Rede Cabeada

amigos estou com uma duvida tenho minha rede cabeada sendo que se um swith para no decorre da rede nos sabemos que para varios eu tenho dois radios da kuzumi parados sera que teria como eu usar eles para fazer uma meio de backup tipo se uma swith para o sinal ira passar pelos radios e quando o sinal do cabo ficar bom ele parace de manda via radio conto com a ajuda dos amigos aqui do forum

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Com switch simples creio que não, aliás, se segmentar a mesma rede (em bridge obviamente), tanto pelo cabo quanto pelo radio, é muito provavel que você terá problemas com looping.

    Uma maneira possivel de fazer o que quer é atraves de routerboards como switchs configuradas em bonding, assim poderia adicionar o segundo link para failover, isto é, deixaria ativo os dois links em redes e subredes diferentes e em caso de queda do link 01, o link 02 assume automaticamente.

  • eu tenho tbm 2 rb 750 e essa configuração da rb que eu não sei como fazer e como tem que ficar os radio kuzumi

  • Orlando, eu tenho Bonding para failover configurado aqui na empresa, mas no meu caso, utilizamos dois servidores "espelhados" de forma que se um para o outro assume... Pela lógica, é possivel fazer o mesmo que aqui utilizando dois pares de RBs em cada lado e os Kozumi estariam como PPPOE ou em outra subrede e alimentariam uma RB, e o link pelo cabo alimentariam outra RB. As duas RBs seriam ligadas de cada lado e em caso de falha em uma delas a outra assume imediantamente... Neste caso, você pode configurar o watch dog das RBs para pingarem na ponta de seus links e se um cai, o simples reboot do sistema transfere a carga para o outro.

    Note que minha sugestão acima é apenas baseado em adaptar o que tenho rodando aqui no meu cenário, mas as configurações de bonding possiveis no equipamentos mikrotik são diveresas e provavelmenet exista uma que atenda seu cenário de maneira mais pratica e sem tantos ativos na rede. Dê uma pesquisada no Wiki da propria Mikrotik (em inglês) que tem muito material a respeito, inclusive com exemplos praticos.

    Pesquise também no Underlinux, pois tenho certeza que já li por lá um artigo de um colega que usou RBs para fazer bonding entre equipamentos UBNT Rocket M de modo a garantir trafego Full duplex. Não me lembro exatamente como e o que foi usado, mas pela lógica, com as devidas adaptações é possivel que atenda a sua necessidade.

    Abraço, T+!

    Orlando Barbosa da Silva disse:

    eu tenho tbm 2 rb 750 e essa configuração da rb que eu não sei como fazer e como tem que ficar os radio kuzumi

  • olha so deixa eu falar melhor eu quero um foliver para o sinal na rede e não pro link pois meu link e estaval tipo a minha rede tem como eu ver e começo e final dela ai tive a ideia de fazer isso como se eu tivece colocando um anel sento que ele anel so iria se usando quando um parte cabeada parace

  • Exatamente. Procure material sobre Bonding em Mikrotik.

  • Tem swites com Vlam Fixa, isto elimina o loop na rede.

  • Eduarlei, mas no caso da Vlan, de qualquer maneira teria que haver um sistema de transferencia de uma Vlan para outra no caso de pane... Como eu disse, nunca fiz exatamente o que ele quer, mas creio que devem haver varias possibilidades aplicaveis.

    Eduarlei Avelar disse:

    Tem swites com Vlam Fixa, isto elimina o loop na rede.

  • Esta empresa tem soluções para rede cabeada http://gcntelecom.com/  espero ter ajudado.

This reply was deleted.