Alguem que Tenha Rede Fibra Utilizando o MKAUTH ? para dar dicas ?
Estou usando o Mkauth a mais de 2 anos e nao queria sair do mesmo ,
porem agora estou migrando a rede para fibra optica e nao sei como lhe dar se continuo com o mesmo ou se mudo para outro para poder documentar a rede .
Tem alguem usando o sistema e que tenha rede ja em fibra poderia me dar algumas dicas ,,
Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.
Respostas
O grau de dificuldade não será muito grande para implementar o monitoramento de redes de fibra óptica
utilizando o google maps api, coisa que o mkauth já tem implementado, o diagrama não é muito complicado
1- google maps api (fetch dados do usuário geolocalização)
2- cadastro das CTOs,
3- leitura via snmp dos dados da OLT, assim como o zabbix hoje faz, via generic snmp v2 , onde é possivel ler até o sinal dB da ONU.
4- banco mysql que o mkauth já utiliza só adicionar as tabelas necessárias abaixo
### CTO ###
cod_cto INT
nome VARCHAR(45)
coordenadas GEOMETRY
### SPLITTER ###
cod_splitter INT
modelo VARCHAR(45)
balanceamento VARCHAR(45)
caixa_atendimento_cod_cto INT
### Saida_splitter ###
cod_said_splitter INT
cor VARCHAR(45)
numero INT
splitter_cod_splitter INT
clientes_cod_cli INT
### velocidade ###
cod_veloc INT
nome_veloc VARCHAR(45)
download VARCHAR(45)
upload VARCHAR(45)
### clientes ###
cod_cli INT
nome VARCHAR(45)
fone_fixo VARCHAR(45)
fone_cel VARCHAR(45)
endereco_cli VARCHAR(45)
cpf_cnpj VARCHAR(45)
data_inst VARCHAR(45)
coordenada GEOMETRY
usuario_pppoe VARCHAR(45)
senha_pppoe VARCHAR(45)
potencia INT
velocidade_cod_veloc INT
usuario_id INT
### perfil ###
id INT
nome VARCHAR(45)
### usuário ###
id INT
login VARCHAR(45)
senha VARCHAR(45)
nome VARCHAR(45)
ativo TINYINT
perfil_id INT
### LOG ###
id INT
descricao VARCHAR(45)
usuario_id INT
datahora DATETIME
me adiciona no whats e conversamos.
41 99855-5452
David Stocco
weblinkdigital disse:
existem vários sistema que podem contratar para documentação de fibra,
https://www.optnet.com.br/
http://ww2.tomodat.com.br
http://www.geogridmaps.com.br/
http://www.geremap.com.br/
tenho empresa que trabalha com mksolutions e digo o sistema deles de documentação de fibras é horrível.
não só doc de fibra, e sim o v3.0 deles está péssimo só pau.
sugiro ficar com mk-auth que funciona certinho e contratar um sistema acima.
abraços
eu quero fazer um teste
DAVID STOCCO JUNIOR disse:
Como vai funcionar?
show... esse é dos meus.
desenvolvi um programa chamado de Tcontrol que faz o controle das caixas de atendimento.
Quem quiser fazer um teste online pode solicitar uma senha de um mkauth teste e testar.
Elias Andrade disse:
Eu utilizo o mkauth e desenvolvi ferramentas para auxiliar na administração da rede Optica.
entrem em contato.
David Stocco
Bacharel em Sistemas de Informação
41 99855-5452
Poxa, eu também! A fibra, utp, antena e FE seria a estrada. O carro que você vai usar é uma escolha. Você pode ir de fiorino, uno, bongo, 3/4, truck, carreta, bitrem, ainda assim a estrada passa todo mundo. Luis, se entendi, nada vai mudar na forma de fazer AAA na sua rede. Vai ter o concentrador PPPoE, seja RB, Cisco, Quaga ou qualquer outra coisa, ou até um wifi configurado na ponta. O que você tá mudando é o tipo de estrada, com limite de velocidade escalável. Enfim, não mudou nada, o cenário continua o mesmo. Agora, como você vai administrar seus clientes, em que caixa tá, porta, etc. São outros 500. Temos clientes a 6km da nossa base, ele autentica normalmente. Uso CHR(Mikrotik) virtualizado e base descentralizadas e ligadas por fibras, em ambas chega link. Quando o HyperVi identifica falhar em um servidor, ele redireciona a VM para o outro server, por esta mesma estrada, desliga a máquina e os clientes nem percebem. Espero ter ajudado.
Netloads disse:
Netloads, é fácil de entender, vou te explicar.
Parece que estamos falando de redes diferentes.
Cada rede é um PROJETO pra vc - vc projeta, implanta e entrega pro seu cliente.
Quanto mais problemas derem nessas redes depois de alguns meses de implantação, melhor pra vc.
No meu caso (e no caso de muitos pequenos provedores que estão implantando PON), pior pra mim, que tenho de arcar com todos os custos envolvidos em manter a OPERAÇÃO. Então o projeto, equipamentos, implantação, hora homem etc, saem do meu bolso constantemente. Como essas são redes de atendimento P2MP, entram e saem clientes as vezes, então sempre tem de remover e adicionar equipamentos à rede (seja adicionar/remover clientes numa CTO, seja adicionar mais CTO numa expansão de rede, a implantação de um novo bairro à ser atendido, etc). É importante saber onde temos uma CTO 1:8, uma emenda, uma fusão, a distância até esses clientes, a potência que está chegando em cada um deles, principalmente para fazermos um suporte pró-ativo.
Sistemas de gestão de rede que se integrem ao seu ERP (neste caso o MK-Auth), faz toda a diferença para manter uma operação dessas, principalmente à longo prazo.
"Se você não pode medir, não pode gerenciar" já dizia Peter Drucker.
Não estou falando de tecnologia empregada e sim estou falando da rede, rede é rede depois de pronta e tudo igual.