Caros,

Ontem realizei atualizacao do MK-Auth (pra tentar resolver o problema de backup manual).
Realizei 3 atualizacoes (ao final de cada uma, rebootava o servidor).

Depois corrigi o timezone em (pra hora ficar correta na interface web:
vim /opt/mk-auth/include/configure.php
date_default_timezone_set('America/Fortaleza');

Depois disso, vi que mudou os menus da interface web (ex: não existe mais o relatórios), porem a versao da interface continua a mesma ( MK-AUTH 22.04 :: L4.9 ).

Após a atualizacao, no relatorios "Conexoes -> Conectados Agora" aparece como 00000.
A ultima conexao dos clientes está como encerrada as 3:14 de 29/12, ex:

ana 28/12/2022 19:56:01 29/12/2022 03:14:03 07:18:02 105.69MB / 2.11GB 192.168.125.41


Notei também que o radius.log está sempre com esses alertas:

root@mk-auth:~# tail -f /var/log/freeradius/radius.log
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : Auth: (1118) Login incorrect (mschap: FAILED: No NT/LM-Password. Cannot perform authentication): [felipeborba/<via Auth-Type = mschap>] (from client CCR1009 port 15944482 cli 18:0D:2C:C2:90:5B)
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1120) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1119) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1121) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1122) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1123) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1124) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1125) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:57 2022 : ERROR: (1126) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:57 2022 : ERROR: (1127) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1128) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1130) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1129) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22

 

No entanto, os clientes estao autenticando normalmente no Mikrotik.
Tem algo que eu possa revisar e corrigir pra sanar o problema?

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • amigos quem tem a radacct muito cheia o programa de update não deve está conseguindo criar as colunas sozinho, usem os comandos abaixo no ssh para adicionar as colunas framedipv6prefixdelegatedipv6prefix na radacct que resolve essa mensagem no radius.log e logo, logo ainda nos proximos updates o sistema já irá precisar dessas colunas para controle de ipv6.

    echo "ALTER TABLE radacct ADD framedipv6prefix varchar(64) NULL DEFAULT NULL" | sudo mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius

    echo "ALTER TABLE radacct ADD delegatedipv6prefix varchar(64) NULL DEFAULT NULL" | sudo mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius

     

    • Deu certo, Pedro, agora quando o cliente reconecta, aparece conectado!

       

      • Aqui ainda seguimos com diversas anomalias no sistema, alguns clientes sobem, outros não, o radius.log faz log hora sim, hora não.

        No momento do backup automático o radius trava e chega a cair.

        • Boa tarde prezado(a),

          Verifica se o disco está cheio.
          Limpa os logs de conexões inválidas.
          Repare os clientes.


          Qualquer dúvida, estamos à disposição.
          Atenciosamente,
          Equipe MK-AUTH

This reply was deleted.