Entendendo a VIRTUALIZAÇÃO

Pois bem pelo o que eu andei lendo com apenas uma única maquina daria para instalar todos os servidores, então no caso eu poderia dizer que com apenas uma única maquina de porte (robusta) teríamos como instalar nela o Mk-Auth e o MikroTik ao mesmo tempo porem agora vem a minha grande duvida o meu SERVIDOR VIRTUAL (nome que to dando a maquina onde tudo fica instalado) que tem essas duas maquinas virtuais instaladas nele possui apenas duas Placas de Rede fisicamente onde uma eu irei plugar o LINK e a outra vou Plugar em um SWITCHS para distribuir para os Rádios e clientes ate ai tudo bem.

  • A minha grande questão e como que uma Maquina Virtual vai Controlar a Placa de Rede Física como se fosse dela?

Ate entendo que o MikroTik nesse cenário terá 3 Placas de Rede e o Mk-Auth apenas UMA pois o Mk-Auth será ligado no MikroTik ocupando uma Placa de Rede do Mikrotik a qual será uma Placa de Rede Virtual.

Mais e as outras 2 Placas de Redes do MikroTik, elas teriam que ser físicas para poder Plugar em uma o Link e na outra o Switch.

  • Como poso esta fazendo isso?
  • Qual sistema Operacional usar?
  • Qual sistema de Virtualização usar?

De preferência que os sistemas sejam FREE.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • amigo eu uso o vmware, ele tem versões gratuitas tb, sobre as placas eu coloco nas configurações do vmware as placas em bridge com as do PC, no manual do VMWARE explica bem como fazer...

     

    vmware.jpg

  • olha esplicar e meio complicado mais vamos la...

    simples maquina host pega o ip ou dhcp ou pppoe ou Ip static

    todas outras maquinas  virtuais vão ter que está na mesma range de ip menos a maquina virtual mikrotik Servidor

    as maquinas  virtualizadas vão trabalhar tudo em bridge somente issó! Agora pra pode ajudar melhor e explicar

    somente você postando sua config do que você fez pra gente analisar

    espero poder ter ajudado..

  • Andei vendo uns tópicos e encontrei o PROXMOX que dizem ser ótimo para uso profissional e que e um software livre especifico para servidores de virtualização, então eu instalei o mesmo em um PC o qual eu dediquei especificamente para essa função.

    Pois estou tentando economizar evitando a compra de uma RB 1100, visando que tenho que ter uma Maquina especifica para o Mk-Auth então pensei em rodar nesse PC os dois sistemas o MikroTik + Mk-Auth onde por outro lado também estarei ganhando em HARDWARE pois estou com um Dual Core E5700 3.0Ghz + 8Gb de Memoria RAM DD3 dois módulos de 4Gb + Um Hd de 1Tb com 64Mb de Cache & 3 Placas de Rede Intelbras Gigabit Ethernet 10/100/1000.

    • Com isso vou ter poder de processamento Maior que um RB 1100. Estou certo?
    • O PROXMOX e o melhor Software para essa função visto que não e um sistema operacional o qual por si próprio já estaria utilizando recursos de HARDWARE, ou o VMWare Workstatio rodando num Windows 7 64bits e melhor?

    Estou baixando o VMware Workstation para testar e o Proxmox eu já baixei, instalei, Subi a ISO do MikroTik e a do Mk-Auth, Criei as maquinas Virtuais tudo bonitinho to tendo acesso ao MK pelo Winbox do meu notebook e só, pois estou confuso com as configurações das placas de rede, pois  existem muitas opções de configurações as quais não sei para que servem.

    Onde o que precisamos de fato é algo Tipo um SWITCH VIRTUAL que interligue as maquinas virtuais e depois colocar em BRIDGER a placa do Link do Mk e a dos Clientes. 

    Porem pela foto que o amigo Pedro Filho postou do VMware aparenta sem Mil Vez mais fácil de configura que o Proxmox.

    Se alguém souber como configura as Placas de Rede no PROXMOX para esse cenário que estou tentando criar seria bem vindo algumas dicas.

  • Amigo para configurar um barramento interno basta ir em Network -> Create -> Bridge e cria uma nova bridge com a interface de loopback como porta master.

    depois e so acressentar essa bridge na sua VM.

    1488505745?profile=RESIZE_1024x1024

  • baixe aqui a iso vmware-vmvisor-installer-5.1.0-799733.x86_64

    instale ela no teu servidor e instale as maquinas virtuais nela e fique tranquilo...

    lembrando que ela e paga entao ache o kengen pra achar um serial valido rsrsrsr se vira agora que ate o esquema da rede ta na foto abaixo ATENÇAO interessados em adquirir uma VM ou configurar colocar pra rodar como a da foto acima ai e so entrar em contato (62) 9335-2622 ou gleisomnunes@gmail.com o mais barato da regiao de goias

    1488505909?profile=RESIZE_1024x1024

  • PROXMOX é a melhor opção.

