Boa noite pedro como faco para colocar ip fixo no pppoe, ja tentei colocar no próprio mk-ath la em ip no cadastro de clientes, seto o ip que o cliente pega tipo se ele usa roteador gera um ip ex 10.0.3.1 fica la no ip dai coloco la no ip no cadrastro do cliente, mais se o cliente desligar o roteador se ligar o roteador nao pega mais o mesmo ip que setei, pq pegou outro ip e nao o que setei no cadastro de cliente no mk-auth entao como faço para deixa o pppoe com ip fixo nao precisa ser todos os clientes so alguns
Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.
Respostas
boa noite ,
provavelmente essa questão já foi sanada, porém, vou deixar aqui minha solução, pois passei por um problema semelhante. Meu cenário aqui é o seguinte, eu configuro o pool no mikrotik, mas precisava atribuir um ip fixo para um cliente, blz... no Mk-Auth configurei o ip para o cliente, ex: 192.168.1.55, o que acontecia é que se esse cliente desconectasse ou por algum motivo o mikrotik reiniciasse podia acontecer de eu ter 2 clientes com o mesmo ip. solução: no pool do mikrotik, configurei a faixa de ip como: 192.168.1.2-192.168.1.250, ou seja, o mikrotik não irá atribuir os ip's final 251, 252, 253,254 pra ninguém, agora sim, no Mk-Auth configurei o ip do meu cliente como 192.168.1.251 e ainda tenho mais 3 sobrando. Se precisar de mais IP's estáticos você pode criar um segundo pool apeas para usá-lo como estático.
amigo nao tem como vc querer que o ip que esta setado pra pppoe, seja o mesmo quand o cliente reseta o roteador e fica em modo dhcp, pq no cadastro dele no mk-auth vai estar setado pppoe e nao hotspot, se o cliente reseta vc reconfigura, nao sei pq seus clientes resetam o roteador, aqui no meu provedor o cliente nem a senha do roteador sabe, e se resetar fica sem net uns 2 dias pra aprender a nao mecher.
fabio vasconcelos de souza disse:
ja fiz isso mais so que se desligo minha rb ou se o cliente reserta seu roteado o ip do roteador muda e nao loga mais o usuario do cliente p o ta com ip setado no cadastro dele
PPPoE > Profiles > Remote address deixa em branco.
mais ai você tem que setar IP no cadastro de todos clientes, ai não muda nunca.
se vc colocou ip no cadastro é para pegar o ip do cadastro, vc configurou algum pool no plano desse cliente ?
Oferecemos consultoria a provedores, iremos encontrar a melhor soluçao para você.