Respostas

  • Bom dia prezado(a),

    Depende do número de clientes e de quando começou a utilizar o sistema na produção.
    Por exemplo, com menos de 50 GB, é possível manter alguns clientes, por alguns anos.
    Mas também depende dos arquivos anexados no detalhes do cliente, dos arquivos de remessa e retorno e se estiver gerando muitos logs de conexões e de conexões inválidas.
    Para muitos clientes e por alguns anos, sugerimos pelo menos 128 GB.

    A quantidade mínima de espaço livre em disco, que sugerimos é pelo menos do mesmo tamanho do espaço ocupado.
    Por exemplo, se eu tenho 55 GB ocupados em disco, tenho que ter pelo menos o mesmo tamanho de espaço livre, 55 GB.
    Isso, não é para ser uma regra, mas é sempre bom manter mais espaço livre do que espaço ocupado.


    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

    • Boa tarde! 

      Muito obrigado pela explicação.

      Gostaria apenas de tirar uma dúvida:

      As imagens abaixo é da nossa partição verificada agora tanto pela WEBADMIN como pelo Putty:

      12253863477?profile=RESIZE_710x

      12253863668?profile=RESIZE_584x

      No gráfico não está mostrando o tamanho TOTAL da partição em amarelo, somente o que está consumindo (vermelho).

      Confirmando pelo Putty, nessa partição onde o MK-AUTH está instalado de 107Gb so tenho 12Gb livres mesmo. Correto?
      Eliminei aproximadamente 5Gb de backus antigos deixando somente 3 ultimos meses e mesmo assim ainda estou co 95Gb em uso para algo em torno de 300 clientes.
      Os arquivos default do MK-AUTH fora a base de clientes, arquivos de retorno e backups são mais de 50Gb?

      • Bom dia prezado(a),

        O que mais enche o disco, são os logs, seja de conexões dos clientes ou de conexões invalidas.
        Além disso, dependendo to tempo de uso, os logs do sistema, os lançamentos, arquivos de remessa e retorno, arquivos anexados aos detalhes dos clientes e etc.

        No seu backup, os arquivos de remessa e retorno tem quase o dobro do tamanho do banco de dados.


        Qualquer dúvida, estamos à disposição.
        Atenciosamente,
        Equipe MK-AUTH

        •  

          Bom dia Pessoal!

          Fiz uma pesquisa pelo WinSCP de todos os arquivos log (*.log) acima de 10Mb
          Encontrei os seguintes aquivos:

          12258887465?profile=RESIZE_400x

          Minha pergunta é:
          - Quais desses logs devem ser presevados?


          - Apagando esses arquivos corro o risco de perder alguma informação importante apeasr de serem logs? Principalmente esse de 90,5 Gb? Desculpe a minha ignorância, mas porque esse arquivo fica tão grande assim? Ele é referente a toda base do sistema?


          - Na versão que utilizamos 23.06 :: TUX 4.9 , os comandos para limpar logs postados por vocês na página 3 em 23 de Agosto de 2021 as 9:48am no post:  https://mk-auth.com.br/forum/topics/hd-cheio-mk-auth-vers-o-18-2#   ainda são validos??

           

          Mais uma vez obrigado pela atenção.

          Hd cheio mk auth versão 18.2
          Estou com Hd cheio Já apaguei os arquivos de log Porém continua com 100% cheio Já não sei mais oque fazer
          • Boa tarde prezado(a),

            Estes logs, são do apache, PHP e etc, não é necessário preservá-los, a não ser que queira manter para verificar alguma informação posteriormente, mas você pode copiar para outros dispositivos e limpar com os comandos do tópico que você citou.

            Não, este log de 90 GB é apenas do apache, que é o servidor web.
            Para limpar utilize o comando do tópico citado.

            Sim, os comandos ainda são válidos.


            Qualquer dúvida, estamos à disposição.
            Atenciosamente,
            Equipe MK-AUTH

            • Ok;

              Apenas par confirmar: executando os comandos citados, eu ainda conseguiria manter o histórico das conexões de cada cliente la pelo menu Clientes / Lista todosos Clientes / Conexões ?

              Ali tem o histórico das conexões do cliente em questão.

              Essas informações são apagadas também pelos tais comandos? Se sim, existe algum comando que as preserve?

              • Prezado(a),

                Os logs de conexões dos clientes ficam no banco de dados.
                Os comandos citados excluem os logs que não tem ligação com os clientes.

                O comando abaixo é o único citado, que exclui os logs de conexões inválidas do banco de dados:
                echo "TRUNCATE TABLE radpostauth;" | sudo mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius

                Você pode gerar um backup e salvar os arquivos, antes de executar os comandos.


                Qualquer dúvida, estamos à disposição.
                Atenciosamente,
                Equipe MK-AUTH

                •  

                  R E S O L V I D O

                  Boa tarde Pessoal;

                  Para quem está passando pela mesma situação, o nosso problema de falta de espaço na partição aqui foi resolvido com essa sequencia:

                  Por garantia, fiz backup dos arquivos que iria excluir pra não correr o risco de aparecer mais outros problemas depois. Obs1: só não fiz do arquivo .log de 90,5 Gb na pasta \var\log\apache2  Obs2: Fiz backup por comando no Putty da base SQL e manualmente de alguns arquivos pelo WinSCP.

                  Depois do backup, acessando pelo Putty, executei esses comandos nessa ordem:

                  12262782870?profile=RESIZE_930x

                  Cada somando foi executado com sucesso e rápido sem nenhuma mensagem de erro.

                  Após reiniciei o sevidor pelo Putty.

                  Após retornar eis o resultado comparado com o antes e depois:

                  12262775858?profile=RESIZE_710x

                  Confirmando por dentro do MK-AUTH:

                  12262776078?profile=RESIZE_710x

                  Após esses procedimentos, estamos testando a quase 24h e não notamos perda de nenhuma informação relevante. Até mesmo pq priorizamos a limpesa dos Logs e havia aquele extremamente grande de 90,5 Gb que fez toda a diferença.

                  Sendo assim, quem estiver com o mesmo problema também possa ter sucesso seguindo tais comandos.

                  Grato pelo apoio da equipe de suporte que passou orientações a respeito.

                  RESOLVIDO.

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