Tipos de Load balance e qual é o mais utilizado.

Pessoal, não sou muito de ficar abrindo topicos, mas é o seguinte.

Lebrando antes que dei uma olhada já no forum.

Tenho uma Roteador RV042 da Linksys, que utilizo como Load Balance, porem descrevendo como ele funciona(perfeitamente), só que ele tem um pequeno problema que é o througput dele que é de até 48 Mbits, sendo que chega dar uns picos de 55 Mbits, eu preciso de mais pois minha situação vai ficar a seguinte, vou ter disponivel um link dedicado de 10/10, um vdsl de 50/5(que bate 52/6), e um adsl de 15/1(que bate 16/1).

Um linksys modelo RV016 iria me suprir, pois o Througput dele é de 98/99 Mbits, porem o valor dele é pesadinho, tendo valor variando no mercado de R$ 1350 até R$ 1800, sendo então que comprei uma RB450G, para fazer um load balance, porem vejo que muitos utilizam Load Balance PCC, mas eu pelo que entendo o PCC ele vai o cliente conectar em um Gateway e ficar conectado nele até o final do uso dele, porem isso é complicado pois preciso separar link para jogos, download, p2p e web, para ter uma saida melhor em casos de prioridade como utilizo voip aqui tambem, pesquisando através de alguns conhecidos e depois através do velho google encontrei algo sobre o modelo de load balance chamado NTH.

Eis que pergunto a vocês, no Linksys eu posso definir por exemplo que o range ou ip X saia somente pelo link 1 ou link 2 ou link 3, sendo este ip ou range com uma rota estatica, pois temos casos de sites como todos sabem estilo bancos que tem que ficar a saida deles. Neste modelo de NTH pelo que vi ele funciona parecido com a forma que citei, pois eu quero fazer o load balance mas quero definir as rotas de alguns ips mas não quero que o cliente fique somente conectado ao gateway que ele iniciou e ficar até o final. O motivo é que os meus links são assimetricos entre os 3 que mencionei.

 

Alguem teria alguma ideia ou já usaram no modelo NTH?

 

Agradeço desde já as respostas, e talz a tiradas de duvidas que posso estar meio confuso.

 

(Desculpe os erros de Português caso encontrem é que nem vou corrigir tudo hehehe)

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Pelo que sei NHT eu load balance bem anterior ou pcc . o nth era suportatado pelas verções 2 do mikrotik e bem deficiente em relação ao e dav 3.24 em diante pcc veja no wiki da mikrotk.

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/NTH_load_balancing_with_masquerade_(a...)

    traduza a url google tradutor que vai dar pra entender bem . tambem o do pcc vai que e mencinado os dois tipos NTH .

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:PCC

    leia e avaie qual e melhor no seu caso.

  • Já tinha pesquisado isso...mas de qualquer forma obrigado.

  • você esta equivocado...o pcc classifica a conexão do começo ao  fim ,nao o cliente.

    vc pode ter 1 cliente usando todos so modens ao mesmo tempo,cada conexão em um gateway,pcc e a melhor forma de balaço em mikrotik atualmente.

  • Tá...vejamos se eu entendi então...tenho lá um cliente 10.0.0.1 então esse cliente não vai ficar fixo em um gateway e sim cada conexão que ele abrir vai anexar a um gateway, ou seja se ele tiver 20 conexões aberta...ele podera ter uma conexão em cada gateway diferente? O Load Balance vai jogar conforme o peso de cada link o numero de conexões em cada link?  E quando eu quiser definir que um range ou somente um ip saia por link 1 ou link 2 ou link 3...eu posso definir a qual link ele podera sair? ou somente no primeiro link?


    Obrigado por enquanto :)


    Sóstenes L. Teixeira disse:

    você esta equivocado...o pcc classifica a conexão do começo ao  fim ,nao o cliente.

    vc pode ter 1 cliente usando todos so modens ao mesmo tempo,cada conexão em um gateway,pcc e a melhor forma de balaço em mikrotik atualmente.

  • exatamente ,dependendo de como e feito o load também e possível,normalmente o primeiro link e a rota Default vai ser o link mais utilizado,por ser redirecionados a "ele" bancos,detran etc..

     

     

  • PO valeu mesmo sobre o explicativo...o que vou fazer aqui é...voip e jogos pelo dedicado, web pelo vdsl...e sites de download pelo de 15 mbits.......pois aqui já trabalho assim, só que era outro dedicado...agora está para ser instalado outro de 10 Mbits...esses tempos eu vi um software que a galera usa ai para gerar o script de pcc...mas acontece que dev ter limitações de versão pois comprei uma RB450G e ja está com Mikrotik versão 5.x

     

    :)
    Sóstenes L. Teixeira disse:

    exatamente ,dependendo de como e feito o load também e possível,normalmente o primeiro link e a rota Default vai ser o link mais utilizado,por ser redirecionados a "ele" bancos,detran etc..

     

     

  • acompanhando

  • creio que seja o pcc

  • É vou partir para o pcc...alguem aqui já usou uma rb 450g ?

    O throughput e processamento dessas rb? Pois fiz uns testes e fiquei meio que estranhei...70 80 90 Mbits ...processamento em maximo de 20% mas dependendo o teste udp ou tcp vai lá emcima...porem isso em testes de trafego...quando usa somente tcp...link full de 30 40 mbits...processamento vai la para 100%...vou montar o load e ver no que rola.

  • acompanhando pois u usava um tplink de 4 wans e resolvi trocar para o cisco rv016,  o cisco tem redirecionamento sim mas naum sei pq o meu e de alguns amigos começaram a travar depois de uns 6 meses de uso. Tive ki tirar e colocar o tplink de volta mais estou pensando em fazer pcc numa rb. Qual melhor rb pra isso?

     

    Meus links saum 5 de 20 megas mais naum saum dedicados!

This reply was deleted.