Sistema de logs para provedores.

Boa tarde,

Algum já trabalho ou conhece algum sistema armazenamento de logs para provedores de acordo com as normas exigidas?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Votos 0
Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

• Isso é proibido para o provedor de acesso porque invade a privacidade do assinante:

Art. 8o A garantia do direito à privacidade e à liberdade de expressão nas comunicações é condição para o pleno exercício do direito de acesso à internet.

Parágrafo único. São nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que violem o disposto no caput, tais como aquelas que:

I - impliquem ofensa à inviolabilidade e ao sigilo das comunicações privadas, pela internet; ou

II - em contrato de adesão, não ofereçam como alternativa ao contratante a adoção do foro brasileiro para solução de controvérsias decorrentes de serviços prestados no Brasil.

A obrigação do registro de acesso só existe para o provedor de serviço:

Art. 15. O provedor de aplicações de internet constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 6 (seis) meses, nos termos do regulamento.

vagner sousa silva disse:

não sei bem se e isso mais pelo que deu pra entender é que ha necessidade de armazenamento para serviço de aplicação na internet exp (servidores de hospedagens) mais armazenamento de conteúdo de usuários por provedor de acesso ai ja é vedada essa pratica,,, foi o que eu entendi do texto

• Isso é proibido para provedor de acesso. A informação está no artigo 14 do Marco Civil da Internet.

Quem tem a obrigação de registrar o acesso ao serviço (Uol/Globo/Terra/IG) é o provedor do serviço (Uol/Globo/Terra/IG).

Peterson Reimberg da Silva disse:

A minha dúvida é um cliente autenticado pelo PPoE peterson.teste acessou o sites Uol/Globo/Terra/IG etc o Mk Auth armazena estes logs de acesso?

Se sim a onde eu posso encontrar esta informação

• não sei bem se e isso mais pelo que deu pra entender é que ha necessidade de armazenamento para serviço de aplicação na internet exp (servidores de hospedagens) mais armazenamento de conteúdo de usuários por provedor de acesso ai ja é vedada essa pratica,,, foi o que eu entendi do texto

• TBM QUERO SABER 

A minha dúvida é um cliente autenticado pelo PPoE peterson.teste acessou o sites Uol/Globo/Terra/IG etc o Mk Auth armazena estes logs de acesso?

Marco (TI e C) disse:

O MK-AUTH já atende à legislação pertinente, sem excedê-la.
  • A minha dúvida é um cliente autenticado pelo PPoE peterson.teste acessou o sites Uol/Globo/Terra/IG etc o Mk Auth armazena estes logs de acesso?

Marco (TI e C) disse:

O MK-AUTH já atende à legislação pertinente, sem excedê-la.
  • Pelo IP público, consegue. No caso de NAT é a lista de quem estiver ativo no ramal no momento.

Alberto Wallace dos Santos disse:

Se alguém fizer algum ilícito através do log do MK consigo localizo ?

• Se alguém fizer algum ilícito através do log do MK consigo localizo ?

Integração MK-AUTH disse:

No banco de dados. São acessíveis pelo relatório de conexões.

Bom dia.

Onde estes logs ficam armazenados?

• No banco de dados. São acessíveis pelo relatório de conexões.

Bom dia.

• Bom dia.

• O MK-AUTH armazena os logs de conexão corretamente, de acordo com o Marco Civil da Internet, artigos:
    5º; V e VI;

7º;

10º;

13º; e

14º "Na provisão de conexão, onerosa ou gratuita, é vedado guardar os registros de acesso a aplicações de internet."

Boa noite, Marco.

Os provedores precisam armazenar todos os logs de acessos de todos os clientes PPOE para eventuais consultas caso seja necessário.

O MK Auth faz este armazenamento de Logs?

This reply was deleted.