A duvida aqui é sobre o entendimento da cobrança com registro do arquivo de remessa...
todos os bancos estão migrando para cobrança com registro, a parti de Janeiro de 2017 ninguém terá mais a cobrança simples(Sem registro)
Nas cobranças com registro via mk-auth você emite os boletos e gera o arquivo de remessa e envia ao banco.
Ao receber o arquivo, o banco analisa, aceitando ou recusando os títulos... Os recusados caso pagos sem à alteração para à aceitação do banco entraram sem registro, podendo ter sua taxa de liquidação com valor superior a dos aceitos e registrados pelo banco.
Os registrados e aceitos, terão suas taxas pagas na entrada desses títulos no banco, e ficaram registrados aguardando o pagamento no prazo de 30 dias do vencimento do boleto, não da entrada da remessa no banco, após o pagamento é liquidado sem cobrança de taxa adicionais.
Agora os registrados "não pagos" no prazo de 30 dias de vencimento... serão cobrados taxas pela manutenção do titulo
Você tem duas opções, deixar o boleto com o banco e o banco fará a manutenção do titulo de 30 em 30 dias até o boleto ser pago, cobrando a taxa de manutenção mensal em cada mês correspondeste.
Ou o correntista solicita a baixa do titulo que também será cobrado uma taxa de baixa.
Essa é a forma que foi explicado e está sendo cobrado pelo Santander.
Na remessa Quando geramos o arquivo, não encontramos a opção de analise dos títulos, vamos saber só quando o banco envia suas respectivas taxas.
O não entendimento se da pelo fato do sistema mk-auth está com o vencimento real, mas quando você envia outro boleto para o cliente no caso do boleto vencido, automaticamente o mk-auth atera a data para o próximo dia, precisamos saber se o boleto da remessa criada após o reenvio de um boleto vencido vai com a nova data ou vai com o vencimento registrado no cadastro.
Respostas
no CNAB 400 Pedro.
Os retornos estao vindo sem as tarifas cobradas.
no layout CNAB 240 ou 400 Wanderlei ?
Wanderlei Filomeno disse:
Bom dia Pedro.
As tarifas cobradas pelo santander estao ficando zeradas no mkauth. Como resolver isso?
recebe com valor pago zerado e cria novos, demora um pouco pq é preciso receber um a um, mais irei colocar o receber em massa futuramente e resolve...
ManoDW disse:
Pessoal td bem?
Tenho a seguinte situacao, gerei o carne para o cliente por 12 meses, ai ele veio e alterou o plano. Pelo que vi os bancos nao aceitam alteracao de valor do titulo.
Terei q remover os boletos antigos e gerar boletos novos. Eu excluind os titulos no mk-auth ele gera remessa de pedido de baixa?
Como procedo nesses casos?
ainda não tem lançamento de carnês em lote no sistema, irei fazer isso e sobre a remessa depois de gerar o arquivo abre ele com o notepad e veja se ele tem mais de 800 linhas...
Maximiliano Melo disse:
Aproveitando tb para saber como faço para criar 800 carnes com 12 folhas de uma só vez?
tenho 800 clientes e cada cliente com 1 boleto gostaria de saber como faço para incluir todos os 800 boletos de uma so vez em um mesmo arquivo de remessa e depois como faco para conferir se todos os boletos realmente estao dentro do arquivo de remessa?
Nielson fala com o pessoal do banco, eu já coloquei tudo como no manual do banco mais pode ainda haver algo faltando que não sei, veja ai pra gente que resolvo...
Nielson Padilha disse:
Quando você envia a primeira o vez o arquivo de remessa, o banco recebe, se houver algum erro de digitação ou valores o banco rejeita e informa o erro para correção.
No seu caso, você está enviando o arquivo novamente e o banco está reconhecendo e negando por duplicidade do nosso numero.
sobre a alteração do dia do vencimento e de valores nos títulos, não precisa se preocupar em enviar o arquivo de remessa para o banco, pois o banco já está com o nosso numero cadastrado
OBS: Verifica com o seu banco sobre a manutenção dos títulos, pois existe N formas de trabalhar, entre elas a baixa automática do titulo vencido a mais de 30 dias onde você paga para ele sair do sistema do banco. ou a manutenção automática você paga para ele ficar mais 30 dias aguardando pagamento.
No caso da baixa automática você tem duas opções:
Excluir e criar um novo boleto para o envio da remessa (recomendado)
Ou reenviar o arquivo de remessa desse titulo para o banco, lembrando que o MK-auth já reconhece como enviado então terá que enviar todos até os já enviados pelo MK-auth
Nielson Padilha disse: