Dicas para iniciantes em investimento Web

Bom pessoal ireit tentar explicar alguns passos impostantes para se investir em um projeto web, tenho visto muitas empresas investindo “na tora” por aí e muitos proficionais que se dizem “profissionais” trazendo dores de cabeça a quem trabalha sério.

O Primeiro passo e importantíssimo é definir que tipo de público você  quer que visite em seu site, se você tem interesse em um target único ou se você quer atingir a grande massa.

 

1° Passo – Público Alvo


Isso depende muito do seu projeto, ou serviços prestados ou até mesmo o custo.

Muitas grandes empresas possuem um estudo depúblico bem elaborado como o caso de empresas que fabricam roupas famosas. Para uma empresa deste porte não seria interessante investir na grande massa ,pois osmesmos nãoiriam supriros gastos e nem iriam se tornar futuros clientes em potencial.

 

- O que você quer dizer?


Trocando em miúdos, não adianta você ser um representante de uma Ferrari da vida e apostar na publicidade em grande massa, pois por exemplo eu não posso comprar uma e cerca de 80% também não pode, então neste exemplo é interessante investir em um público seleto ou seja grandes empresários.

- O que um site tem haver com isso?

Tudo! Pois a mesma ideia acima se aplica aum site.

Se você quer atrair um público seleto você tem que planejar algo bem mais complexo. Vamos pular esta parte de consutoria de marketing empresarial e ir para o que realmente interessa.

 

2° Passo escolhendo um domínio.

 

Este passo é também importantíssimo, pois apartir dele você irá tornar seu projeto web bem mais visitado. O domínio é tudo pois torna fácil de lembrar de sua empresa, nomes grandes nunca são bem vindos. Vamos supor que sua empresa se chame “Fulano de Tal Ciclano Beltrano” e você quer montar umsite para esta empresa como .com.br, se você colocar fulanodetalciclanobeltrano.com.br será no mínimo impossível de lembrar.

 

-Então qual seria a solução?


Apostar em algo que lembre e não perca a ideia da sua empresa. Digamos que esta mesma empresa seja uma loja de produtos de informática. Um domínio interessante seria “infobeltrano.com.br” (por exemplo) seria simples e fácil de lembrar,porém ainda imcompleto pois podem existir dezenas de fulanos com a mesma ideia.

 

- Como diferenciar?

 

Um slogan pequeno e atrativo é a solução!

Beltrano Info – Loja de tal lugar (por exemplo).

O interessante é publicar um nome fácil e que lembre e que torne fácil de seus visitantes repassarem aos amigos e assim por diante fazendo um efeito teia-de-aranha.

Um exemplo clássico é o Banco do Brasil, você acessa ao site deles apenasdigitando bb.com.br, é simples ou não é?

 

3° Passo – Desenvolvendo o site

 

Bom, este passo é a critério do cliente, pois existe ao meu ver apenas 2 tipos de profissionais:

* Os que cobram uma mixaria por uma gambiarra. (desses tem vários)

*Os que cobram um valor maior por algo bom e acessível.

Ai cabe a você decidir pagar o carinha da esquina que cobra 100 reais para fazer uma gambiarra de scripts prontos para download na internet ou pagar 1.000 para um profissional fazer algo bem feito.

 

4° Passo – Hospedando

 

Hospedagem também é bem diversificada, existem muitos hosts, e a maioria comótimo serviço de hospedagem.

 

5° Passo – Divulgando

 

Aquí a peça chave para o sucessode projetos web. Divulgação é tudo, não adianta você por um site no ar e esperar que os visitantes caiam do céu, você pode usar estratégias de publicidade para obter um sucesso com projetos webs, e também um SEO bem estudado para a facilidade de acesso via pesquisa no Google, Yahoo e outros.

Bom espero que você tenha sucesso em seu projeto, caso queira nos questionar sinta-se livre.

 

Esta ideia se aplica a qualquer empresa, seja pequena ou grande de variados tipos de serviços ou soluções. O que eu tentei mostrar aqui é que ter um site não é igual a ter um papagaio, ele não irá falar tudopor si próprio nem irá falar direito se você não souber exatamente o que está fazendo.

