🧩 PASSO 1 — Atualizar e Configurar Certificado Digital
1️⃣ Atualize o sistema para a versão 25.07.
2️⃣ Acesse o painel administrativo do MK-AUTH.
3️⃣ No menu lateral, vá em Provedor → Dados do Provedor.
4️⃣ Clique na aba “Fiscal”.
5️⃣ Inscrição Estadual: preencha a inscrição estadual somente com números, sem traços ou pontos.
6️⃣ Localize o campo para enviar o Certificado Digital A1 (.pfx).
7️⃣ Anexe o arquivo do certificado A1 do seu CNPJ e informe a senha correspondente.
8️⃣ Salve as alterações.
🔗 PASSO 2 — Cadastro da URL de Retorno (NFCom)
1️⃣ Acesse o menu Financeiro.
2️⃣ Vá até a aba “NFCom Geradas”.
3️⃣ No canto inferior, clique na engrenagem ⚙️ para abrir as configurações.
4️⃣ Configure os campos conforme abaixo:
- Ambiente : produção
Layout:
modelo01URL:
http://IPVALIDOSEUMKAUTHDEACESSOEXTERNO/retorno/nfcomSéries de emissão da NFCom
Série 1: destinada à emissão de notas para clientes residenciais, ou seja, pessoas físicas que contratam serviços para uso pessoal.
Série 2: destinada à emissão de notas para clientes corporativos, ou seja, empresas ou pessoas jurídicas que contratam serviços empresariais.
Número inicial:
1
5️⃣ Salve as alterações.
🧾 PASSO 3 — Emitindo NFCom
1️⃣ Vá até o menu Financeiro → Títulos.
2️⃣ Selecione os títulos já pagos que deseja emitir a NFCom.
3️⃣ Role até o final da página.
4️⃣ Clique no ícone “Processar NFCom” 🧩.
5️⃣ O sistema irá listar os clientes/recebimentos marcados — confira as informações.
6️⃣ Após confirmar, clique em Gerar (botão azul, no canto inferior esquerdo).
É TUDO MUITO NOVO SE TIVER ALGO DE ERRADO COM PASSO A PASSO ME AVISA.
OBS: Em Financeiro, na aba “NFCom Geradas”, após a geração da NFCom, o nome exibido é referente ao nome resumido, e não ao nome do cliente.
Dica: Caso apareça erro de comunicação com a prefeitura, verifique:
- Se o certificado A1 está válido.
- Se o CNPJ e a Inscrição Municipal estão corretos.
- Se o servidor da prefeitura está disponível no momento.
👨💼 PASSO 4 — Verificar Homologação da NFCom no seu Estado (UF) / Contador
1️⃣ Entre em contato com seu contador Peça para que ele habilite a emissão da NFCom (modelo 62) para o seu CNPJ junto à Receita Federal/SEFAZ da sua UF. Solicite que confirme com você quando a habilitação estiver concluída.
2️⃣ Aguarde a confirmação Seu contador avisará quando tudo estiver pronto.
3️⃣ Volte ao sistema mk-auth e continue a integração ou emissão.
OBS: Alguns estados, como Alagoas, já possuem habilitação automática para todos os CNPJs. Para os demais estados, verifique com seu contador se é necessário solicitar a habilitação.
⚠️ Certificado com erro de senha Siga exatamente o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7mv_Hku_I54 Depois, defina uma nova senha com 8 caracteres. Recomendamos:
Sem caracteres especiais (apenas letras e números)
Fácil de lembrar, difícil de adivinhare evita erros no php8, mesmo que seu ja seja, efetue o procedimento que resolve seu pro.

Respostas
alguem tambem teve o problema como informaçoes complementares com qr code?
so uma ressalva, quando peço para imprimir a nota ou exportar, aparece um erro File not found. no de voces tambem esta assim?
deu certo aqui
Boa tarde Thais,
Veja a dica do BRUNO no tópico: https://mk-auth.com.br/forum/topics/nfcom-rodando-liso-com-mkauth-r...
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Atendimento de suporte ao sistema
___________ MK-AUTH __________
Thais me manda no zap tem meu numero no perfil
Olá, boa tarde!
Já fiz a mudança na senha para 8 digitos e ainda assim não consigo anexar meu certificado digital. Poderia me ajudar?
Pessoal, ainda estou com o problema de "Resposta remota inválida..." Alguém para me ajudar ?
O que já olhei:
A URL testada de fora da rede -> OK
Liberado para emitir NF-Modelo 62 no estado -> OK
Não sei mais o que fazer....
Estou passando pelo mesmo problema que o colega Aurio Germano Dreer mencionou sobre a rejeição “IE do Destinatário não informada” na emissão das NFCom para clientes PJ.
Todas as notas de Pessoa Física foram validadas e homologadas corretamente, porém as notas de Pessoa Jurídica continuam sendo rejeitadas com a mesma mensagem, mesmo com a Inscrição Estadual devidamente informada no cadastro do cliente.
Consegui validar e homologar todas notas PF (depois de varios ajustes nos cadastros), porem todas as notas PJ ainda estão REJEITADAS por conta IE do Destinatario nao informada:
Estou atualizando o MK-Auth para V25.07B e ver se temos novas correcoes e ajustes que ajudem a identificar o problema.
agradeço mesmo @Elton Pereira. Eu já fechei com a sincnfe. Tbem nao é tão caro! 79,90 para até 300 notas. R$ 0,27 por nota. pelo menos emito as principais necessárias e depois emito as outras, com a facilidade de exportação do MKAUTH para o sistema deles. Só tem uma coisa que nao gostei mas tenho que me adequar é que, emite-se uma-a-uma somente. Mas já tá ótimo.
-
1
-
2
-
3
-
4
-
5
de 11 Próximo