MK-AUTH

Quais pares de cabos cat5 passam os dados e quais passam a energia?

Amigos do forum estou com esta pequena duvida pois estou com intençao de cabear algumas ruas e gostaria de saber como colocar os switches usando a fonte que o amigo esta comercializando. Outra coisa gostaria de saber se eu tiver um cabo cat5 passando apenas dados e caso uma das pontas quebrar teria como eu trocar por outra? exemplo: como usa-se apenas 2 pares pra passar os dados e por infelicidade o cabo verdebranco quebrar no caminho poderia se fazer uma sequencia com cores diferentes usando estes 2 pares para passar os dados?

Agradeço a quem responder!

Tags: cabo, dados, duvida, energia, rede

Exibições: 3268

Responder agora

Respostas a este tópico

Amigos eu vi esta resposta num forum e gostaria de saber se procede:

na verdade voce pode usar este esquema para passar os ramais/linhas telefonicas: olhando o conector com os contatos para cima e o cabo virado para vc (da esquerda para direita): 1,2,3 e 6 são para rede. Logicamente teremos então 4,5,7, e 8 para o que vc deseja. Ja utilizei este esquema em pequenas redes e nao tive problemas . Voce pode experimentar passar a energia também (12V por exemplo) mas existem dois problemas: pode causar um campo magnético e atrapalhar o funcionamento da rede, o outro é que pelo cabo ser longo ele vai funcionar como uma resistência causando perda de amperagem e tensão fazendo com que o seu AP funcione erraticamente. 

vamos lah tembos as seguintes cores,

laranja

banco com laranja

verde

verde com branco

azul

azul com branco

marron

marron com branco

eu passo interet com os pares.

laranja claro, laranja,verde claro, verde

entra no Rj45

1236

para passar energia,

cabo azul com azul com branco

e marron com marron com branco

eu passo 220 v

faço tipo uma instessão coloco as tomadas e ligo o switch.

qualquer duvda email para contato.

diegoribeironeves@uol.com.br

Queria tbm saber se posso passar o cabo normal usando 2 pares p dados e 2 pares para energia nos postes. Para puxar dos switches para os clientes posso usar cabos com 2 pares somente, tipo os cabos xatos iguais de telefones, os ccis de 2 pares?

Amigo,

A sua resposta no tópico está correta! no entanto foi adotado um padrão para as cores do cabo: que são as normas 568A e 568B

foi adotado um padrao para rede estruturada, agora somente para passar os dados usando 2 pares ja resolve, sendo ki eusando 2 pares so consiga trafegar no maximo 58mbps e como num vou kerer passar mais doque isso para os clientes ta de boa.

Jhonne Jossy disse:

Amigo,

A sua resposta no tópico está correta! no entanto foi adotado um padrão para as cores do cabo: que são as normas 568A e 568B

Caber as ruas com cabo de Rede Cat 5 e switches é o fim da picada mesmo. Quando um destes switches travar tu vai ver o que é dor de cabeça ,rs. 

Se quer mesmo cabear usa Fibra que hoje em dia tá quase o mesmo preço de cabo de rede.

Olha, pares 1+2 e 3+6 você injeta dados e nos outros, energia mas, corrente contínua, não vai colcoar corrente alternada!!!

 

No caso de fibra, a coisa vai ficar de primeira... o custo ainda é salgado pois, fibra a valores próximos ao UTP, somente de você importar direto da China e em grande quantidade... fora da realidade de muitos... começa no UTP mesmo... afinal, você cai ter UTP até o cliente mesmo, depois, vai migrando para fibra... procura a distribuiora de energia da sua cidade para não ter problemas com o compartilhamento dos postes. Existem várias soluçoes para você injetar CC no cabo UTP, procura a Vertical Simples, lá o Alvaro... comecei com uma rede de 2Km de raio todo no UTP, nunca tive problemas com switches travados, alimentava meus switches com fontes chaveadas e mininobreaks... era só felicidade... retirei por problemas com a distribuidora de energia daqui, os valores cobrados eram proibitivos continuar com cabo, infelizmente.

 

Boa sorte

num aconcelho ninguem a passar mais de 80 volts em um cabo de rede. o insolamento do cabo num permite mais  do q isso.

hum,  dois pares alimentados com 100v ha uma distancia superior a 5 metros. num sei nao. geraria  indultancia com certeza dentro do cabo de rede. se os pares alimentados com manuseio do mesmo viessem a formar um sistema helicoidal em conjunto com os cabos de dados...  cabo de rede num possui isolamento superior a 90 volts nao. a essa voltagem, eletrons conseguem romper o isolamento do cabo q eh muito fino.

ok Marcelo, se vc ja usa ha mais de 5 anos e num deu problema... vou concordar com vc.   Abraços.

Marcelo você injeta a tesão 220V? Se sim, você teve 2km de cascateamento? Você tem idéia de quanto é a largura de banda real do seu backbone?


Marcelo Oliveira disse:

Olá Wellington, tudo bem? já trabalhamos assim há 5 anos sem problema algum a maior distancia é de 70 metros temos duas redes mostruosas com comprimento de 2 km e sempre funcionou bem, tem os incomodos de caminhões e o pessoal da Ligth mas .... faz parte, há esqueci de mencionar que em cada encruzilhada ponho um fuzível de 2A que ajudam bastante, abraço.

 

Quanto custa o aparelho e onde vende isso? Você tem algum site com as informações? Quais são as limitações dele em termos de carga? Abraço.

 
Helton ferreira disse:

Adquiri um aparelho da Redemax que realmente me satisfez ao maximo e tenho ainda estado satisfeito com ele pois como disse com ele passamos a energia condençada pelo proprio CAT5,mais estou com planejamento para se fazer a encomenda dos cabos  blindados pra ter uma resistencia melhor com ele externamente pois infelismente aonde trabalhamos as redes eletricar e que passam pelos postes é uma bagunça ai entao nao sao apenas alguns cabos nos postes e sim muitos isto quando nao se pega fogo por superaquecimento de gatos nos postes por partes de outras pessoas..

Gostaria se vc soubece no rio de janeiro alguma empresa que venda cabos blindados de 4 pares acessiveis, consegui encontrar até a bonina no valor de 1800,00 a bobina com 1000 metros..

 

desde ja agradeço.

Responder à discussão

RSS

Parceiros

 

© 2014   Criado por Pedro Filho.

Badges - Divulgar  |  Relatar erro no site  |  Termos de serviço