Como identificar erros de emissão e de callback na integração EFI - Gerencianet.API Bolix

 

Acesso ao histórico de requisições e identificação do erro da emissão - passos de 1 a 7;
Acesso ao histórico de notificações, reenvio da notificação e identificação do erro de callback - passos 8 a 12;
Informações importantes e esclarecimentos finais - final da pagina.

 

 

Bom dia prezados(as);

 

Erros na emissão de cobranças pelo sistema, ocorrem quando ao tentar gerar boletos, é apresentado uma mensagem de erro ou quando não apresenta erro ao gerar, mas os boletos não são exibidos ao abrir ou imprimir, podendo ou não apresentar uma mensagem de erro no lugar da imagem do boleto e de nenhuma forma, são gerados na plataforma do EFI - Gerencianet.

- Causas mais comuns: Falta de algum dado obrigatório no cadastro do cliente, alguma informação preenchida incorretamente no cadastro da conta no sistema, tentativa de gerar boleto já vencido...

 

Erros de callbacks, acontecem quando os boletos são pagos pelos clientes, recebidos pelo Gerencianet, mas as notificações de pagamentos não chegam ao sistema e os boletos ficam em aberto.

- Causas mais comuns: URL de retorno incorreta, bloqueio no firewall, alteração da URL sem atualizar a URL dos boletos gerados anteriormente, utilização de URLs antigas que foram descontinuadas e não funcionam nas versões mais recentes do sistema...

 

Reenviar notificação, é a opção de fazer o reenvio da notificação manualmente, caso o sistema, por algum motivo não tenha recebido. (Disponível somente na versão 7.0 da plataforma do EFI - Gerencianet)
 

 

Para identificar os erros de emissão e de callback na integração EFI - Gerencianet na nova API com Bolix, siga os passos abaixo:

 

 

 

1. Acesse sua conta do EFI - Gerencianet: https://login.sejaefi.com.br/

11001948090?profile=RESIZE_710x

 

 

 

2. No menu do lado esquerdo, clique em "API":

11001948491?profile=RESIZE_710x

 

 

 

3. Clique em "Minhas aplicações":

11001948293?profile=RESIZE_710x

 

 

 

4. Clique na API que está integrada ao sistema:

11001949658?profile=RESIZE_710x

 

 

 

5. Para visualizar o Hitórico de Requisições, o histórico de informações de lançamentos de boletos, selecione a aba "Historico de requisições" e role a página para baixo:11001949278?profile=RESIZE_710x

 

 

 

6. Quando identificar um status de "Falha", clique na lupa referente ao da falha, como indicado na imagem abaixo:

11001949687?profile=RESIZE_710x

 

 

 

7. Role a barra para baixo, até os "Dados de saída" e identifique o erro e a informação referente ao erro, como no exemplo da imagem abaixo, que indica a falta do CEP (zipcode) no cadastro:

11001950060?profile=RESIZE_710x

 

 

 

8. Agora, para visualizar os erros de callback, selecione a aba "Historico de notificações" e role a pagina para baixo:

11001951257?profile=RESIZE_710x

 

 

 

 

9. Quando identificar um status de "Falha", clique no botão de três pontos, referente ao da falha, como indicado na imagem abaixo:

11001949890?profile=RESIZE_710x

 

 

 

10. Se a URL informada no erro está correta, pode-se reenviar a notificação clicando em "Reenviar notificação":

11001951068?profile=RESIZE_710x

 

 

 

11. Para ver mais detahes do erro, basta clicar em "Detalhar":

11001951079?profile=RESIZE_710x

 

 

 

12. Esta é a janela dos detalhes do erro e é possível identificar qual o erro. Neste caso a URL não foi encontrada, porque não estava online.

11001951484?profile=RESIZE_710x

 

 Algumas informações importantes:

- Se a internet em que o sistema está conectado ficar instável no momento da geração de novos boletos, pode não gerar ou gerar boletos duplicados ou gerar boletos a mais, tanto no sistema, como na plataforma do Gerencianet.

- Se o sistema ficar offline, seja por queda da internet ou desligamento inesperado, não vai receber a notificação de pagamento enviadas neste periodo.

- Se a URL de retorno for alterada no sistema e não for solicitado a atualização da URL na plataforma do EFI - Gerencianet, o sistema não vai receber as notificações de pagamento dos boletos gerados antes da alteração.

- Os IPs que o EFI - Gerencianet utiliza, não podem estar bloqueados no firewall: https://sejaefi.com.br/artigo/quais-enderecos-de-ip-gerencianet-utiliza/

 

 

 

 

 

Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH

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Respostas

  • Bom dia,

    Segue abaixo a mensagem de erro, conforme comentei no outro post mk-auth.com.br/forum/topics/manual-de-integracao-com-o-efi-gerencianet-com-bolix

    o POST/charge e o GET/notification dão sucesso mas dá falha/erro no POST/charge/.../pay conforme menssagem abaixo de erro/saída:

    Dados de saída

     {
    "code": 3500034,
    "error": "validation_error",
    "error_description": {
    "property": "/payment/credit_card/billing_address/street",
    "message": "Tipo inválido: null (esperado string)."
    }
    }
    Manual de integração do EFI - Gerencianet.Bolix ao sistema MK-AUTH
    Manual de integração do EFI - Gerencianet.Bolix ao sistema MK-Auth   Abertura de nova conta no EFI - Gerencianet - passos de 1 a 2;Copiar identificad…
  • Bom dia prezado(a),

    Basta colocar o http:// antes do IP utilizado na URL de retorno, ficando assim:
    http://201.131.155.3/retorno/gerencianet_confirma.php


    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

    http://201.131.155.3/retorno/gerencianet_confirma.php
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