Atualização - Quando e como fazer.

A atualização tem o objetivo de corrigir erros/falhas e instalar as novas funções/recursos, desenvolvidas após a versão em que se está.

Como o processo de atualização é muito complexo, é necessário tomar alguns cuidados, como:

- Verificar se há espaço livre em disco, pelo menos o mesmo tamanho do espaço utilizado;
- Gerar um backup manual e salvar em outro dispositivo.
- Fazer um teste, instalando o sistema em uma máquina a parte, depois atualiza e restaura o backup, para saber se o backup está íntegro.
- Com um backup íntegro, terá uma cópia de segurança funcional, caso ocorra algo durante o processo de atualização e seja necessário restaurar.
- O update de versões mais antigas para a versão mais recente, é feito gradativamente, ou seja, é necessário passar por algumas versões, antes de chegar na versão mais recente.
- Dê preferência para executar a atualização, em um horário em que não tenha usuários utilizando o sistema e que seja fora do horário de atedimento;
- Tenha um sistema sobressalente, para subir em caso de problemas, dutrante o processo de atualização;
- Se for uma máquina local, tenha dispositivos de continuidade de energia, caso caia a energia elétrica da rede pública; (Exemplo: NoBreak)

Execute a opção de update, até chegar na versão mais recente ou na versão desejada;

Execute testes para saber se está tudo funcionando corretamente.

 

Dúvidas:

- De vez em quando, de um dia para outro, o sistema aparece atualizado, sem ninguém ter atualizado, o que pode ser?
Possivelmente, a opção de update automático em Opções > configurar recursos esteja ativada, basta desativar e salvar, que vai deixar de atualizar automaticamente.

- Estou utilizando o sistema e está tudo funcionando perfeitamente, preciso atualizar?
Se estiver utilizando o sistema em uma versão muito antiga, sugerimos atualizar, mas seguindo um protocolo para atualização do sistema.

- O que seria este protocolo?
É um conjunto de procedimentos que permitem direcionar o trabalho na resolução ou prevenção de um problema.
Protocolo descreve uma situação específica de assistência/cuidado, com detalhes operacionais e especificações sobre o que fazer, quem fazer e como fazer.

- A atualização está demorando muito para concluir, parou em uma parte e não continua e nem conclui, posso cancelar ou reiniciar a máquina?
Não, mesmo que demore, aguarde concluir, para evitar danos ao sistema.

- Meu sistema está apresentado um erro, devo atualizar?
Primeiro, deve-se identificar o erro, para identificar o que está causando o erro. Exemplo: Erro ao gerar boletos, pode está ligado as informações do cadastro do cliente ou da conta.

 Não aparece o ano de 2023 nas opções de gerar notas fiscais ou ao gerar boletos novos, devo atualizar?
Neste caso, sim, pois não há como corrigir ou alterar as versões antigas.

- É possível implementar um recurso da versão nova, em uma versão antiga?
Não, pois não há como alterar versões antigas.

- É possível voltar com algumas opções que as versões antigas possuiam, na versão nova?
Não. Algumas opções foram descontinuadas, como o BCash.

- Meu sistema está gerando logs com o horário errado, preciso atualizar?
Não, a data e hora são corrigidos com alguns procedimentos de configuração de fuso horário e de sincronização de horário.

- Depois que atualizei, não estou encontrando as mesmas opções que haviam nos menus ou algum nenu não aparece mais, o que devo fazer?
Algumas opções dentro dos menus mudaram de local e as opções de um menu que não está mais disponível, estão dentro de outro menu.

- Meu sistema está apresentando a mensagem "Impossivel estabelecer uma conexao com o banco de dados...", preciso atualizar?
Primeiro, verifique se há espaço livre em disco suficiente, pelo menos do mesmo tamanho do espaço ocupado. Confira se houve um desligamento inesperado do sistema, por falta ou oscilação de energia elétrica. Depois de tudo verificado, você pode atualizar para resolver esta questão.

- Meu sistema está em uma das versões 19, 20, 21 ou 22, mas não atualiza, sempre apresenta a mensagem que foi atualizado ou apresenta erro de permissão, o que devo fazer?
Execute o comando a seguir e tente novamente: chmod -R 777 /opt/mk-auth/bin/

- Mesmo depois de executar o comando de permissão, continua aparecendo que não há mais suporte a atualização, o que devo fazer?
Possivelmente, foi executado algum comando de apt-get, geralmente o apt-get update ou o apt-get upgrade, que altera a parte interna do SO e impede o update do sistema. Neste caso, terá que instalar novamente o sistema, mas fique tranquilo, pois ainda poderá gerar backup, para restaurar posteriormente.

