Caros,

Ontem realizei atualizacao do MK-Auth (pra tentar resolver o problema de backup manual).
Realizei 3 atualizacoes (ao final de cada uma, rebootava o servidor).

Depois corrigi o timezone em (pra hora ficar correta na interface web:
vim /opt/mk-auth/include/configure.php
date_default_timezone_set('America/Fortaleza');

Depois disso, vi que mudou os menus da interface web (ex: não existe mais o relatórios), porem a versao da interface continua a mesma ( MK-AUTH 22.04 :: L4.9 ).

Após a atualizacao, no relatorios "Conexoes -> Conectados Agora" aparece como 00000.
A ultima conexao dos clientes está como encerrada as 3:14 de 29/12, ex:

ana 28/12/2022 19:56:01 29/12/2022 03:14:03 07:18:02 105.69MB / 2.11GB 192.168.125.41


Notei também que o radius.log está sempre com esses alertas:

root@mk-auth:~# tail -f /var/log/freeradius/radius.log
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : Auth: (1118) Login incorrect (mschap: FAILED: No NT/LM-Password. Cannot perform authentication): [felipeborba/<via Auth-Type = mschap>] (from client CCR1009 port 15944482 cli 18:0D:2C:C2:90:5B)
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1120) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1119) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1121) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1122) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1123) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1124) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:56 2022 : ERROR: (1125) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:57 2022 : ERROR: (1126) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:57 2022 : ERROR: (1127) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1128) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1130) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22
Fri Dec 30 21:31:58 2022 : ERROR: (1129) sql: ERROR: rlm_sql_mysql: ERROR 1054 (Unknown column 'framedipv6prefix' in 'field list'): 42S22

 

No entanto, os clientes estao autenticando normalmente no Mikrotik.
Tem algo que eu possa revisar e corrigir pra sanar o problema?

 

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Respostas

  • Flavio, vc diz um dump da base de dados? Ex:
    mysqldump --all-databases -F > backup-online.sql

  • Elton, e quando vc vai em "Clientes -> Listar Todos os clientes" e clica em "conexões" de um dos clientes, ele mostra que o cliente está conectado? Por aqui tá desde o dia 29/12/2022 03:13:00 sem atualizar o de ninguém!

     

  • eu consegui resolver o meu, mais notei que arquilo Radius.log qualquer pesquisa ou alteração você faz no mk auth ele fica repetindo e arquivo fica só crescendo. exemplo se você pesquisa um nome de um cliente ele fica la infinitamente criando a pesquisa no log..

  • Estamos também com o mesmo problema, reparamos os clientes e o horario também está correto.
    Acontece que o log do radius.log está crescendo absurdamente devido ao erro que o colega menciona.

    O problema está mesmo em alguma coisa desta atualização.
    Tudo começou justamente pelo mesmo problema do backup estar corrompido, como sempre fomos orientados a atualizar o sistema, acabou que chegamos a esta falha no log e no sistema.

  • Prezado(a),

    Repare os clientes.
    Confira se o horário do sistema e do Mikrotik, estão sincronizados.


    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

  • Bom dia prezado(a),

    Os logs de conexões devem ser presevados por pelo menos 1 ano, sendo que este prazo pode ser prorrogado através de requerimento de qualquer autoridade policial ou administrativa, ou pelo Ministério Público, por um prazo superior indefinido.


    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

  • Faça um backup manual, diretamente pelo putty, do banco de dados, pois eu também estava com problemas no backup manual e dessa forma, está indo um backup completo, muito melhor que o manual. 

  • recomendo você fazer ele antes de corrigir ele simples. porque ate seus backup fica menor tem muita informações desde 2017 

  • Alguma das últimas atualizações faz uma mudança na tabela radacct. Essa tabela é a que alimenta essa tela do histórico de conexões.

    Como você tem registros de 2017, a tabela deve estar muito grande, com isso o script de alteração deve estar demorando muito e, até mesmo, dando algum erro ao ser executado.

  • Valeu Elton!
    Vou aguardar o bug do backup manual ser corrigido, dai rodo esse do MySQL.

     

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