Amigos controlar cgnat é apenas fazer os ips internos usar portas organizadas em suas conexões, assim facilitando saber qual cliente usou determinada porta, na imagem abaixo é possivel ver que as conexões internas sem cgnat tem suas portas sem ordem definida.
Com cgnat é criada regras no MikroTik para que se tenha uma ordem no uso das portas nas conexões, assim se for preciso saber qual ip interno usou uma porta especifica do ip valido em uma conexão é possivel.
Assim sendo a única coisa que o Mk-Auth precisa fazer a gravar o ip interno usado por cada cliente, isso o sistema sempre fez, as regras no MikroTik podem ser qualquer uma, recomendo as do blog remontti que são bem atualizadas, do RedesBrasil e etc...
Mesmo assim se precisar na versão 21.03 incluir no controle de pools a opção de CGNAT que ajuda a criar essas regras diretamente no sistema:
Depois de colocar a faixa de ip interna e faixa de ip valido é somente clicar em calcular, se for ok é somente gravar e abrir o cadastro do cliente como no print abaixo e escolher o range pool:
É possível colocar o mikrotik para buscar as regras do pool no mk-auth automaticamente, usando um script para acesso tool fecth, o código do script de exemplo se encontra em https://www.mk-auth.com.br/tool_fetch/cgnat.txt que é somente alterar colocando a key do ramal que se encontra em detalhes do ramal:
O nome do pool precisa ficar igual como foi colocado no cadastro:
Caso use as do remontti ao gerar as regras lá no final da pagina é criada uma tabela onde mostra quais portas cada ip interno irá usar, é somente guardar essa tabela.
Caso Redes Brasil é preciso guardar as regras geradas.
Caso prefira usar a do sistema no menu Provedor / Logs de CGNAT também mostra a mesma coisa.
Respostas
já vi que em alguns provedores é usada a mesma configuração padrão de ips para todos os concentradores, isso duplica muito ips no relatório, alterei no manual https://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe para ter um exemplo de como dividir a rede.
Boa tarde.
O ideal seria deixar como no site: https://cgnat.remontti.com.br pois assim dá para usar todos os ips 0 ao 255 e com opção de oscolha de quantos clientes e portas por IP
bom dia, entao me ficou uma duvida igualk eu uso o cgnat dentro do mikrotik, o mikrotik que gerencia a range, dessa forma ai vai funcionar pra mim pegar somente os log do que o mikrotik entregou? ou tem que ser o mk auth para entregar os ips pra essa funcao funcionar?? gasta mais processamento ou hd da maquina??
atualiza as info pedro que as imagens ja estao fora e ja me perdi to perdido la rsss
Valeu Pedro, vou testar.
Obrigado.
na pagina de detalhes do ramal tem um script de exemplo para cgnat:
Também aguardando atualização do funcionamento.
alguém utilizando da forma que pedro ensina? tentei aqui mas fora da curva mais de 8 mil regras
Pedro, existe a posibilidade de migrar todos os clientes para o pool criado?
Olá ...
Alguem conseguiu implementar o scheduler para leitura das regras CGNAT a partir do MK-AUTH?
Pelo que eu entendi o metodo de autenticação mudou e nao é mais só a chave KEY, tem no MK-AUTH as as CHAVES User e Pass.
Alguma atualizacao sobre isto?
Att.,