Pedro, seguinte meu caro! Temos aqui junto com o Mk-auth o samba instalado. E samba usa porta NETBIOS 445 tcp e 137-139 UDP, fiz um update manual hj devido a um problema com o gerencianet e notei que agora o mk-auth está usando essa porta para corte. Como o samba sobe antes do apache no boot, o apache acaba não subindo devido a porta já estar em uso.
Posso alterar essa porta na conf do mk-auth? Precisamos do samba para armazenamento de arquivos.
Respostas
legal assim é possivel cada um escolher a porta que deseja usar, pois acho que a 446 não é livre, não lembro pra quer mais já usei na epoca que trabalhava com InterSystems, mais valeu o script amigo ficou muito bom...
Andre Luiz B. Lemos disse:
Pessoal, após insistir com o Pedro e nao ter resultado em mudar uma porta que é especifica de outro programa, venho compartilhar com voces meu script que fiz para contornar o problema.
Esse script troca a porta 445 pela 446 que o browser aceita perfeitamente. Junto com isso ele cria um agendamento após o agendamento do update para que caso o update seja feito ele corrija denovo automaticamente.
Segue em anexo o arquivo e tambem abaixo o código fonte, basta apenas executar uma vez e sempre a porta do apache vai passar de 445 para 446.
#!/bin/bash
echo "#!/bin/bash
teste=\`ps axu | grep apache | grep -v grep\`
if [ \"\$teste\" ];
then
echo "Apache esta rodando"
else
mkdir -p /usr/src/alubale
cat /etc/apache2/ports.conf | sed 's/Listen 445/Listen 446/g' > /usr/src/alubale/ports.conf
chmod 777 /usr/src/alubale/ports.conf
rm /etc/apache2/ports.conf
mv /usr/src/alubale/ports.conf /etc/apache2/
cat /etc/apache2/sites-available/default | sed 's/*:445/*:446/g' > /usr/src/alubale/default
chmod 777 /usr/src/alubale/default
rm /etc/apache2/sites-available/default
mv /usr/src/alubale/default /etc/apache2/sites-available/default
. /etc/init.d/apache2 start
fi
" > /usr/src/alubale/alubale
chmod 755 /usr/src/alubale/alubale
ln -s /usr/src/alubale/alubale /usr/bin/alubale 2> /dev/null
echo "# Script Criado por Andre Lemos - Alubale
# Permitido o uso e alteracao, desde que mantenha os creditos
# Esse script altera a porta 445 que vem configurada erroneamente para o apache
# Altera para a porta 446 que nao e usada por nenhum programa
# Permitindo que possa usar o samba no mesmo servidor sem problemas
#tarefa Alubale
10 7 * * * * /usr/bin/alubale 2> /dev/null
" > /etc/cron.d/alubale
Script Apache MK-Auth.txt
tb não acho legal, mais não encontrei outra porta que o browser aceite de boa e como o foco do mk-auth não é samba irei deixar como está.
vc pode passar a fazer seus update manualmente e depois do update alterar o arquivo ou criar um script que altere para vc de tempos em tempos...
amigo salva suas configurações ports.conf e seus virtuais hosts na pasta /etc/apache2/conf.d
desta forma sempre que vc atualizar o mk-auth suas configurações particulares permanecem salvas lé e sem alterações
cria lá um arquivo ex: meusports.conf e outro meusvirtualhost
pronto desta forma deve resolver
Pedro, vi esse problema e alterei para 446, porem estou com o update automatico ativado, e do nada ele faz o update e volta tudo a configuracao que faço no /etc/apache2/ports.conf e /etc/apache2/sites-enabled/000-default
Dai o servico para e muitas vezes demoro pra perceber que parou, as vezes varias horas. Enquanto isso o site fica fora do ar, e essa porta 445 é uma porta extremamente usada em todas redes, nao acho legal essa porta para sistema de corte ou qualquer outra coisa que nao seja o Samba.
444 é usada pelo SNMP, que tb é um serviço usado pelo mk-auth e tem porta que os navegadores simplesmente não aceitam rodar https...
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_portas_de_protocolos
Amigo, já achei aki.
só não sei se esta certo
/etc/apache2/ports.conf
Obrigado!
Luciano de Sousa Castro disse:
Leandro, tenho o mesmo problema.
onde vc fez a alteração?
ok, irei ver amigo...
Pedro, eu tambem tive esse problema, uso tambem o samba e ele escuta na porta 445, Veja a possibilidade de trocar essa porta para por exemplo a 444 que não é usada para que futuros colegas nao tenha o mesmo problema.
Eu consegui mudar aqui para a 444 e resolvi meu problema, porem talvez nem todos conseguem e isso ajudaria muito.