[resolvido] Api cancelando boleto e Fortunus

Pedro 

Estou com um problema

O api do mkauth esta cancelando o boleto automático no Gerencianet, e não esta criando uma 2 via automático depois do vencimento para calcular juros 

O api esta cancelando e não Recalcular 2º via data/valor

Estava até funcionada logo no inicio, começou a falhar, falhar que parou de vez  

como resolver?

Os cara de Ti da gerencianet pediu para deixar desmarcada o Recalcular 2º via data/valor e deixar em 0 Máximo dias para recalcular, como esta na foto10456759691?profile=RESIZE_710x

Antes estava marcado como Sim a Recalcular 2º via data/valor

 

Fortunus no carnê não está calculando jurus mesmo configurado 

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Respostas

  • Boa tarde prezado(a),

    Uma explicação rapida sobre o fortunus e a nova API do Gerencianet:
    1. Como o próprio Gerencianet informou, o fortunus está em desuso e o genciamento dos títulos, é feito na plataforma do Gerencianet.
    2. Pela nova API, todo o procedimento deve ser feito somente no sistema MK-AUTH, não é necessário fazer procedimentos na plataforma do Gerencianet, ou seja, gerar carnê ou título, alterar, gerar/imprimir 2ª via, excluir, atualizar depois de vencido, receber em mãos e etc, devem ser feitos somente pelo sistema MK-AUTH.

    Para que o sistema recalcule a 2ª via do boleto em atraso, a opção "Contra_Apresentação" deve está desativada, a opção "Recalcular 2ª via data/valor" deve está ativada e o campo "Máximo dias para recalcular" deve está preenchido com o número máximo de dias que vai poder ser recalculado o boleto em atraso.

    Se a opção "Recalcular 2ª via data/valor" estiver desativada e o campo "Máximo dias para recalcular" estiver preenchido com 0 (zero), vai valer as regras que você estipular nos campos de instruções, de multa e de juros e do Gerencianet (possivelmente até o limite de 29 dias de atraso). Se o cliente for pagar em atraso, o banco ou o aplicativo vai fazer os calculos de atraso e mostrará ao cliente.


    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

    • Olha entendi que as 2  regras estipuladas abaixo são valida!

      Para que o sistema recalcule a 2ª via do boleto em atraso, a opção "Contra_Apresentação" deve está desativada, a opção "Recalcular 2ª via data/valor" deve está ativada e o campo "Máximo dias para recalcular" deve está preenchido com o número máximo de dias que vai poder ser recalculado o boleto em atraso.

      Se a opção "Recalcular 2ª via data/valor" estiver desativada e o campo "Máximo dias para recalcular" estiver preenchido com 0 (zero), vai valer as regras que você estipular nos campos de instruções, de multa e de juros e do Gerencianet (possivelmente até o limite de 29 dias de atraso). Se o cliente for pagar em atraso, o banco ou o aplicativo vai fazer os calculos de atraso e mostrará ao cliente.

       

      O limite de 29 dias de atraso, depois disso o que vai acontecer e o que fazer?

      • Bom dia prezado(a),

        Se a opção de recalcular 2ª via estiver ativada e estiver preenchido o campo de "máximo dias para recalcular" com 50 dias, o sistema atualizará o boleto em atraso quando o cliente acessar a central e clicar no boleto em atraso de 29 dias, mas se passar do máximo de dias, será necessário gerar um novo boleto manualmente.

        No caso de está desativada a opção de recalcular a 2ª via, depois de 29 dias de atraso, não vai ser mais possível fazer o pagamento do boleto e vai ser necessário gerar um novo boleto manualmente.


        Qualquer dúvida, estamos à disposição.
        Atenciosamente,
        Equipe MK-AUTH

        • Com esse tempo 29 e 50 dia é pouco, e não reberei o juros e mutas calculado,   Como faz para altera esse tempo para mais, pos tem cliente que leva muito mais que 90 dias ,

          E outra; o gerencianet um tempo tinha informado que o boleto fica valiso por 90 dias

          o bolrto com 29 ou 50 dia o mkauth faz cancelar né

          • Bom dia prezado(a),

            O que eu citei no comentário anterior, foram exemplos de caso.
            No sistema você pode colocar um numero bem maior que 50 dias, caso queira.

