🧩 PASSO 1 — Atualizar e Configurar Certificado Digital
🔹 OBS: Faça Backup antes e baixe o mesmo
1️⃣ Atualize o sistema para a versão 25.08
2️⃣ Acesse o painel administrativo do MK-AUTH.
3️⃣ No menu lateral, vá em Provedor → Dados do Provedor.
VERIFIQUE SE a coluna Site: possui http:// ou https:// não pode ter apenas www
4️⃣ Clique na aba “Fiscal”.
5️⃣ Inscrição Estadual: preencha a inscrição estadual somente com números, sem traços ou pontos.
6️⃣ Localize o campo para enviar o Certificado Digital A1 (.pfx).
7️⃣ Anexe o arquivo do certificado A1 do seu CNPJ e informe a senha correspondente.
8️⃣ Salve as alterações.
OBS: O NOME QUE SAIR NO CERTIFICADO. VOCÊ PRECISA COLOCAR O MESMO EM RAZÃO SOCIAL
OBS: Verifique se o CNPJ está habilitado para NFCOM neste site: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfcom/Ccc
OBS: Será solicitado login em uma conta gov.br, que pode ser qualquer conta, inclusive CPF não vinculado a empresa.
Escolha o estado e coloque CNPJ
-----------------------------------------------
🔗 PASSO 2 — Cadastro (NFCom)
1️⃣ Acesse o menu Financeiro.
2️⃣ Vá até a aba “NFCom Geradas”.
3️⃣ No canto inferior, clique na engrenagem ⚙️ para abrir as configurações.
4️⃣ Configure os campos conforme abaixo:
-----------------------------------------------------
⚠️ NOTAS NÃO FISCAIS — APENAS PARA TESTE
Layout: modelo01
AmbienteHomologação
Série: 999
------------------------------------------------------
- Ambiente : produção
Layout:
modelo01Séries de emissão da NFCom
Série 1: destinada à emissão de notas para clientes residenciais, ou seja, pessoas físicas que contratam serviços para uso pessoal.
Série 2: destinada à emissão de notas para clientes corporativos, ou seja, empresas ou pessoas jurídicas que contratam serviços empresariais.
Número inicial:
1
5️⃣ Salve as alterações.
PASSO 3 — PROVEDOR > Controle de Planos
OBS: O cliente precisa ter o código IBGE da cidade, o qual é preenchido automaticamente conforme o CEP.
Verifique se o endereço, o número da residência, o celular e o (e-mail PASSA COM FAKE) estão corretos. Nenhum campo pode ficar em branco.
🧾 PASSO 4 — Emitindo NFCom
1️⃣ Vá até o menu Financeiro → Títulos.
2️⃣ Selecione os títulos já pagos que deseja emitir a NFCom.
3️⃣ Role até o final da página.
4️⃣ Clique no ícone “Processar NFCom” 🧩.
5️⃣ O sistema irá listar os clientes/recebimentos marcados — confira as informações.
6️⃣ Após confirmar, clique em Gerar (botão azul, no canto inferior esquerdo).
É TUDO MUITO NOVO SE TIVER ALGO DE ERRADO COM PASSO A PASSO ME AVISA.
OBS: Em Financeiro, na aba “NFCom Geradas”, após a geração da NFCom, o nome exibido é referente ao nome resumido, e não ao nome do cliente.
Dica: Caso apareça erro de comunicação com a prefeitura, verifique:
- Se o certificado A1 está válido.
- Se o CNPJ e a Inscrição Municipal estão corretos.
- Se o servidor da prefeitura está disponível no momento.
👨💼 PASSO 5 — Verificar Homologação da NFCom no seu Estado (UF)
REFORÇO: verificação do passo 1
1️⃣ Entre em contato com seu contador Peça para que ele habilite a emissão da NFCom (modelo 62) para o seu CNPJ junto à Receita Federal/SEFAZ da sua UF. Solicite que confirme com você quando a habilitação estiver concluída.
2️⃣ Aguarde a confirmação Seu contador avisará quando tudo estiver pronto.
3️⃣ Volte ao sistema mk-auth e continue a integração ou emissão.
OBS: Alguns estados, como Alagoas, já possuem habilitação automática para todos os CNPJs. Para os demais estados, verifique com seu contador se é necessário solicitar a habilitação. Mesmo que o seu estado já possua habilitação automática, verifique se o seu CNPJ também está habilitado — cada caso é um caso.
⚠️ Certificado com erro de senha Siga exatamente o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7mv_Hku_I54 Depois, defina uma nova senha com 8 caracteres. Recomendamos:
Sem caracteres especiais (apenas letras e números)
Fácil de lembrar, difícil de adivinhare evita erros no php8, mesmo que seu ja seja, efetue o procedimento que resolve seu pro.
⚠️ CLIENTES CNPJ SEM IE ISENTO
Para clientes como igreja, escola estadual e outros que não possuem IE:
Altere o cadastro da empresa do cliente (CNPJ).
