PROBLEMAS COM PPPoE DESCONECTANDO

Esses dias estive numa situação na qual alguns clientes autenticavam e com pouco tempo de conexão caiam a sessão PPPoE. Fazendo a analise juntamente com um amigo, descobrimos que alguns roteadores usam ping ICMP para o endereço bing.com para detectar se tem conexão com a internet, quando tem resposta a conexão é mantida, quando não tem ele derruba a sessão e requisita uma nova, fazendo ocorrer o sintoma relatado. Aparentemente o bing.com não responde mais a ICMP fazendo esse sintoma se agravar.

Como solução, fiz o seguinte script para resolver o problema.

/ip firewall address-list
add address=13.107.21.200 list=BING
add address=204.79.197.200 list=BING
add address=204.79.197.219 list=BING
/ip firewall nat
add action=redirect chain=dstnat dst-address-list=BING protocol=icmp disabled=no;
Ele usa os ips que atualmente são usados pelo bing.com e faz um redirect para o próprio mikrotik, fazendo o próprio mikrotik somente responder ao ICMP no lugar do servidor do bing.

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Respostas

  • Quais esses roteadores?

  • Com a gente aconteceu com os roteadores keo da intelbras. Gerou um grande transtorno pra gente identificar essas desconexões, mas, após atualizar, os roteadores voltaram ao normal. Mas está de parabéns pela descoberta amigo. Vamos implementar aqui essa regra.
    Obrigado

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