Airgrid versus Nanostation

Abro este tópico com o propósito de explicar (e até orientar) aos menos conhecedores, ou aos que sequer se deram conta, de quais as vantagens e desvantagens entre airgrid (antena direcional) e nanostation (antena setorial).

Pois bem, quando utilizada como cliente, a antena setorial (tipo a nanostation) tem uma vantagem sobre a airgrid, que seria a fácil fixação dela no suporte. No mais a desvantagem é muito grande: quando se utiliza uma antena setorial no cliente, ela capta o sinal num ângulo de aproximadamente 40º, na horizontal. Entretanto essa antena gera sinal também neste mesmo ângulo, o que causa bastante interferência para outros sistemas.

Quando se utiliza antena direcional, o ângulo de abertura da antena é pequeno, da ordem de 4º, causando muito menos interferência em outros sistemas.

O custo delas é quase o mesmo.

Imagine em uma cidade ou bairro, que contenha cerca de 200 antenas tipo nanostation... vai causar muito ruído, mesmo que sejam usados vários canais - a situação é mais crítica ainda quando isso acontece na frequência de 2,4GHz.

Antena setorial (ou mesmo omnidirecional) é pra ser usada somente em repetidoras.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • conheço um engenheiro que tinha falo sobre isso, Airgrid em todos os clientes, nao utilize nano por causa abertura. Mais todos os concorrentes usam nano  não tem jeito, se for contar aqui na cidade teve tem uma 5000 nano loco kkkk em clientes...

  • Outra coisa,Alen de usar nano usam a potencia no maximo 29 dbi . logo 5.8 nao vai mais ser viavel Tudo por  falta de preparo e conhecimento. Mas mesmo sabendo fazen a coisa erada ai as grandes vem e tomam conta do mercado.

  • acompanhando

  • Amigos estava pesando em fazer um suporte de alumínio para fixar atraz dos nanos para diminuir o grau de abertura alguem tem uma ideia como fazer... 

  • valeu a dica...

    Rogerio disse:

    Outra coisa,Alen de usar nano usam a potencia no maximo 29 dbi . logo 5.8 nao vai mais ser viavel Tudo por  falta de preparo e conhecimento. Mas mesmo sabendo fazen a coisa erada ai as grandes vem e tomam conta do mercado.

  • o ideal, seria nano loco m5 ??

    ou nano bridger m5 ?

    os preços ta quaze igual a air grid. 200 a 270 , vc consegue...

  • Depende qual o propósito de uso... Se for para uma repetidora, para atender os clientes, eu aconselharia usar uma rocket em conjunto com uma basestation ou uma omni. A nanobridge seria indicada para fazer um ptp.

  • eu uso, rocket com base de 17 dbi. falo pra clientes..nano loco ou nano bridger, pelo fato ser 2x2 ...

    Eng. Hélio Rohden disse:

    Depende qual o propósito de uso... Se for para uma repetidora, para atender os clientes, eu aconselharia usar uma rocket em conjunto com uma basestation ou uma omni. A nanobridge seria indicada para fazer um ptp.

  • nanobridge é uma antena direcional... pode ser usada sem nenhum problema (outra alternativa seria usar a airgrid pra clientes - também estaria bom)

  • mas air grid não teria aquela perca no caso de trabalhar 1x1 sem ser mimo., ?

    Eng. Hélio Rohden disse:

    nanobridge é uma antena direcional... pode ser usada sem nenhum problema (outra alternativa seria usar a airgrid pra clientes - também estaria bom)

This reply was deleted.