    J. Rônald disse:

    Andei vendo uns tópicos e encontrei o PROXMOX que dizem ser ótimo para uso profissional e que e um software livre especifico para servidores de virtualização, então eu instalei o mesmo em um PC o qual eu dediquei especificamente para essa função.

    Pois estou tentando economizar evitando a compra de uma RB 1100, visando que tenho que ter uma Maquina especifica para o Mk-Auth então pensei em rodar nesse PC os dois sistemas o MikroTik + Mk-Auth onde por outro lado também estarei ganhando em HARDWARE pois estou com um Dual Core E5700 3.0Ghz + 8Gb de Memoria RAM DD3 dois módulos de 4Gb + Um Hd de 1Tb com 64Mb de Cache & 3 Placas de Rede Intelbras Gigabit Ethernet 10/100/1000.

    • Com isso vou ter poder de processamento Maior que um RB 1100. Estou certo?
    • O PROXMOX e o melhor Software para essa função visto que não e um sistema operacional o qual por si próprio já estaria utilizando recursos de HARDWARE, ou o VMWare Workstatio rodando num Windows 7 64bits e melhor?

    Estou baixando o VMware Workstation para testar e o Proxmox eu já baixei, instalei, Subi a ISO do MikroTik e a do Mk-Auth, Criei as maquinas Virtuais tudo bonitinho to tendo acesso ao MK pelo Winbox do meu notebook e só, pois estou confuso com as configurações das placas de rede, pois  existem muitas opções de configurações as quais não sei para que servem.

    Onde o que precisamos de fato é algo Tipo um SWITCH VIRTUAL que interligue as maquinas virtuais e depois colocar em BRIDGER a placa do Link do Mk e a dos Clientes. 

    Porem pela foto que o amigo Pedro Filho postou do VMware aparenta sem Mil Vez mais fácil de configura que o Proxmox.

    Se alguém souber como configura as Placas de Rede no PROXMOX para esse cenário que estou tentando criar seria bem vindo algumas dicas.

  • Amigo Marco de Freitas Pelo pouco conhecimento que já obtive nesse pouco tempo observei que todos os software listados pelo pessoal do fórum são programas que rodam dentro do Windows ou seja e apenas um aplicativo para virtualização, Já o PROXMOX e um OS (sistema operacional desenvolvido especificamente para virtualização) acho que eu posso dizer que é um Servidor de VM (Maquinais Virtuais), o que o torna superior aos outros visto que um aplicativo rodando dentro do Windows o Computador os Hardware físicos já estão sendo usados para rodarem o sistema Windows deixando assim pouco recurso para ser usado nas maquinas virtuais.

    Bom com tudo isso e já tenho certeza que para fins profissionais estarei usando o PROXMOX que além de tudo é Free, porem para fins de estudo estarei adotando o VMware Workstation o qual estará rodando dentro do meu Windows.

    Espero poder encontra um bom material didático na rede sobre o PROXMOX de como configura ele e principalmente sobre as configurações das Placas de Rede.

    Então se alguém tiver algum link com material sobre o mesmo fica aqui aberto o pedido para que postem assim poderemos estudar.

    Muito Obrigado pelo pessoal do fórum pela ajuda que obtive.

    .

  • a vmware tb tem a versão server que tb é gratuita e não roda dentro de um OS, ele já é um OS e usa paravirtualização, o que deixa ainda melhor a coisa, mais pelo que vejo do proxmox parece tb ser muito bom, depois se possivel amigo coloca um pq explicação aqui sobre o uso dele...

    J. Rônald disse:

    Amigo Marco de Freitas Pelo pouco conhecimento que já obtive nesse pouco tempo observei que todos os software listados pelo pessoal do fórum são programas que rodam dentro do Windows ou seja e apenas um aplicativo para virtualização, Já o PROXMOX e um OS (sistema operacional desenvolvido especificamente para virtualização) acho que eu posso dizer que é um Servidor de VM (Maquinais Virtuais), o que o torna superior aos outros visto que um aplicativo rodando dentro do Windows o Computador os Hardware físicos já estão sendo usados para rodarem o sistema Windows deixando assim pouco recurso para ser usado nas maquinas virtuais.

    Bom com tudo isso e já tenho certeza que para fins profissionais estarei usando o PROXMOX que além de tudo é Free, porem para fins de estudo estarei adotando o VMware Workstation o qual estará rodando dentro do meu Windows.

    Espero poder encontra um bom material didático na rede sobre o PROXMOX de como configura ele e principalmente sobre as configurações das Placas de Rede.

    Então se alguém tiver algum link com material sobre o mesmo fica aqui aberto o pedido para que postem assim poderemos estudar.

    Muito Obrigado pelo pessoal do fórum pela ajuda que obtive.

    .

  • O Proxmox usa a paravirtualização do KVM, usando os drivers Virtio.

    Pedro Filho disse:

    a vmware tb tem a versão server que tb é gratuita e não roda dentro de um OS, ele já é um OS e usa paravirtualização, o que deixa ainda melhor a coisa, mais pelo que vejo do proxmox parece tb ser muito bom, depois se possivel amigo coloca um pq explicação aqui sobre o uso dele...

This reply was deleted.