Então pessoal, queria saber se uma omni 2.4 e outra 5.8 pode ser instaladas lado a lado sem causar interferência mútua.
Pois o 2.4 é para o Wifi dos notes do clientes visualizarem a rede e o telefone. já o 5.8 é para fornecer a conexão mais estável.
Posso contar?
Respostas
Sim e nao. São duas frequencias MUITO distantes entre si, mas instala-las em uma proximidade muito exagerada, pode levar a alguns fenomenos.
Primeiro o "acoplamento" das antenas. O acoplamento de antenas significa em sintese que pela proximidade, uma antena pode alterar o sinal original da outra muito proxima de modo a causar interferencias seja por interferencia construtiva (onde soma-se a onda e a tira de sua frequencia ou amplitude original, seja por interferencia destrutiva, onde uma onda anula a outra), por isso é sempre bom isolar ao maximo possivel uma antena de outra mesmo em frequencias distantes.
O segundo problema é com as interferencias eletromagnéticas no caso de altas potencias ou altos ganhos, sendo que uma onda estacionaria dependendo do seu ganho, pode até queimar um equipamento vizinho e até seu proprio equipamento transceptor. Como trabalhamos com potencias e ganhos muito baixos em nossos sistemas, isso dificilmente aconteceria, mas em transmissores de de emissoras VHF, FM etc, isso é um problema constante.
Existe uma medida sitada como ideal para se distanciar uma antena da outra para evitar esses problemas, que se não me falha a memória é de 10 lambdas uma da outra (pesquise aí o que é isso), mas como trablhamos com torres pequenas e geralmente estreitas, nem sempre isso é possivel.