Abro este tópico com o propósito de explicar (e até orientar) aos menos conhecedores, ou aos que sequer se deram conta, de quais as vantagens e desvantagens entre airgrid (antena direcional) e nanostation (antena setorial).
Pois bem, quando utilizada como cliente, a antena setorial (tipo a nanostation) tem uma vantagem sobre a airgrid, que seria a fácil fixação dela no suporte. No mais a desvantagem é muito grande: quando se utiliza uma antena setorial no cliente, ela capta o sinal num ângulo de aproximadamente 40º, na horizontal. Entretanto essa antena gera sinal também neste mesmo ângulo, o que causa bastante interferência para outros sistemas.
Quando se utiliza antena direcional, o ângulo de abertura da antena é pequeno, da ordem de 4º, causando muito menos interferência em outros sistemas.
O custo delas é quase o mesmo.
Imagine em uma cidade ou bairro, que contenha cerca de 200 antenas tipo nanostation... vai causar muito ruído, mesmo que sejam usados vários canais - a situação é mais crítica ainda quando isso acontece na frequência de 2,4GHz.
Antena setorial (ou mesmo omnidirecional) é pra ser usada somente em repetidoras.



Respostas
alguem ja usou o nano station M5 como painel setorial qual o angulo de abertura? e quantos clientes de 5 mb cada ele suporta mutanos?
não tive boas experiencias com airgrid com regioes de sombra, foi quase meio dia tentando alinhar e melhorar o sinal mas sem sucesso, cliente com 800metros da torre, troquei por uma nanoloco m5 e foi coisa de 15 minutos.
uso basetation com rocket na torre.
tenho minhas duvidas se comprarei novamente essas airgrid. será que pra distancias acimas de 2km elas ficam boas?
Irei testar esse meu projeto dessa forma, clientes ate 1 KM nano loco m5, acima disso air grid ou nano brigder, na minha torre uso rocket com base de 17 dbi , depois posto como esta saindo minha rede, mas se alguém quiser trocar informações macetes pode compartilha ai também, obrigado até mais..
Pessoal,
Entre mitos e verdades, podemos dizer o seguinte:
sera que se eu trabalhar com ate 1km com nano loco m5, e acima disso air grid ou nano brigder terei dor de cabeça????
è melhor per de 1x1 da airgrid e ter uma rede funcionando 10 anos do que ter 2x2 e ter uma rede no maximo 2 anos.
mas air grid não teria aquela perca no caso de trabalhar 1x1 sem ser mimo., ?
Eng. Hélio Rohden disse:
nanobridge é uma antena direcional... pode ser usada sem nenhum problema (outra alternativa seria usar a airgrid pra clientes - também estaria bom)
eu uso, rocket com base de 17 dbi. falo pra clientes..nano loco ou nano bridger, pelo fato ser 2x2 ...
Eng. Hélio Rohden disse:
Depende qual o propósito de uso... Se for para uma repetidora, para atender os clientes, eu aconselharia usar uma rocket em conjunto com uma basestation ou uma omni. A nanobridge seria indicada para fazer um ptp.
-
1
-
2
de 2 Próximo