 

 

Donwgrade - Quando e como fazer

O downgrade tem o objetivo de retroceder para versões anteriores, caso apresente problemas em alguma atualização.

O processo de downgrade é ainda mas complexo, por isso é importante entender alguns pontos e tomar alguns cuidados antes de executar:

- Sempre que fizer downgrade, perderá alguma função/recurso ou correção, que está disponível somente em versão superiores; (Exemplo: algumas opções de IPV6 e a tabela referente)
- Não é mais possível fazer downgrade para versões anteriores a 18, pois foram descontinuadas;
- O downgrade para versões mais antigas, é feito gradativamente, ou seja, é necessário passar por algumas versões, antes de chegar na versão desejada.
- Verifique se há espaço livre em disco, pelo menos o mesmo tamanho do espaço utilizado;
- Gere um backup manual e salvar em outro dispositivo.
- Faça um teste, instalando o sistema em uma máquina a parte, restaure o backup na mesma versão, para saber se o backup está íntegro e depois execute o downgrade até a versão desejada;
- Dê preferência para executar em um horário em que não tenha usuários utilizando o sistema e que seja fora do horário de atedimento;
- Tenha um sistema sobressalente, para subir em caso de problemas, dutrante o processo de downgrade;
- Se for uma máquina local, tenha dispositivos de continuidade de energia, caso caia a energia elétrica da rede pública; (Exemplo: NoBreak)

Execute a opção de downgrade, até chegar na versão desejada;

Execute testes para saber se está tudo funcionando corretamente.

 


Caso necessite atualizar e apresentar erro de permissão ou que já está atualizado, execute o comando abaixo, pelo Putty e tente novamente:
chmod -R 777 /opt/mk-auth/bin/

 

Dúvidas:
- Não gostei do layout da nova versão, posso fazer downgrade?
Sim, mas perderá os novos recursos.

- Se o update não der certo, posso fazer downgrade?
Sim, o downgrade também tem esta função.

- Estou utilizando a IUGU para gerar boletos para os clientes, se eu fizer downgrade para a versão 23.01 ou inferior, vai parar de funcionar?
Sim, pois a integração da IUGU, está disponivel somente a partir da versão 23.02.

- Meu sistema está com problemas, devo ficar fazendo downgrade e update, até achar uma versão que funcione?
Não, primeiro tem que identificar o erro ou problema, para poder identificar o que está causando ele.

- Fiz downgrade para uma versão mais antiga e não abre a tela de login, apenas fica cheio de caracteres, o que devo fazer?
Para corrigir isto, é necessário executar o update, mas caso queira continuar nesta versão, faça downgrade para uma versão anterior, depois execute o update uma vez.

 

Exemplo de protocolo para atualização ou donwgrade do sistema:
 - Antes de tudo, faça o seguinte:
1 Gerar um backup e salvar em outro dispositivo;
2 Restaurar o backup em um sistema de teste, em uma máquina a parte, na mesma versão;
Conferir se os dados do backup, foram restaurados;
Atualizar o sistema de teste até a versão desejada;
Conferir se está tudo funcionando;
3 Ter um sistema reserva, para subir em caso de pane do sistema em produção; (Preparar uma máquina reserva com o sistema instalado, pronto para restaurar um backup e substituir temporariamente, a máquina em produção.)
...
 - Antes de atualizar ou fazer donwgrade:
1 Confira o espaço em disco; (Caso o disco esteja cheio ou com espaço insuficiente, substituir o disco.)
2 Identificar um dia e horário, em que o sistema não esteja em uso por usuários, que tenha menos fluxo de atendimento ou fora do horário de atendimento e que a equipe esteja presente, para rápido sanar algum problema que possa ocorrer durante o processo.
3 Deixar a equipe preparada para o procedimento.
...
 - No momento da atualização ou downgrade:
1 Executar a opção de update ou dongrade uma vez e testar acessos, alterações, lançamentos, callbacks e etc;
2 Executar mais uma vez e testar novamente; (Caso seja necessário)
3 Continuar a fazer isso, até chegar na versão desejada.
...
 - Após a atualização ou downgrade:
1 Acompanhar possiveis erros de conexão dos clientes e identificar as causas;
2 identificar causas;
...
 - Correções de erros/falhas:
1 Reparar clientes
2 Reconfigurar ramal;
3 Update;
4 Downgrade;
...
 - Correção concluída e sistema 100% ativo;

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Boa tarde, precisava fazer um ajuste, como posso falar com o Pedro, poderia me ajudar

This reply was deleted.