Bug da Memória, Memoria Cheia, Uso de Memória Excessivo

Boa noite amigos, estou na versão 24.01 TUX 4.19, vi varias pessoa reportando este erro em diversas versões e comigo não foi diferente, acontece que o sistema começa a utilizar a memoria progressivamente sem motivo aparente. Vi algumas gambiarras pra solucionar e após alguns testes descobri que o uso da RAM dispara quando: o cliente abre a central do assinante e clica em disco virtual, a pagina fica carregando por alguns minutos e enquanto isso vai subindo o uso de memória, se mais de um cliente faz isso ao mesmo tempo o uso da memória vai a 100% bem rápido, após alguns minutos, no navegador do cliente aparece uma mensagem de erro:  (Arquivo layout//pages/index.html nao existe...), no servidor começa a subir o uso de memória e despeja um log gigantesco no arquivo /opt/mk-auth/log/php.log fiz apenas alguns testes aqui e este arquivo ficou com 30GB, nem consegui abrir para verificar o conteúdo. O Uso do CPU durante o erro naturalmente sobe bastante.
Como solução paliativa, na aba conexão do cadastro do cliente a opção MB disco virtual dá pra colocar 0, assim desabilita o recurso na central, outro problema é que esta função não consegui fazer alteração em massa, tendo que fazer um a um. Mais alguns detalhes do meu cenário: Rodo um servidor local em uma VM Proxmox e o acesso web é via tunel cloudfire.

Segue algumas imagens do antes depois.

12360277082?profile=RESIZE_710x

O Problema esta aí, bem descrito, a soluções realmente não sei, é aguardar! srsr

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Votos 0
Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

• Bom dia prezado(a),

Estes tópicos podem ajudar:
    https://mk-auth.com.br/forum/topics/mysql-consumindo-cpu-100
    https://mk-auth.com.br/forum/topics/alto-consumo-de-cpu-e-memoria
    https://mk-auth.com.br/forum/topics/limpar-mem-cada-tempo

A- Comando:
    sync; echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches

B- Agendando na cron:
    via terminal
    sync; echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
    nano crontab
    adiciona
    0 */4 * * * sync; echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
    Ctrl+O salva enter Ctrl+x sai a cada 4 horas limpa cache meu tava assim resolvi deste jeito. ta funcionando pra mim

C- Outra sugestão:
    https://blog.remontti.com.br/92

Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Atendimento de suporte ao sistema
    ___________ MK-AUTH __________

•  Rander Luiz Alves Seabra  tenho uma solução automatica, qualquer coisa meu zap ta no perfil. 

• tambem estou com o mesmo problema, minha versao esta 25.05 tux 6.6

• entendo, irei estudar mais esse problema no sistema, alguns provedores eu vi que era por conta da geração de PDF que ficava na memória, irei procurar descobrir...

• Boa tarde Pedro !

Sim, quanto mais memória RAM melhor, acretido que todos sabem também que o Sistema Operacional consegue gerenciar a memória precisamente usando e liberando em suas tarefas sem prejudicar o andamento das tarefas.

O problema é que isso não ocorre com o Mk-Auth, ele sobre a quantidade de memória a cada dia, hoje está em 50% amanhã vai para 54% e assim vai até chegar em 100%.

Toda a vez tenho que limpar a memória Cache com aqueles comandos "gambiarra". kkkk Após a limpeza levo uns 2 meses até encher novamente. Pelo que li está acontecendo com várias pessoas a mesma coisa, e todas estão observando que é algo com o backup.

Gostaria que você desse uma atenção neste ponto, pois não adianta aumentar a RAM, a cada dia vai subindo, pouco a pouco e chega em 100%.

Abraços !

LuizBr.

• A memória RAM funciona como um espaço de armazenamento temporário que o computador usa para acessar rapidamente dados e instruções necessários para executar programas. Diferente do armazenamento permanente (como SSDs ou HDs), a RAM é volátil, ou seja, perde os dados quando o computador é desligado.
    Ela atua como uma "mesa de trabalho" para o processador, o sistema abre o aplicativo ou serviço ele não fecha até precisar usar em outra tarefa assim permitindo acesso a recursos rapidamente, sem depender de dispositivos de armazenamento mais lentos pois se for liberado da ram volta para o disco, em servidores quando mais ram em uso mais fluido o sistema funciona, se houve 4gb tem que usar, se for 16gb tambem, se for 500gb tambem, o maximo que possivel que manter em memoria melhor.
    Portanto, ter muita RAM alocada não prejudica o sistema, pois o computador gerencia automaticamente o uso da memória, liberando espaço quando necessário. Pelo contrário, isso garante maior fluidez e capacidade de lidar com tarefas complexas.

• Estou com o mesmo problema do Luizbr, na versão MK-AUTH 25.03 TUX 6.6, Tem como me ajudar?

• Prezado(a),

Falei com você pelo privado.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Atendimento de suporte ao sistema
    ___________ MK-AUTH __________

• Tamanho do backup Automático (23/05/25 03:13 - 67.87MB)

• Também estou com o mesmo problema!

Versão: MK-AUTH 24.05 :: TUX 6.6

Meu servidor tinha 8Gb de RAM e aumentei para 16Gb, agora está em 83% ocupado!

Meu arquivo "central" está com diretório correto, não precisei fazer a alteração.

Executando o comando "htop" lista um caminhão de processos do MariaDB.

13563368269?profile=RESIZE_930x

Preciso de ajuda!

LuizBR

This reply was deleted.