            Quando o boleto está vencido e está dentro do prazo de dias vencidos do sistema, como no primeiro caso do comentário anterior, o sistema cancelara o boleto anterior e gerará um novo com o juros e multa somados ao valor original do boleto e a data de vencimento será para alguns dias a frenta da data atual.


            Qualquer dúvida, estamos à disposição.
            Atenciosamente,
            Equipe MK-AUTH

            • Espera aí; não entendi ainda!

              Exemplo: Se a opção de recalcular 2ª via estiver ativada e estiver preenchido o campo de "máximo dias para recalcular" com 50 dias, 

              Vai calcular juros e multa dentro dos 50 dias.. ou só vai calcular depois dos 50 dias que a fatura for auto cancelada  e auto gerada? pode respoder.

               

              O só, pela qual abrir esse descussão,foi pela qual o boleto esta sendo cancelado e não gerado automatico pelas as configuração aplicada a baixo

               

              Se a opção "Recalcular 2ª via data/valor" estiver desativada e o campo "Máximo dias para recalcular" estiver preenchido com 0 (zero)

              Qual seria a melho opção para um bom funcionamento?

               

              • Boa tarde prezado(a),

                Neste caso, vai calcular os juros e multa se estiver em atraso até 50 dias.
                Para que o sistema recalcule a segunda via do boleto em atraso, é necessário que o sistema cancele o boleto em atraso no Gerencianet, para que seja gerado um novo, com a data de vencimento atualizada e com valor do boleto já acrescidos dos juros e multa, isso é feito automaticamente pelo sistema, não e necessário fazer nenhum procedimento na plataforma do Gerencianet.

                É mais cômodo deixar que o sistema faça isso, do que toda vez que o boleto estiver com atraso acima do limite de dias que o Gerencianet determina, o cliente pedir um novo boleto para efetuar o pagamento e o provedor ter que gerar e encaminhar para o cliente manualmente.


                Qualquer dúvida, estamos à disposição.
                Atenciosamente,
                Equipe MK-AUTH

                • Abrir esse descussão porque o mkauth cancela o boleto e não gera um novo boleto!!!!!!!!

                  Não entendi do que falou!

                  Vai calcular os juros e multa se estiver em atraso até 50 dias. {(  Durante esse 50 dias,  quando o cliente for realiza o pagamento de ( X )  vai esta com valor ( Y ) dos juros e multas atualizado .......Ou tem que esperar passar os 50 dias para  recalcular com valor ( Y ) atualizado )}

                  O que eu quero não nem quando o cliente abriar o boleto

                  Mas o que eu quero é quando o cliente  for pagar o boleto e já aparece com juros e multa atualizado só isso. e saber se isso acorre dentros do 50 dias ou depois!!

                  • Boa noite amigo, acho que eu entendi seu ponto.
                    O Sistema já está funcionando assim como vc precisa

                    No campo (Máximo de dias para recalcular) vc que diz até quantos dias o boleto ficara disponível para pagamento, por exp:

                    Dia do vencimento é dia 10/5/2022 e no campo (máximo de dias...) vc coloca o valor 15, o seu cliente só pode pagar esse boleto ate o dia 25/5, caso ele pague no dia 20/05 ele vai pagar muita e juros dos 10 dias que passaram do vencimento (do dia 10/5 ate 20/5.

                    Se ele tentar pagar esse boleto no dia 26/5 ele não vai conseguir, pois vc disse na opção (Máximo de dias para recalcular) 15 dias
                    o sistema só vai fazer o calculo de multa e juros dentro de 15 dias, caso passe disso o boleto não é mas considerado valido,
                    vc tem que gerar um outro boleto manualmente,
                    Como no seu caso que cliente que paga com 90 dias vc pode colocar 90 dias, no campo (Máximo de dias para recalcular) assim seu cliente na hora de pagar o boleto com 70 dias de atraso ele vai pagar com 70 dias de multa seguido de juros

                    • A proposito se passar da data do vencimento o boleto vai ficar vermelho no gerencianet sim, isso é normal
                      ja aconteceu comigo.

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