🧩 PASSO 1 — Atualizar e Configurar Certificado Digital
1️⃣ Atualize o sistema para a versão 25.07.
2️⃣ Acesse o painel administrativo do MK-AUTH.
3️⃣ No menu lateral, vá em Provedor → Dados do Provedor.
4️⃣ Clique na aba “Fiscal”.
5️⃣ Inscrição Estadual: preencha a inscrição estadual somente com números, sem traços ou pontos.
6️⃣ Localize o campo para enviar o Certificado Digital A1 (.pfx).
7️⃣ Anexe o arquivo do certificado A1 do seu CNPJ e informe a senha correspondente.
8️⃣ Salve as alterações.
OBS: O NOME QUE SAIR NO CERTIFICADO. VOCÊ PRECISA COLOCAR O MESMO EM RAZÃO SOCIAL
Verifique seu CNPJ nesse site: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfcom/Ccc
🔗 PASSO 2 — Cadastro da URL de Retorno (NFCom)
1️⃣ Acesse o menu Financeiro.
2️⃣ Vá até a aba “NFCom Geradas”.
3️⃣ No canto inferior, clique na engrenagem ⚙️ para abrir as configurações.
4️⃣ Configure os campos conforme abaixo:
- Ambiente : produção
Layout:
modelo01URL:
http://IPVALIDOSEUMKAUTHDEACESSOEXTERNO/retorno/nfcomSéries de emissão da NFCom
Série 1: destinada à emissão de notas para clientes residenciais, ou seja, pessoas físicas que contratam serviços para uso pessoal.
Série 2: destinada à emissão de notas para clientes corporativos, ou seja, empresas ou pessoas jurídicas que contratam serviços empresariais.
Número inicial:
1
5️⃣ Salve as alterações.
🧾 PASSO 3 — Emitindo NFCom
1️⃣ Vá até o menu Financeiro → Títulos.
2️⃣ Selecione os títulos já pagos que deseja emitir a NFCom.
3️⃣ Role até o final da página.
4️⃣ Clique no ícone “Processar NFCom” 🧩.
5️⃣ O sistema irá listar os clientes/recebimentos marcados — confira as informações.
6️⃣ Após confirmar, clique em Gerar (botão azul, no canto inferior esquerdo).
É TUDO MUITO NOVO SE TIVER ALGO DE ERRADO COM PASSO A PASSO ME AVISA.
OBS: Em Financeiro, na aba “NFCom Geradas”, após a geração da NFCom, o nome exibido é referente ao nome resumido, e não ao nome do cliente.
Dica: Caso apareça erro de comunicação com a prefeitura, verifique:
- Se o certificado A1 está válido.
- Se o CNPJ e a Inscrição Municipal estão corretos.
- Se o servidor da prefeitura está disponível no momento.
👨💼 PASSO 4 — Verificar Homologação da NFCom no seu Estado (UF) / Contador
1️⃣ Entre em contato com seu contador Peça para que ele habilite a emissão da NFCom (modelo 62) para o seu CNPJ junto à Receita Federal/SEFAZ da sua UF. Solicite que confirme com você quando a habilitação estiver concluída.
2️⃣ Aguarde a confirmação Seu contador avisará quando tudo estiver pronto.
3️⃣ Volte ao sistema mk-auth e continue a integração ou emissão.
OBS: Alguns estados, como Alagoas, já possuem habilitação automática para todos os CNPJs. Para os demais estados, verifique com seu contador se é necessário solicitar a habilitação.
⚠️ Certificado com erro de senha Siga exatamente o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7mv_Hku_I54 Depois, defina uma nova senha com 8 caracteres. Recomendamos:
Sem caracteres especiais (apenas letras e números)
Fácil de lembrar, difícil de adivinhare evita erros no php8, mesmo que seu ja seja, efetue o procedimento que resolve seu pro.


Respostas
Olha o caminho informado parece esta correto , porem tenho uma resalva
antes eu não emitia notas para todos os clientes , até pq alguns são amigos e tal , tem planos bartos pelo fato d eu não emitir
mais m parece q agora não há um filtro no MK nas opçoes onde incluimos/ou não nota para os clientes
tentei aqui processou mais não concluiu devido a congestionamento de rede a principio
mais agora estou preocupado , pois terei q rever meus clientes e planos
Aqui atendo prefeituras, fazenda onde somente apos empenhar a nfe eles efetuam o pagamento. Ai complicou agora.
Observei que esta puxando na lista de notas o nome resumido ao invés do nome completo, não sei se é só na lista. Mas acredito que seria melhor o nome completo. para evitar problemas!
Com relação aos titulos pagos e não pagos. O entendimento da receita é que não podemos receber sem emitir a nota, então teria que emitir a nota para os boletos pendentes de pagamento, teoricamente o cliente só poderia pagar depois de emitirmos a nota!
Espero que entendão minha preocupação!
Todos os clientes PJ, estao com o mesmo erro de IE nao informada, mas nao é verdade, todos estao informadas.
Nao identifiquei ainda o real erro para essa mensagem.
Estou apanhando pra identificar o ERRO: Assinatura nao confere...
Alguem já desvendou?
Já existe um(a) NFcom com os parâmetros informados...
Aviso!!!
a:2:{s:51:"grupoFatura.codBarras";s:33:"Tamanho mínimo (sem máscara): 1";s:50:"grupoFatura.codBanco";s:33:"Tamanho mínimo (sem máscara): 3";}...
obrigado Leandro, o ambiente 2 é para notas geradas em homologação [ SERIE 999 ] e ambiente 1 é produção.
estou melhorando as mensagens de erro, mais adianto que mais da metade aqui são por conta de clientes com codigo ibge invalido.
https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/NFCom/QRCode?chNFCom=XXXXXXXXXXXX...
o link nota online está reportando o tpAmb errado, mesmo alterando o certo nas configurações. Ai da nota nao encontrada, mas se usarmos
https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/NFCom/QRCode?chNFCom=XXXXXXXXXXXX... aparece a nota.
Alem disso, alguns clientes aceitam, outros dao erro de json, outros dao erro de assinatura não é valida.
A maioria dos erros: Falha na validação do JSON de NFcom, se referem a erros ou falta de dados no cadastro do cliente, identifiquei alguns:
- E-mail (precisa incluir, se for o caso criar um e-mail do provedor e preencher com ele)
- CEP nao é o mesmo do logradouro (rua, avenida, etc)
- Numero do logradouro (mesmo se nao existir, preencher com S/N)
- Codigo IBGE (errado ou nao cadastrado)
-
9
-
10
-
11
-
12
-
13
de 16 Próximo