MK-AUTH

Boa tarde a todos,

primeiramente quero pedir desculpas aos amigos que acompanham meus tópicos por não responder as perguntas e os e-mail enviados a mim.

Assim como vocês eu também tenho provedor, e no momento estou bastante ocupado com algumas mudanças aqui...

mais como sempre gosto de compartilhar informações, coisas que eu desenvolvo aqui em meu provedor vou compartilhar sempre que for possível.

pessoal, lembrando que eu não dou consultoria, nem cobro por informação ou ajuda.

falando sobre o QoS, em outro tópico fiz um QoS com HTB onde controlava a banda na queue tree consultando o mk-auth, hoje vou mostrar uma forma diferente de fazer o QoS de forma dinâmica para cada cliente direto no mikrotik.

No mikrotik e ppp/profile existe uma ferramenta pouco conhecida scripts on-up e on-down 

serve para executar scripts a cada ação do pppoe (logar e deslogar)

possui algumas variáveis próprias leia mais: http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:PPP_AAA 
com um pouco de técnica e criatividade pode se adaptar algumas situações
em anexo QoS Dinamico PPPoE.txt script adaptado para um QoS dinâmico e individual por cliente.

como funciona?

a cada nova conexão do pppoe executa um script on_up que faz a leitura na simple queue, pega a velocidade do download e adiciona as regras na queue tree para download e na simple queue para upload dos serviços de redes sociais com base no plano do cliente.

quando desconecta o pppoe executa on_down que remove as regras.

não tem muito que explicar, é bem simples!

Um abraço a todos e fiquem com Deus.

Exibições: 24639

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Jonas, teria como vc criar um controle com prioridade 3 até 5Mb com as portas 80, 443?

jonas oliveira da silva, valeu pela atenção. Funcionou perfeitamente. Muito obrigado!

jonas oliveira da silva disse:

Boa tarde Adriano José de Faria,

Fiz uma versão que funciona para os dois tipos k e M.

QoS_Dinamico_PPPoE-2.0.txt
e coloquei uma opção para definir qual o plano minimo e o plano máximo que entra no QoS ou seja que vai ser adicionado na queue tree.

sendo definido o plano máximo em mega e o plano minimo em kbps.

# Plano Maximo Para o QoS ( em M )
:local PLANOMAXIMO 5;
#
# Plano Minimo Para o QoS ( em k )
:local PLANOMINIMO 1024;

:local PLANOMAXIMO 5;

só entra no QoS planos no máximo 5 mega

:local PLANOMINIMO 1024;

só entra no QoS planos no minimo1024 kbps

Adriano José de Faria disse:

Boa noite. 

jonas oliveira da silva, obrigado por compatilhar seu conhecimento. 

Implementei seu scritp, porém estou com a seguinte dificuldade: Como mostrado na imagem acima, a garantia de banda só é calculada na primeira fila e para o plano de 2 mega, creio eu que seja pelo motivo de a velocidade "Max Limit" estar em mbps e não em kbits, sendo assim ele não fraciona os 2M em 0,4M, como por exemplo (2M * 20 /100). Como Resolver?

RSS

Links

© 2021   Criado por Pedro Filho.   Ativado por

Badges - Divulgar  |  Relatar erro no site  |  Termos de serviço