Estou enfrentando um problema recorrente onde novas autenticações PPPoE deixam de funcionar até que eu execute a opção Reparar Usuários.

Sintoma

• Clientes já conectados continuam navegando normalmente.
  • As sessões PPPoE existentes não caem.
  • Apenas novas autenticações falham.
  • Se um cliente desconectar por qualquer motivo, não consegue reconectar.
  • Após executar Reparar Usuários, todos os clientes voltam a autenticar normalmente.

Ambiente

•  MK-AUTH 26.01 :: TUX 6.6
  • FreeRADIUS 3.0.17
  • MariaDB 10.3

O que já verifiquei

• FreeRADIUS permanece em execução durante a falha.
  • Banco de dados operacional e sem locks aparentes.
  • Usuários possuem normalmente o atributo Cleartext-Password na tabela radcheck.
  • Não encontrei erros de conexão SQL entre FreeRADIUS e MariaDB.

Logs

Durante a falha aparecem diversos registros semelhantes a:

mschap: FAILED: No NT/LM-Password. Cannot perform authentication

Comportamento observado

O problema já ocorreu em dias diferentes, geralmente pela manhã, e sempre foi resolvido imediatamente após executar Reparar Usuários.

Agradeço qualquer orientação.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Votos 0
Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

• Lembrando que quando ativa o simuntanio é necessario reparar os clientes. 

• Bom dia prezado(a),

Acompanhe para ver se vai ocorrer novamete com o cliente que você habilitou "simultaneos" no cadastro.

O sistema faz um refresh para que as novas configurações subam depois de salvar uma alteração feita no ramal.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Atendimento de suporte ao sistema
    ___________ MK-AUTH __________

• Status do Mysql e do Freeradius. O Freeradius reiniciou e me parece que os usuarios reconectaram apenas por causa disso.

31182068675?profile=RESIZE_930x

LOG anexado de antes e depois de realizar as alterações mostram, além de outras coisas, que o freeradius foi reiniciado cada vez que eu salvava as config na tela do MKAuth

freeradius.log

• Realizei o teste conforme solicitado.

A opção Auto Desconecta já estava habilitada antes mesmo de qualquer alteração, e todos os clientes já estavam configurados para permitir apenas uma sessão simultânea.

Para o teste, habilitei a opção Simultâneos no cadastro de apenas um cliente específico e salvei. Em seguida, acessei Provedor > Controle de Ramais. Como a opção Auto Desconecta já estava habilitada, apenas a desmarquei, salvei, depois a marquei novamente e salvei outra vez, retornando exatamente ao estado original.

Imediatamente após essas alterações, o cliente utilizado no teste e diversos outros clientes que não conseguiam autenticar voltaram a conectar normalmente, sem que fosse necessário executar a opção Reparar Usuários.

Isso indica que o problema não está diretamente relacionado ao estado dessas configurações, mas sim ao fato de que o simples ato de salvar as configurações do Controle de Ramais parece executar alguma rotina interna que restabelece o processo de autenticação PPPoE.

Gostaria de saber qual rotina é executada ao salvar essas configurações, pois o comportamento observado é muito semelhante ao da opção Reparar Usuários.

• @Samuel Silva Sardinha bom dia, comentario amigo, PZ Junho 24, 2026 16:24  efetua os procedimento desse comentario. é justamente um dos motivos de da o seu problema. por isso foi marcado ele. se não solucionar, recomento reistalar sistema. 

• Bom dia

Os assuntos abordados nos comentarios nao tem nada a ver com o assunto do meu post pedindo ajuda. Aqui novamente apresentou o mesmo problema. So resolve se eu reparar os usuarios, ai tenho derrubar todos os clientes para resolver alguns. Alguem consegue dar uma luz? 

• Meu caso foi resolvido obrigado!

• Boa tarde PZ,

Esse tópico pode te ajudar;
    https://mk-auth.com.br/forum/topics/logs-de-conexao-triplicado

Atenciosamente,

• Aqui o sintoma é parecido, Clientes com conexões triplicadas...
    Cliente está com simultâneo = NÂO

E no controle de ramais está com AUTO DESCONTECA marcado.

Ainda assim gera 3 a 4 conexões por usuário com mesmo ID, e permenece comencado.

31181496278?profile=RESIZE_930x

O que fazer para corrigir isso?

• Bom dia prezado(a),

faça um teste habilitando a opção de 'simultaneos' no cadastros dos clientes e habilite a opção 'Auto desconecta' em Provedor > controle de ramais no botão da engrenagem, confira se as outras opções estão marcadas corretamente.

Atenciosamente,

This reply was deleted.