Vá em Financeiro → Selecione:
Tipo cliente: 99 - Outros não especificados
COMANDOS ESSENCIAIS
OBRIGAÇÕES ABAIXO (EMAIL,CELULAR,NUMERO RESIDENTE) FALICITAR SUA VIDA.
# COMANDO PARA COLOCAR EMAIL FAKE PARA QUEM NÃO TEM EMAIL
echo "UPDATE sis_cliente SET email = 'novoemail@gmail.com' WHERE email IS NULL OR email = '' OR TRIM(email) = '';" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius
# COMANDO PARA COLOCAR CELULAR FAKE PARA EMISSÃO NFCOM
echo "UPDATE sis_cliente SET celular = '(00)00000000' WHERE celular IS NULL OR TRIM(celular) = '';" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius
# COMANDO PARA COLOCAR 'S/N' PARA QUEM NÃO POSSUI NÚMERO NO ENDEREÇO
echo "UPDATE sis_cliente SET numero = 'S/N', numero_res = 'S/N' WHERE numero IS NULL OR numero_res IS NULL;" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius
OS COMANDOS ACIMA NÃO MUDA OQUE JÁ TEM, APENAS PREENCHE QUEM NÃO POSSUI


Respostas
a contabilidade também me informou sobre os códigos que devemos usar...
esse indSN = 1 não tem opção no MKauth...
no PIS CST = 08
e no COFINS CST = 08
já descobri como enviar pra contabilidade....
>exportar
>arquivos xml em zip
Bom dia Helio,
A cron da nfcom é o arquivo /etc/cron.d/nfcom
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Atendimento de suporte ao sistema
___________ MK-AUTH __________
aiaiai... não sei onde é esse "crontab"...
outra questão é qual(is) arquivos mando pra contabilidade? (estão me pedindo os XML) - tenho que mandar um por vez ou tem algum comando que vai de todos os clientes do mês?
ahh... a questão de sair na NF o valor total (sem o desconto) também tenho que corrigir - não sei onde
Eng. Hélio Rohden , está no crontab, envia de 3 em 3 horas automático, tempo muito alto, só você ajustar.
Fiz tudo como está escrito, e da o seguinte erro:
Empresa não encontrada, tente reenviar seu certificado
NFcom habilitado!!!
Olá Pedro!
sim, deu certo, a princípio - muito obrigado!
só estou achando meio estranho que tenho clicar em cada INFORMAÇÕES/CLIENTE para que a NF vá adiante... não tem opção de enviar todas? (talvez eu não esteja vendo o que precisa)
Os mesmos problemas aqui apresentados por algumas empresas que enviamos a NFcom e o xml.. os problemas relatados foi
- A NF impressa pelo MK-Auth nao tem data nem hora e competencia de emissao (algumas empresas recusaram a NF);
- Algumas empresas questionam o Layout da NFCom do MK-Auth, está fora do padrão, todos modelos 1, 2, 3 e 4 são incompletos, em um modelo do layoute apresenta a Compentencia, mas sempre com data/ano errado (ano de 1969).
a referencia está saindo sim 12/1969 totalmente errado , no modelo03 layout mostra pelo menos a data de emissão e o numero do titulo.. Referência: 12/1969 Emissão: 27/11/2025 Título: 0101127
Muita atenção aos valores das NFs emitidas, MK-Auth tá com BUG nos calulos das notas no valor total da NF:
- Não subtrai os descontos concedidos nos planos nem na aba financeiro dos clientes;
- Não subtrai os descontos nas contas bancarias para pagamentos até o vencimento;
- A nota tem sempre o valor total dos valores integrais dos planos, apesar de descrever o desconto o total tá errado;
- A NF impressa pelo MK-Auth nao tem data nem hora e competencia de emissao (algumas empresas recusaram a NF);
- As NFCom´s espelho no portal da SEFAZ não apresentam descricao completa dos serviços e alugumas empresas recusaram;
- Os valor total das NFCom´s geradas não bate com os valores reais selefionados dos titulos pagos ou a receber;
- Os valores enviados pra SEFAZ, implica em aumento de impostos por não conter os descontos concedidos;
- Na opcao CONFINS CST falta o codigo 49, igual o PIS CST;
- Ainda nao tem opcao do cClass (classificacao dos servicos) no cadastro dos planos, o codigo default é 0400401 (Serviço Não Medido - Provimento à internet), o correto seria 0400501 (Serviço Não Medido - Comunicação multimídia) para que usa licencas SCM;
- Algumas empresas questionam o Layout da NFCom do MK-Auth, está fora do padrão, todos modelos 1, 2, 3 e 4 são incompletos, em um modelo do layoute apresenta a Compentencia, mas sempre com data/ano errado (ano de 1969).
Ainda estamos analisando os XML´s com o contador pra saber se estão corretos e livres destes BUG´s e principalmente livre de impostos extras.
Corrigindo esses Bug´s, estaremos a 99% das NFCom´s.
Versao do MK-Auth: 25.08 P (Linux 6.6)
Vixi tem mais atualizacão agora 25.08P?
para mostrar os restantes das informacões? eita....
-
1
-
2
-
3
-
4
-
5
de 25 Próximo