 

Para vocês que possuem provedores é uma ótima estratégia de marketing para que os clientes de seus concorrentes possam ver sua empresa de perto a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Espero ter conseguido expor esta ideia que é uma consultoria de marketing empresarial que ofereci a uma empresa que hoje mudou totalmente a cabeça quanto a internet, que para muitos ainda serve apenas para orkut e msn. =)

 

Abraços!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • boas dicas, estou  com um projeto de um site, simples mais vai ser muito funcional

    www.linkdf.com.br

  • Incrementando...

     

    Esqueci de falar sobre flash que é o "xodó" dos clientes.

     

    É muito comum cliente pedir algo em flash mesmo para banner até sites full flah, então queria expor algumas coisas que somente para conexões (br) daqui osite daadobe não fala naspropagandas ^^

     

    O Flash se usado com moderação pode vir a ser um bom atrativo visual porém funcional ele deixa muito a desejar.

    Primeiro que nem todos os navegadores rodam flash 100% aliás todos eles rodam flash porém com vários bugs. Uma dica bem importante que dou é esquecero flash.

     

    - Tá doido mano o flash é massa!

     

    Não doido porém se eu quero quemeu site seja visto por qualquer conexão br eu terei de esquecer sim o flash.

     

    Além dosproblemas em navegadores citados acima outra peculiaridade é o peso, desenvolver em flash não é apenas uma questão de abrir o adobe flash ( antigo macromidia flash ) e sair jogando imagens e exportandopara  .swf como muitos fazem.

     

    Existem muitas as funcionalidades aparte do flash que não irei detalhar, assim como muitas técnicas de criação para melhorar o desempenho com o usode hacks/robots e codficações AS (action script) para dar a vida ao flash.

     

    Porém hoje em dia existem ferramentas e linguagens novas para tornar um site acessível e funcional, belo e atrativo sem usar flash. (São dadostécnicos não irei entrar em detalhes )

     

    vale lembrar que émuito dificil um site ou aplicação flash ser facilmente integrado aos mecanismos de busca.

     

    - e o que que tem?

     

    Simples! Hoje em dia um site deve ter uma boa mostragem em mecanismos de busca, pois esta é a forma mais fácil de atrair visitas.

     

    -Entendio nada!

     

    Faça um teste e digite no google: Augusto Alencar

     

    Existem milhares de pessoas com este nome e inclusive que fazem o mesmo trabalho que eu, porém veja quaisnomes aparecem nas listagens primárias do Google.

     

    - Ah beleza mais seu nome não está em primeiro da lista

     

    sim, pois eu montei este site semana passada, normalmente um site sem SEO demora cerca de 4 meses ou mais para serlistado no Google isso dependendo de vários fatores que vou listar alguns abaixo.

     

    • Tempo de registro do domínio (Idade do domínio)
    • Idade do conteúdo
    • Freqüência do conteúdo: regularidade com a qual novo conteúdo é adicionado
    • Tamanho do texto: número de palavras acima de 200-250 (não afetava o Google em 2005)
    • Idade do link e reputação do site que o aponta
    • Características padrão da página
    • Pontuação negativa sobre as características da página (por exemplo, redução para sítios web com utilização extensiva de meta-tags de palavra chave, indicativos de terem sido artificialmente otimizadas)
    • Originalidade do conteúdo
    • Termos relevantes utilizados no conteúdo (os termos que os buscadores associam como sendo relacionados ao tema principal da página)
    • Google Pagerank (usado apenas no algoritmo do Google)
    • Quantidade de links externos
    • O texto âncora contido nos links externos
    • Relevância do site que linka para o seu website
    • Citações e fontes de pesquisa (indica que o conteúdo é de qualidade para pesquisa)

     

    Apenas alguns dos critérios.

     

    Agora imagine uma aplicação em flash, seu site no mínimo ficaria invisível (caso o desenvolvedor não seja experiente) ou poderia até aparecerporém tagiados ou seja quebrados por classificações que quem vê não entenderia nada.

     

    É issoai pessoal depois coloco mais algumas especificações deste veículo de comunicação e interação chamada INTERNET.

     

    Qualquer dúvida pode perguntar ^^

  • as vezes o cliente pede sem pensar antes direito no que deseja e dicas assim são muito boas.
This reply was deleted.