Caros,

Ontem realizei atualizacao do MK-Auth (pra tentar resolver o problema de backup manual).
Realizei 3 atualizacoes (ao final de cada uma, rebootava o servidor).

Depois corrigi o timezone em (pra hora ficar correta na interface web:
vim /opt/mk-auth/include/configure.php
date_default_timezone_set('America/Fortaleza');

Depois disso, vi que mudou os menus da interface web (ex: não existe mais o relatórios), porem a versao da interface continua a mesma ( MK-AUTH 22.04 :: L4.9 ).

Após a atualizacao, no relatorios "Conexoes -> Conectados Agora" aparece como 00000.
A ultima conexao dos clientes está como encerrada as 3:14 de 29/12, ex:

ana 28/12/2022 19:56:01 29/12/2022 03:14:03 07:18:02 105.69MB / 2.11GB 192.168.125.41


Notei também que o radius.log está sempre com esses alertas:

root@mk-auth:~# tail -f /var/log/freeradius/radius.log
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : Auth: (1118) Login incorrect (mschap: FAILED: No NT/LM-Password. Cannot perform authentication): [felipeborba/<via Auth-Type = mschap>] (from client CCR1009 port 15944482 cli 18:0D:2C:C2:90:5B)
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1120) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1119) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1121) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1122) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1123) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1124) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1125) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:57 2022 : ERROR: (1126) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:57 2022 : ERROR: (1127) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1128) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1130) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1129) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22

 

No entanto, os clientes estao autenticando normalmente no Mikrotik.
Tem algo que eu possa revisar e corrigir pra sanar o problema?

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Faça um backup manual, diretamente pelo putty, do banco de dados, pois eu também estava com problemas no backup manual e dessa forma, está indo um backup completo, muito melhor que o manual. 

    • Flavio, vc diz um dump da base de dados? Ex:
      mysqldump --all-databases -F > backup-online.sql

      • Para gerar o backup:

        Abra o putty e no console digite: mysqldump -h localhost -u root -pvertrigo mkradius > /tmp/backupmkauth2023.sql

        (voce pode mudar o nome backupmkauth2023.sql para algo q vc saiba q é o backup)

        Entre via WinSCP, procure a pasta /tmp/ e baixe o arquivo para um computador.

        Para restaurar o backup:

        1 - Suba o arquivo de backup q vc salvou na sua maquina via WinSCP para a pasta /tmp/

        2 - Abra o putty e digite: mysql -u root -pvertrigo -p mkradius < /tmp/backupmkauth2022.sql (ou o nome que vc colocou)

        Sua senha root provavelmente nao vai funcionar,  use a senha vertrigo

        Depois de retornar o backup, repare todos os clientes para as marcações de conexão voltem ao normal.

        Conselho: FAÇA O BAKUP PRIMEIRO EM UMA MAQUINA QUE NAO ESTEJA EM PRODUÇÃO E CONFIRA SE ESTA TUDO CORRETO.

        PELO WINSCP, O ARQUIVO VAI ESTAR EM /tmp/backupmkauth2022.sql (ou o nome q vc colocar) 

        Esse backup faz backup completo do banco de dados.

        • Valeu Flavio, fiz um backup assim mais cedo!

    • Prezado(a),

      Repare os clientes.
      Confira se o horário do sistema e do Mikrotik, estão sincronizados.


      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Atenciosamente,
      Equipe MK-AUTH

      • Estamos também com o mesmo problema, reparamos os clientes e o horario também está correto.
        Acontece que o log do radius.log está crescendo absurdamente devido ao erro que o colega menciona.

        O problema está mesmo em alguma coisa desta atualização.
        Tudo começou justamente pelo mesmo problema do backup estar corrompido, como sempre fomos orientados a atualizar o sistema, acabou que chegamos a esta falha no log e no sistema.

        • eu consegui resolver o meu, mais notei que arquilo Radius.log qualquer pesquisa ou alteração você faz no mk auth ele fica repetindo e arquivo fica só crescendo. exemplo se você pesquisa um nome de um cliente ele fica la infinitamente criando a pesquisa no log..

          • Elton, e quando vc vai em "Clientes -> Listar Todos os clientes" e clica em "conexões" de um dos clientes, ele mostra que o cliente está conectado? Por aqui tá desde o dia 29/12/2022 03:13:00 sem atualizar o de ninguém!

             

          • Dê um tail -f /var/log/freeradius/radius.log

            Veja como o radius está recebendo o log, também verifique o tamanho do seu arquivo radius.log talvez ele esteja grande e isso esteja consumindo sua memória RAM disponível.

            Pergunta: Como você resolveu seu problema do erro do log?

      • Reparei 1 cliente pra testar, a conexão PPPoE do MIkrotik foi finalizada e o MK-Auth gravou o fim da conexão com a hora de agora.
        No entanto, alguns segundos depois o cliente voltou a conectar e NÃO aparece como conectado no MK-Auth.


        10923884081?profile=RESIZE_930x

This reply was deleted.