Olá Pessoal, venho pedir uma ajuda pra implementar um backup automático no meu Vsphere (esxi) usando o script ghettoVCB.sh.
Andei pesquisando no google e encontrei este tutorial
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Backup-de-maquinas-virtuais-no-ESXi-50-com-script-ghettoVCB
Pois é só que não consigo colocar no cron pra ser automático apenas consigo fazer os backups via comando diretamente no putty a partir de uma outra estação, mas gostaria que esta mesma estação ao rodar o comando via cron se conectasse no esxi via ssh e executase automaticamente e efetivasse o backup sem a necessidade de eu ter que digitar (yes) e a senha.
No momento digito este comando abaixo, só que preciso confirmar que sim (yes) e colocar a senha mas queria informar a senha diretamente no cron para automatizar o processo toda madrugada.
o comando que uso em uma maquina preparada pra isso é este:
ssh root@192.168.100.2 './vmfs/volumes/storagegiga/scripts/ghettoVCB.sh -f /vmfs/volumes/storagegiga/scripts/machines'
Ao digitar vem a inconveniencia de pedir minha confirmação aí digito (yes) aí me pede a senha (digito a senha) então se conecta no esxi via ssh e executa o ghettovcb.sh e então o backup é realizado.
se alguem poder me ajudar fico grato.



Respostas
Gere um arquivo de log com siga-o com o
tail -f.Exemplo disso é o
wgetquando usado na formawget -b URLCarlos Roberto Borges disse:
Pedro desculpa minha leiguice executei no terminal e apareceu um filtro colorido com a palabra ghettoVCB.sh, mas o que procuro seria o processo do backup em tempo real sendo mostrado em porcentagem como acontece quando digito pra fazer o backup manualmente
ex:
ao digitar ./ghettoVCB.sh aparece = 1% 2% 3% 4% ... e assim tenho como acompanhar o andamento do backup e vai até 100%
mas como tenho agendado no crontabs não consegui saber como acompanhar em tempo real o quanto em porcentagem já foi feito o backup.
o comando tail -f /var/log/syslog mostra apenas que hora foi executado o crond mas não dá o andamento em tempo real entende?
Pedro Filho disse:
sudo ps ax | grep ghettoVCB.sh
Carlos Roberto Borges disse:
A dificuldade de usar o rsync é justamente pelo fato das máquinas estarem rodando no momento de fazer o sincronismo por isso que uso o ghettoVCB.sh pois ele faz com as máquinas a quente.
mas aproveitando, existe algum comando que possa adicionar no agendamento pra ver o processo em andamento pois se eu executar manualmente vejo a porcentagem mas quando o crond executa o agendamento:
10 1 * * * ssh root@10.100.0.2 sh './vmfs/volumes/hdsVirtuais/Scripts/ghettoVCB.sh -f /vmfs/volumes/hdsVirtuais/Scripts/machines' > /dev/null
não mostra o processo mas apenas posso ver que executou atravez do log com comando
tail -f /var/log/syslog
Obs: já removei o ( > /dev/null ) do final do agendamento mas ainda assim não mostrou o processo do backup.
Pedro Filho disse:
me passa um exemplo que irei ver...
Marco de Freitas disse:
rsync é o ideal para sincronizar pastas.
E, Pedro, eu tenho dificuldades em gerenciar os arquivos de back-up por causa da falta de metadados neles. Você poderia adicionar um TXT com as informações relevantes ao tgz, por favor?
Pedro Filho disse:
não sei se ajuda amigo, mais costumo usar o rsync para fazer meus backups pq ele é bem rapido...
Carlos Roberto Borges disse:
Marcos e Pedro, depois de muito "sofrimento" consegui botar pra rodar o ghettovcb.sh via ssh e já está em produção fazendo backup (por enquanto) de apenas uma máquina pra testes e tem se saído bem.
Preferi fazer autenticação via ssh-keygen sem senha pois achei mais fácil mas com as duas formas funcionou normalmente testando aqui em bancada.
Agora parti pra colocar em produção como falei só que percebo que demora muito o backup de uma máquina que contem um hd virtual com 20gb com uso de 2gb, demora cerca de 40Min para fazer o backup, no NAS virtual que está com um Case externo via USB.
Procedimentos:
- já converti formato do hd entre Thin e Thick mas ainda assim não faz diferença, o backup demora muito.
- o NAS é uma maquina virtual Ubuntu 14.4 LTs 32bits com 1gb de ram e cpu 4 nucleos.
Existe algum meio de melhorar a velocidade deste backup , pois fico imaginando que neste servidor tenho maquina com 300GB e outras menores que soma um total de cerca de 900GB, e em testes pra voltar um backup de 20gb com 2gb usado dura cerca de 1hra?
Ou seria assim mesmo?
Conto com a experiência do fórum pra me ajudar neste implemento.
instala o sshpass amigo...
Carlos Roberto Borges disse:
seria pra criar uma chave ssh sem senha? vou montar o cenário em bancada e testar por aqui amigo e posto os resultados.
Marco de Freitas disse:
-
1
-
2
de 2 Próximo