Dicas para a Central de Suporte ao cliente.

Ola Pedro, primeiramente quero te parabenizar pelo sistema MK-Auth, estou utilizando ele a cerca de 3 meses e estou gostandoo muito.

Tenho algumas dicas para o sistema, como criar uma central de Suporte ao cliente, uma ferramenta para os técnicos/teleoperadores poderem realizar algumas verificações do cliente, melhorando o suporte telefonico, pois nem sempre a falta de navegação no cliente é algum problema de liguim ou senha, com isso creio que diminuiriamos as visitas técnicas em uns 60%.

Realmente 60% das visitas técnicas é gerado por culpa do próprio cliente( Placa Desativada, Cabo Mal Encaixado,Access Point Desligado, Configuração de Conexão Alterada, pig-tail solto da Placa usb ou PCI).

Vou dar alguns exemplos de como algumas ferramentas seriam muito uteis.

80% dos provedores hoje em dia estão utilizando radinhos nos clientes em modo wisp.

Então seria interessante uma ferramenta que verificasse se o radinho está ligado; Tipo dando um ping no ip do rádio, se o radio responder ele esta on(verde) se nao responder ele esta off(vermelho), o mesmo pode ocorrer com clientes com plaquinhas pci ou usb, mais ai pingaria o ip das plaquinhas.

Isso ajudaria na hora de saber se o AP esta ligado ou não, facilidando o suporte a identificar, pois quando aparece o icone de cabo de rede desconectado, somente pode ser 3 defeitos: 1 - AO desligado da tomada, 2 - Realmente o cabo de rede esta solto - 3 - (fonte ou Poe queimados; de todos os 3 casos somente o 3º geraria a visita técnica.

Pois se o status do AP retornar verde, o atendente solicita o cliente a soltar o cabo de rede atrá do pc e coloca-lo novamente - 100% dos casos Normaliza e se for vermelho o operador solicita que deslique o radio da tomada e ligue novamente , se a fonte não estiver queimada , tambem normaliza fácil.

O procedimento no caso de status vermelo nas placas pci ou no usb seria o operador verificar se o pig esta conectado a placa e verificar em qual torre o cliente esta conectado, danto um rescan na rede o cliente normaliza.


Para a ferramenta acima funcionar legal , no cadastro do cliente , deveria haver mais alguns campos - tipo :

(campo selecionável e nao editável) - Equipamento instalado no cliente ( PCI, USB ,Acess Point Wisp - Acess Point Bridge) , em cado

(Campo editavel em caso de ap) Mac do AP , IP do ap e Modelo pois o ip e mac podem ser diferentes do ip mac da placa do cliente caso o ap esteja em bridge.

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Respostas

  • Uma ferramenta interessante também, seria a verificação do sinal deste cliente na torre.

    Muitos Rádios que estão nas torres ja possuem esta ferramente de verificar o sinal dos clientes, tipo.

    Mikrotik, NanoStaton, Aps com Wap-Pro e Aprouter 7.1 ou 8.

    Se vc consseguisse capturar por smnp estes dados e coloca-los na central de suporte, ficaria facil de monitorar o sinal dos clientes e identificar por exemplo , problemas de lentidão.

    Não sou profundo conhecedor de smnp, mais creio que para cada equipamento deve ser um script especifico, então no caso teria-mos que cadastrar no MK-Auth os equipamentos utilizados nas torres.
  • PessoALL,

    O sistema é para utilizar com MIKROTIK,, acho que está bem específicado... agora se for adaptar o sistema para que funcione com tudo que é tipo de ap... não vai dar boa coisa não..
  • Caro Alex, creio que vc não compreendeu minha proposta.

    Vou explicar.

    Nunca disse para o sistema interligar aos apzinhos, simplesmente propuz a criação de um central de suporte aos KITS CLIENTES, para que possamos monitorar os equipamentos instalados na casa dos clientes.

    O MK continuará integrado ao servidor Mikrotik e Aps Mikrotik.

    Agora se vc acha melhor instalar Aps Mikrotik na casa dos clientes como KIT CLIENTE, é com você, eu mesmo acho o custo alto demais.

    A unica integração seria por snmp para verificar o sinal dos clientes em torres que nao são MK, haja visto que hoje em dia muitos aqui ja estão utilizando Ring de NanoStation, Ring de Rocket M e alguns provedores pequenos utilizam Radinhos baseados em RTL8186 com aprouter ou wap-pro.

    Como disse estou penssando no bem de todos e não somente em um ou outro provedor.
  • complicado amigo, pingar em cliente pppoe é complicado, alguns ativirus bloqueiam ping, a ferramenta de ping do mikrotik vc deve especificar qual interface entre outros impecilhos...
  • irei adiciona o campo:

    Equipamento instalado no cliente: ( PCI, USB , Acess Point Wisp, Acess Point Bridge)

    e o sobre o ip e mac do AP acho uqe é possivel colocar no mesmo campo de observação ....

    sobre o sistema com outros equipamentos não posso passar que nunca irar rolar mais que se ocorrer irei demora a adicionar pq no momento a prioridade é o financeiro do sistema ...
  • Ótimo Pedro, alem dessas opçoes coloca tbm Cabo
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