik.

    Então acho que está esclarecido para vossa senhoria pois qualquer um que sabe o minimo de configuração mikrotik iria saber disso.

  • Configuração do Mikrotik??? E qual seria o parâmetro a ser alterado para que tal problema não aconteça?

    Até porque migrei para esse novo modelo cerca de 500 clientes e tive 4 ocorrências confirmadas referente ao que relatei anteriormente, acredito que se a afirmativa do nobre colega fosse verdadeira os 496 clientes que continuam e perfeito funcionamento deveriam ter apresentado o mesmo problema correto?

    Pode detalhar mais o sua opinião?

    Obrigado!

     

  • Não resolve, pois o problema é de configuração do Mikrotik.

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