Clientes não são adicionados à add-list de corte

Não sei quando isso começou, desconfio que foi um dia que deu uma loucura no servidor e uma das interfaces aparentemente parou de funcionar, mas já era uma interface sem uso, tava sobrando. Não lembro se deu coisa em alguma outra interface e eu por ventura mudei o nome dela ou sei lá.

O que acontece atualmente é que quando olho em "ip>firewall>address-list" só tem isso aqui:

 #   LIST                                       ADDRESS                        
 0   manuntencao                                0.0.0.0/0                      
 1 D pgcorte                                    13.2.5.214                     
 2 D pgcorte                                    13.2.5.171

E tem muito mais cliente bloqueado por atraso do que isso, eu inclusive descobri que tinha algo errado pq esse mês juntou muito mais clientes em atraso do que jamais aconteceu, aí fui checar de perto e ví que os caras tavam todos navegando.

Quem faz essa marcação de "pgcorte"? Não achei nenhuma mangle fazendo essa marcação no mikrotik, e não sei mexer nada no mkauth, o serviço foi feito por um bom técnico mas com quem não tenho mais contato. E como acho que é algo que eu consigo achar e corrigir, vim recorrer ao forum antes de chamar alguem pra olhar as configs. Até pq evito ao máximo dar acesso a consultoria externa nos meus equipamentos, sou muito cuidadoso com isso.

Alguem pode me ajudar com isso?

Vlw, abraço

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Alguém pode apenas me confirmar que é o mk-auth que faz essas marcações ou não?

    Caso seja ele mesmo, podem me dizer onde olho isso no bixo? Rodei pela parte de admin da interface web dele inteira e não achei nada.

    Preciso dessas informações pra ver o que tá acontecendo e descobrir se posso resolver isso sozinho ou se preciso de consultoria.

    Vlw.

  • é amigo tem vários fatores que deves observar:

    primeiro vc vai em clientes/relacionar clientes/clientes bloqueados aí esta os clientes que foram bloqueados pelo sistema mkauth e por isso cada um recebeu um parâmetro de pgcorte, verifique na lista de bloqueados em baixo de cada nome tem um link chamado informações nele tem varias informações sobre a conexão do cliente inclusive o parâmetro pgcorte se estiver constando, agora vc precisa ver de que forma que seu mkauth foi configurado para bloquear seu cliente vá em: opções/configurar recursos procure a opção e aqui deixei assim:

    Desbloqueio de clientes:
    auto desbloqueio:
    Não help_icon.gif
    desbloqueia vencidos:
    Não help_icon.gif

    e mais abaixo:

    Bloqueio dos clientes:
    corte automatico:
    Sim  help_icon.gif
    bloquear mac:
    Sim  help_icon.gif
    Corta no domingo:
    Sim  help_icon.gif
    Tipo de pagina de corte:
    exibir pgcorte:
      Radius (enviado por parametros)
    parametro hotspot:
    mangle
    parametro pppoe:
    list

    Claro que aqui é um exemplo sobre como está a configuração aqui no meu com estas configurações o mkauth irá enviar para o addrlist do mikrotik o pgcorte via radius na hora que o cliente se conectar removendo quando o cliente desconectar ( talvez seja por isso que no momento que vc olhou só havia 2 pgcorte).

    e para que funcione é preciso lá no nat ter o redirecionamento do pgcorte para pagina de bloqueio do mkauth.

    mais detalhes é bom dar uma lida lá no manual ou pesquisar mais a fundo aqui mesmo no fórum.

  • A principal diferença entre o seu e o meu mk-auth é que no meu não tem a opção:

    "Parâmetro PPPOE: list"

    No meu só tem as opções: "Exibir pgcorte" e "Parâmetro hotspot"

    Não sei o porquê disso.

    Minha versão é a "4.94".

    ---------------------

    Hoje fui no meu servidor e ví que tenham mais ips adicionados dinamicamente na address-list pgcorte.

    Fui olhar nas informações dos clientes como vc me sugeriu e os clientes que foram adicionados hoje estão lá com o "pgcorte nos "parâmetros do Radius", mas os que estavam navegando mesmo estando bloqueados pelo mk-auth não têm o "pgcorte". Não sei o porquê disso nem como ajeitar isso. Os clientes que estão com o "pgcorte" estão sendo redirecionados pra página de bloqueio adequadamente, os que estão sem o "pgcorte" estão navegando. Não tenho idéia de como fazer esses clientes pegarem o "pgcorte". Não sei porque eles não o pegaram, e não sei como fazer pra eles pegarem.

  • Mandei reparar os clientes que estavam sem o "pgcorte" e todos pegaram o "pgcorte". Todos que estão conectados agora estão na address-list. Vou ficar de olho pra ver se tudo continua certo e se vai voltar a acontecer de clientes serem bloqueados e não serem marcados pelo mk-auth com o "pgcorte", valeu pela força Carlos.

  • De nada amigo, só não esquece de testar se quem está marcado com pgcorte está sendo enviado pro addrlist e se a regra o nat está enviando pra a pagina de bloqueio blza.

    greg disse:

    Mandei reparar os clientes que estavam sem o "pgcorte" e todos pegaram o "pgcorte". Todos que estão conectados agora estão na address-list. Vou ficar de olho pra ver se tudo continua certo e se vai voltar a acontecer de clientes serem bloqueados e não serem marcados pelo mk-auth com o "pgcorte", valeu pela força Carlos.

This reply was deleted.