Olá pessoal, venho mais uma vez pedir uma ajuda sobre um problema que talvez alguem já tenha passado.
Aqui em minha região está havendo muita falta de energia e no momento não implantei um sistema de Nobreak ou gerador em meu servidor, e como a maioria dos computadores, a minha fonte do cpu é atx o servidor mkauth não liga quando a energia volta, a algun tempo a traz eu li algo a respeito que poderia mudar a posição dos fios no conector da fonte que liga na placa mãe e desta forma, na volta da energia o computador ligaria automaticamente.
Então ex meu pedido de ajuda, será que alguem sabe se é possível permitir que o computador religue novamente automaticamente?
Respostas
De todas as opções o curto dos fios pode não funcionar em algumas placas e se não tiver uma placa com a opção na BIOS o mais prático é o capacitor, funciona bem.
Abraço.
Olá pessoal estou vindo agradecer as dicas aqui sugeridas mas acabei de fazer o teste com relé e ficou excelente funciona mesmo, e me descupen a demora é que estava nos ultimos dias com um problema mais complicado com relaçao a autenticaçao mas já sanado e hj arrumei um tempinho pra comprar o relé e façam (quem precisar ) porque funciona perfeitamente. eu instalei em um novo servidor que havia comprado pra colocar um mk-auth do zero e ficou ligando normalmente na volta da energia. agora vale informar que o relé tem do tipo interruptor e de 12v, aqui em recife me custou 32,00 reais, basta ligar exatamente como o grafico que o amigo Net POA disponibilizou que funciona perfeitamente e sem riscos de danificar a máquina, porque com o relé os contatos da placa mae não fica em curto nem tao pouco a fonte permanece em curto porque o relé se emcarreca de deixar em curto os contatos da placa mãe mas na hora que chega energia ele tira o curto, e quando falta energia ele deixa os contatos da placa mãe em curto e assim sucessivamente.
valeu a todos pela dica.
Carlos
na ligação sugerida com o relé, o fio amarelo e preto preciso tirar do conector da fonte que liga na placa mãe (cortando por ex.), ou apenas decapar o fio amarelo e preto e ligar no relé? e mais uma coisa por favor, o relé teria de ser para 12v mesmo não é?
agradeço a atençao de todos.
Carlos.
RENATO COSTA DO NASCIMENTO disse:
Realmente concordo, o relé eu testei e funciona muito bem, alem de não oferecer risco algum para a fonte nem a placa-mãe, ja essa historia de capacitos, ele carrega e armazena energia, vai q manda energia indevida para a placa, ai sim q o pessoal vai ter q subir na torre. rsrsrs Qndo eu tiver aqui uma placa velha que não me sirva mais vou testar o capacitor por curioso, mas o relé é show, é legal ate o barulinho que da. kkkkkkkkkkkk
RENATO COSTA DO NASCIMENTO disse:
Bruno sua teoria tem fundamento, então baseado nisso, recomendo o Relé. tem ele em estabilizador e nobreak.
O capacitor não testei, use valores pequenos de capacitância e faça o seguinte teste. Plugue o PC na tomada com o capacitor e verás ela ligar, retire da tomada e recoloque em menos de 1 segundo mas não muito rápido (deixe o HD desconectado da fonte nesse procedimento) aguarde uns 30 segundos e repita o procedimento até uns 3 segundos de interrupção.
Porque?: Quando você conecta o PC à força o eletrola (capacitor eletrolítico) está descarregado e em "curto", carregando e abrindo o circuito em seguida (impedindo o desligamento do PC por pressionamento); é possível que se a interrupção por curtíssima (aqui ocorre isso) o PC desligue com eletrola carregado e não dispare. Nunca testei isso; mas o relê é visivelmente funcional.
Para ligar automaticamente utilize um capacitor eletrolítico de 100µF por 16volts para fazer com que a placa religue após o retorno da energia. O capacitor deve ser soldado nos mesmos contatos (power SW) que ligam a placa (por meio de um conector/rabicho, geralmente de pino duplo e dois fios) até o botão de ligar do gabinete do computador/PC.


Entretanto, dependendo da marca e modelo da placa-mãe terá de utilizar capacitores de 2,2, 10, 22, 50, 470, 1000 ou 2200µF por até 200 volts para que a placa funcione automaticamente ao ligar ou voltar a energia.
Na verdade a função do capacitor é armazenar cargas elétricas por determinado tempo. Quando apertamos o botão ATX do gabinete damos esse curto momentâneo (momentâneo mesmo, apenas o suficiente para armar o sistema). No caso do capacitor retém a carga elétrica por frações de segundos armando a fonte e, por conseguinte, a placa-mãe; ou seja, o capacitor provoca o curto momentâneo e não permanente. Caso o curto fosse permanente o sistema desarmaria (desligaria), pois se depois de ligado o computador continuarmos pressionando esse mesmo botão a fonte desarmará e desligará o computador.
O importante nesse capacitor é a capacitância medida em microfaraday. Quanto a tensão (voltagem) não precisa ser muito alta. Os capacitores mais adequados estão entre 16V e 25V. Lembrando que a capacitância necessária para ativar o sistema varia de placa para placa.
Ressalto ainda que nem toda placa-mãe liga fazendo a conhecida gambiarra preto com verde ou com cinza. Além disso, deixa o sistema em curto, risco de incêndio e outros problemas; ou seja, caso suja um surto elétrico o sistema não desarma e pode provocar um incêndio ou mesmo uma pequena explosão danificando permanentemente o conjunto. Não se pode ligar uma fonte ATX como se liga uma fonte AT.
Esta é uma boa opção (e correta) de ligar uma placa-mãe que fica isolada - em cima de uma torre ou em um local remoto ou de difícil acesso - para quem não tem um Cão de Guarda (WatchDog).
Capacitor soldado nos pinos Power SW
Particularmente eu acho o relézinho de 5 pilas mais facil
Agradecimentos ao Marcelo Goias Under linux
o link para o tópico no under linux !!!
já que não googlaram, aí para vocês
bom, vamos testar, mais capacitor eletrolitico em corrente contínua se comporta como um curto-circuito.
A solução mais segura mesmo é colocar o RELÊ fazendo o chaveamento (A/F - aberto ou fechado) quando se tem uma tensão na bobina do relê.
Interessante, vou testar a do capacitor, mas poderia me informar qual o serviço que ele faria? tipo, como ele vai dar o curto pra ligar e depois se desarmar "não ficar pressionando o botão", ele carrega energia pra dar o curto ou como funciona? parece ser uma ideia muito simples pra funcionar, mas vou testar sim, só gostaria de entender qual é o serviço que esse capacitor fará
RENATO COSTA DO NASCIMENTO disse: