Depende do número de clientes e de quando começou a utilizar o sistema na produção. Por exemplo, com menos de 50 GB, é possível manter alguns clientes, por alguns anos. Mas também depende dos arquivos anexados no detalhes do cliente, dos arquivos de remessa e retorno e se estiver gerando muitos logs de conexões e de conexões inválidas. Para muitos clientes e por alguns anos, sugerimos pelo menos 128 GB.
A quantidade mínima de espaço livre em disco, que sugerimos é pelo menos do mesmo tamanho do espaço ocupado. Por exemplo, se eu tenho 55 GB ocupados em disco, tenho que ter pelo menos o mesmo tamanho de espaço livre, 55 GB. Isso, não é para ser uma regra, mas é sempre bom manter mais espaço livre do que espaço ocupado.
Qualquer dúvida, estamos à disposição. Atenciosamente, Equipe MK-AUTH
RuralNET Telecom > 🌎 Equipe de Integração MK-AUTH11 de Outubro de 2023 as 4:56pm
Boa tarde!
Muito obrigado pela explicação.
Gostaria apenas de tirar uma dúvida:
As imagens abaixo é da nossa partição verificada agora tanto pela WEBADMIN como pelo Putty:
No gráfico não está mostrando o tamanho TOTAL da partição em amarelo, somente o que está consumindo (vermelho).
Confirmando pelo Putty, nessa partição onde o MK-AUTH está instalado de 107Gb so tenho 12Gb livres mesmo. Correto? Eliminei aproximadamente 5Gb de backus antigos deixando somente 3 ultimos meses e mesmo assim ainda estou co 95Gb em uso para algo em torno de 300 clientes. Os arquivos default do MK-AUTH fora a base de clientes, arquivos de retorno e backups são mais de 50Gb?
O que mais enche o disco, são os logs, seja de conexões dos clientes ou de conexões invalidas. Além disso, dependendo to tempo de uso, os logs do sistema, os lançamentos, arquivos de remessa e retorno, arquivos anexados aos detalhes dos clientes e etc.
No seu backup, os arquivos de remessa e retorno tem quase o dobro do tamanho do banco de dados.
Qualquer dúvida, estamos à disposição. Atenciosamente, Equipe MK-AUTH
RuralNET Telecom > 🌎 Equipe de Integração MK-AUTH17 de Outubro de 2023 as 4:06pm
Bom dia Pessoal!
Fiz uma pesquisa pelo WinSCP de todos os arquivos log (*.log) acima de 10Mb Encontrei os seguintes aquivos:
Minha pergunta é: - Quais desses logs devem ser presevados?
- Apagando esses arquivos corro o risco de perder alguma informação importante apeasr de serem logs? Principalmente esse de 90,5 Gb? Desculpe a minha ignorância, mas porque esse arquivo fica tão grande assim? Ele é referente a toda base do sistema?
Estes logs, são do apache, PHP e etc, não é necessário preservá-los, a não ser que queira manter para verificar alguma informação posteriormente, mas você pode copiar para outros dispositivos e limpar com os comandos do tópico que você citou.
Não, este log de 90 GB é apenas do apache, que é o servidor web. Para limpar utilize o comando do tópico citado.
Sim, os comandos ainda são válidos.
Qualquer dúvida, estamos à disposição. Atenciosamente, Equipe MK-AUTH
RuralNET Telecom > 🌎 Equipe de Integração MK-AUTH17 de Outubro de 2023 as 4:36pm
Ok;
Apenas par confirmar: executando os comandos citados, eu ainda conseguiria manter o histórico das conexões de cada cliente la pelo menu Clientes / Lista todosos Clientes / Conexões ?
Ali tem o histórico das conexões do cliente em questão.
Essas informações são apagadas também pelos tais comandos? Se sim, existe algum comando que as preserve?
Os logs de conexões dos clientes ficam no banco de dados. Os comandos citados excluem os logs que não tem ligação com os clientes.
O comando abaixo é o único citado, que exclui os logs de conexões inválidas do banco de dados: echo "TRUNCATE TABLE radpostauth;" | sudo mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius
Você pode gerar um backup e salvar os arquivos, antes de executar os comandos.
Qualquer dúvida, estamos à disposição. Atenciosamente, Equipe MK-AUTH
RuralNET Telecom > 🌎 Equipe de Integração MK-AUTH20 de Outubro de 2023 as 2:21pm
R E S O L V I D O
Boa tarde Pessoal;
Para quem está passando pela mesma situação, o nosso problema de falta de espaço na partição aqui foi resolvido com essa sequencia:
Por garantia, fiz backup dos arquivos que iria excluir pra não correr o risco de aparecer mais outros problemas depois. Obs1: só não fiz do arquivo .log de 90,5 Gb na pasta \var\log\apache2 Obs2: Fiz backup por comando no Putty da base SQL e manualmente de alguns arquivos pelo WinSCP.
Depois do backup, acessando pelo Putty, executei esses comandos nessa ordem:
Cada somando foi executado com sucesso e rápido sem nenhuma mensagem de erro.
Após reiniciei o sevidor pelo Putty.
Após retornar eis o resultado comparado com o antes e depois:
Confirmando por dentro do MK-AUTH:
Após esses procedimentos, estamos testando a quase 24h e não notamos perda de nenhuma informação relevante. Até mesmo pq priorizamos a limpesa dos Logs e havia aquele extremamente grande de 90,5 Gb que fez toda a diferença.
