Senhores.
Preciso de uma ajuda para resolver esse problema:
Estou tentando configurar outro concentrador, chamado no grafico de "Concentrador2 que conecta em outro Concentrador cmahado "Concentrador1 que esta diretamente conectado ao servidor ERP Mkauth, não estou conseguindo entender qual a configuração eu tenho que fazer no ERP e no Radius do Concentrador2.
Alguem podeir a explicar como eu consigo fazer essa configuração?
Lembrando que o concentrador1 esta operando normal e autenticando certinho.


Respostas
Se caso vc tenha um pop fora da sua rede e nele vc recebe um dedicado e queira controlar suas autenticações pppoe ou hotspot segue outro exemplo.
Uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network - VPN)é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por umaempresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída emcima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.
Criação de VPN entre matriz e filial de uma empresa usando servidores Mikrotik nas duas pontas.
Levando em consideração a seguinte estrutura:
Matriz:
Filial:
VPN:
Configurações
Partindo do ponto de que os dois servidores já estão devidamente configurados e navegando na Internet repassando a navegação para redeInterna e seus clientes via NAT, iremos configurar o Server VPN namatriz.Antes de mais nada, devemos habilitar duas opções no menu Ip> firewall > Service Ports, clique com o botão direito eselecione enable em "GRE" e "PPTP".
Abra o servidor Mikrotik pelo winbox, acesse o menu ppp. Naprimeira guia Interfaces clique na opção PPTP Server marque a opção enable.
Na segunda guia, "secrets", crie um usuário para conectar ao Server pela VPN:
Usuário: teste
Senha: teste
Local address: 10.10.10.1
Remote address: 10.10.10.2
Dessa forma seu servidor estará preparado para ouvir e autenticar requisições PPTP. Ainda falta configurar as rotas nesseservidor para que as máquinas internas possam ver a outra rede e vice-versa. Vá em Ip > routes e crie as duas rotas abaixo:
Primeira Rota: 10.10.10.0/24 > gateway 172.31.255.2 >>>>> AQUI FOI ONDE FIZ A ALTERAÇÃO
Segunda Rota: 172.31.255.0/24> Gateway 10.10.10.2
A rota 10.0.0.0/24 apontando para o gateway 192.168.0.1 indicaque a rede usada pela vpn será roteada pelo ip 192.168.0.1 que é daplaca interna do servidor e a rota 192.168.10.0/24 indica que a rede interna do servidor da filial será roteada pelo ip remoto que o servidor da filial receberá quando conectar.
Configuramos o servidor da matriz, agora vamos para o servidor da Filial:
Vá em PPP, na aba Interfaces crie o usuário para se conectar conforme abaixo:
Server: 187.62.XXX.212 (IP DO PRIMEIRO SERVIDOR)
user: teste
password: teste
Clique em ok e logo o usuário já se conectará ao outro servidor, dessa forma você já poderá testar do próprio servidor Mikrotik se está pingando para o IP de alguma maquina na rede internada matriz.
Para que suas máquinas na Filial com a faixa 192.168.10.X possam acessar as máquinas da matriz você terá que criar a mesma estrutura de rotas que foi criada para na matriz só que direcionandopra sua rede interna, abaixo:
Primeira Rota: 10.10.10.0/24 > gateway 172.31.255.2 >>>> NOVAMENTE A ALTERAÇÃO
Segunda Rota: 172.31.255.0/24> Gateway 10.10.10.1
Bom pessoal, com isso estaremos com a vpn funcionando nos dois pontos caso queiram adicionar mais pontos é só seguir o mesmo raciocínio. Outra coisa, você pode também criar um usuário para acessarde qualquer máquina Windows diretamente em rede assistente para novas conexões e marcar a opção conectar-me a uma vpn.
Pessoal teste hoje é ta funcionado na boa para ter uma ideia cadastrei um cliente novo pela base nova direto pelo hot site e quando fiz o login amarrou o IP ao MAC na boa coisa que não esta fazendo na RB local.
Obrigado pela disponibilidade, vou tentar, caso eu não consiga eu lhe chamo no zap.
Caso necessite de ajuda 21983725949 zap
Obrigado, vou assitir o video.
https://youtu.be/-xDCbybOenY