Caros,
Ontem realizei atualizacao do MK-Auth (pra tentar resolver o problema de backup manual).
Realizei 3 atualizacoes (ao final de cada uma, rebootava o servidor).
Depois corrigi o timezone em (pra hora ficar correta na interface web:
vim /opt/mk-auth/include/configure.php
date_default_timezone_set('America/Fortaleza');
Depois disso, vi que mudou os menus da interface web (ex: não existe mais o relatórios), porem a versao da interface continua a mesma ( MK-AUTH 22.04 :: L4.9 ).
Após a atualizacao, no relatorios "Conexoes -> Conectados Agora" aparece como 00000.
A ultima conexao dos clientes está como encerrada as 3:14 de 29/12, ex:
ana 28/12/2022 19:56:01 29/12/2022 03:14:03 07:18:02 105.69MB / 2.11GB 192.168.125.41
Notei também que o radius.log está sempre com esses alertas:
root@mk-auth:~# tail -f /var/log/freeradius/radius.log
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : Auth: (1118) Login incorrect (mschap: FAILED: No NT/LM-Password. Cannot perform authentication): [felipeborba/<via Auth-Type = mschap>] (from client CCR1009 port 15944482 cli 18:0D:2C:C2:90:5B)
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1120) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1119) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1121) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1122) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1123) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1124) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1125) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:57 2022 : ERROR: (1126) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:57 2022 : ERROR: (1127) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1128) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1130) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1129) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
No entanto, os clientes estao autenticando normalmente no Mikrotik.
Tem algo que eu possa revisar e corrigir pra sanar o problema?
Respostas
Flavio, vc diz um dump da base de dados? Ex:
mysqldump --all-databases -F > backup-online.sql
Elton, e quando vc vai em "Clientes -> Listar Todos os clientes" e clica em "conexões" de um dos clientes, ele mostra que o cliente está conectado? Por aqui tá desde o dia 29/12/2022 03:13:00 sem atualizar o de ninguém!
eu consegui resolver o meu, mais notei que arquilo Radius.log qualquer pesquisa ou alteração você faz no mk auth ele fica repetindo e arquivo fica só crescendo. exemplo se você pesquisa um nome de um cliente ele fica la infinitamente criando a pesquisa no log..
Estamos também com o mesmo problema, reparamos os clientes e o horario também está correto.
Acontece que o log do radius.log está crescendo absurdamente devido ao erro que o colega menciona.
O problema está mesmo em alguma coisa desta atualização.
Tudo começou justamente pelo mesmo problema do backup estar corrompido, como sempre fomos orientados a atualizar o sistema, acabou que chegamos a esta falha no log e no sistema.
Prezado(a),
Repare os clientes.
Confira se o horário do sistema e do Mikrotik, estão sincronizados.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH
Bom dia prezado(a),
Os logs de conexões devem ser presevados por pelo menos 1 ano, sendo que este prazo pode ser prorrogado através de requerimento de qualquer autoridade policial ou administrativa, ou pelo Ministério Público, por um prazo superior indefinido.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH
Faça um backup manual, diretamente pelo putty, do banco de dados, pois eu também estava com problemas no backup manual e dessa forma, está indo um backup completo, muito melhor que o manual.
recomendo você fazer ele antes de corrigir ele simples. porque ate seus backup fica menor tem muita informações desde 2017
Alguma das últimas atualizações faz uma mudança na tabela radacct. Essa tabela é a que alimenta essa tela do histórico de conexões.
Como você tem registros de 2017, a tabela deve estar muito grande, com isso o script de alteração deve estar demorando muito e, até mesmo, dando algum erro ao ser executado.
Valeu Elton!
Vou aguardar o bug do backup manual ser corrigido, dai rodo esse do MySQL.