Sendo assim, quem estiver com o mesmo problema também possa ter sucesso seguindo tais comandos.
Grato pelo apoio da equipe de suporte que passou orientações a respeito.
Respostas
Bom dia prezado(a),
Depende do número de clientes e de quando começou a utilizar o sistema na produção.
Por exemplo, com menos de 50 GB, é possível manter alguns clientes, por alguns anos.
Mas também depende dos arquivos anexados no detalhes do cliente, dos arquivos de remessa e retorno e se estiver gerando muitos logs de conexões e de conexões inválidas.
Para muitos clientes e por alguns anos, sugerimos pelo menos 128 GB.
A quantidade mínima de espaço livre em disco, que sugerimos é pelo menos do mesmo tamanho do espaço ocupado.
Por exemplo, se eu tenho 55 GB ocupados em disco, tenho que ter pelo menos o mesmo tamanho de espaço livre, 55 GB.
Isso, não é para ser uma regra, mas é sempre bom manter mais espaço livre do que espaço ocupado.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH
Boa tarde!
Muito obrigado pela explicação.
Gostaria apenas de tirar uma dúvida:
As imagens abaixo é da nossa partição verificada agora tanto pela WEBADMIN como pelo Putty:
No gráfico não está mostrando o tamanho TOTAL da partição em amarelo, somente o que está consumindo (vermelho).
Confirmando pelo Putty, nessa partição onde o MK-AUTH está instalado de 107Gb so tenho 12Gb livres mesmo. Correto?
Eliminei aproximadamente 5Gb de backus antigos deixando somente 3 ultimos meses e mesmo assim ainda estou co 95Gb em uso para algo em torno de 300 clientes.
Os arquivos default do MK-AUTH fora a base de clientes, arquivos de retorno e backups são mais de 50Gb?
Bom dia prezado(a),
O que mais enche o disco, são os logs, seja de conexões dos clientes ou de conexões invalidas.
Além disso, dependendo to tempo de uso, os logs do sistema, os lançamentos, arquivos de remessa e retorno, arquivos anexados aos detalhes dos clientes e etc.
No seu backup, os arquivos de remessa e retorno tem quase o dobro do tamanho do banco de dados.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH
Bom dia Pessoal!
Fiz uma pesquisa pelo WinSCP de todos os arquivos log (*.log) acima de 10Mb
Encontrei os seguintes aquivos:
Minha pergunta é:
- Quais desses logs devem ser presevados?
- Apagando esses arquivos corro o risco de perder alguma informação importante apeasr de serem logs? Principalmente esse de 90,5 Gb? Desculpe a minha ignorância, mas porque esse arquivo fica tão grande assim? Ele é referente a toda base do sistema?
- Na versão que utilizamos 23.06 :: TUX 4.9 , os comandos para limpar logs postados por vocês na página 3 em 23 de Agosto de 2021 as 9:48am no post: https://mk-auth.com.br/forum/topics/hd-cheio-mk-auth-vers-o-18-2# ainda são validos??
Mais uma vez obrigado pela atenção.
Boa tarde prezado(a),
Estes logs, são do apache, PHP e etc, não é necessário preservá-los, a não ser que queira manter para verificar alguma informação posteriormente, mas você pode copiar para outros dispositivos e limpar com os comandos do tópico que você citou.
Não, este log de 90 GB é apenas do apache, que é o servidor web.
Para limpar utilize o comando do tópico citado.
Sim, os comandos ainda são válidos.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH
Ok;
Apenas par confirmar: executando os comandos citados, eu ainda conseguiria manter o histórico das conexões de cada cliente la pelo menu Clientes / Lista todosos Clientes / Conexões ?
Ali tem o histórico das conexões do cliente em questão.
Essas informações são apagadas também pelos tais comandos? Se sim, existe algum comando que as preserve?
Prezado(a),
Os logs de conexões dos clientes ficam no banco de dados.
Os comandos citados excluem os logs que não tem ligação com os clientes.
O comando abaixo é o único citado, que exclui os logs de conexões inválidas do banco de dados:
echo "TRUNCATE TABLE radpostauth;" | sudo mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius
Você pode gerar um backup e salvar os arquivos, antes de executar os comandos.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH
R E S O L V I D O
Boa tarde Pessoal;
Para quem está passando pela mesma situação, o nosso problema de falta de espaço na partição aqui foi resolvido com essa sequencia:
Por garantia, fiz backup dos arquivos que iria excluir pra não correr o risco de aparecer mais outros problemas depois. Obs1: só não fiz do arquivo .log de 90,5 Gb na pasta \var\log\apache2 Obs2: Fiz backup por comando no Putty da base SQL e manualmente de alguns arquivos pelo WinSCP.
Depois do backup, acessando pelo Putty, executei esses comandos nessa ordem:
Cada somando foi executado com sucesso e rápido sem nenhuma mensagem de erro.
Após reiniciei o sevidor pelo Putty.
Após retornar eis o resultado comparado com o antes e depois:
Confirmando por dentro do MK-AUTH:
Após esses procedimentos, estamos testando a quase 24h e não notamos perda de nenhuma informação relevante. Até mesmo pq priorizamos a limpesa dos Logs e havia aquele extremamente grande de 90,5 Gb que fez toda a diferença.
Sendo assim, quem estiver com o mesmo problema também possa ter sucesso seguindo tais comandos.
Grato pelo apoio da equipe de suporte que passou orientações a respeito.
RESOLVIDO.