Pedro e quem puder me ajudar.
Estou com o seguinte problema. Uso pppoe com radius e Tenho essas regras adicionar em meus mikrotik para pg corte:
/ip firewall nat
add action=dst-nat chain=dstnat comment="PG CORTE PPPOE" disabled=no \
dst-port=0-65535 protocol=tcp src-address-list=pgcorte to-addresses=\
172.31.255.2 to-ports=85
add action=dst-nat chain=dstnat comment="PG CORTE" disabled=no dst-address=\
!172.31.255.2 protocol=tcp src-address=10.3.0.2-10.3.3.255 to-addresses=\
172.31.255.2 to-ports=85
Ocorre que da versão 4.94 para cá, não esta mais bloqueando meu clientes automaticamente. Alguém poderia me ajudar?
Respostas
A minha também está sem funcionar, a hora está correta, dentro do mk-auth o cliente fica vermelho, mais lá no adress list dentro do firewall no mikrotik, não aparece ninguém.
Pedro eu uso somente pppoe, neste caso, ha necessidade de apenas esta regra no mikrotik?
/ip firewall nat
add action=dst-nat dst-address=!172.31.255.2 chain=dstnat comment="PG CORTE" disabled=no protocol=tcp src-address-list=pgcorte to-addresses=172.31.255.2 to-ports=85
Com isso funcionará tambem a página de corte?
então o sistema esta bloqueando, o problema é na configuração da pagina de corte, se vc usa a pagina de corte por radius, uma forma de vc saber se seu cliente realmente esta bloqueado no radius e clica no link informações que tem abaixo do nome do cliente e na janela que abre na parte de radius veja se tem os parametros Mikrotik-Mark-Id ou Framed-Pool (clientes hotspot) ou Mikrotik-Address-List (clientes pppoe) como na imagem abaixo, se tem então o erro com certeza é no mikrotik por isso depois do login, veja se o cliente bloqueado aparece no mangle do mikrotik (hotspot) ou veja se o ip do cliente bloqueado entra no address-list do mikrotik (pppoe):
se vc usa a pagina de corte por ssh, uma forma de vc saber se seu cliente realmente esta bloqueado é ver se na address-list o ip do cliente aparece, se não aparece veja se não é falha na comunicação ssh, clique no link informações da pagina de ramais mikrotik e veja se aparece os dados como na imagem abaixo, caso os dados sejam mostrados com sucesso então a razão do bloqueio por ssh não funcionar é pq o cliente não tem um ip definido no cadastro dele ou nunca tenha se conectado ao provedor.
nas duas formas de bloqueio é preciso colocar a regra de redirecionamento para pagina de corte acima da regra de nat para o proxy no nat do mikrotik e nas configurações de profile de hotspot do mikrotik é preciso deixar a opção transparet proxy desativada.
veja abaixo as regras atuais para exibir a pagina de corte com radius ou ssh:
Para todos os clientes:
/ip firewall nat
add action=dst-nat dst-address=!172.31.255.2 chain=dstnat comment="PG CORTE" disabled=no protocol=tcp src-address-list=pgcorte to-addresses=172.31.255.2 to-ports=85
Para hotspot com radius (pool):
/ip pool
add name=pgcorte ranges=10.3.0.2-10.3.3.254
/ip address
add address=10.3.0.1/22 broadcast=10.3.3.255 network=10.3.0.0 interface=Placa do clientes
/ip firewall nat
add action=dst-nat dst-address=!172.31.255.2 chain=dstnat comment="PG CORTE" disabled=no protocol=tcp src-address=10.3.0.2-10.3.3.254 to-addresses=172.31.255.2 to-ports=85
Para hotspot com radius (mangle):
/ip firewall mangle
add chain=prerouting action=jump comment="PG CORTE" jump-target=hotspot
/ip firewall nat
add chain=hotspot comment="PG CORTE" packet-mark=bloqueado protocol=tcp action=dst-nat to-addresses=172.31.255.2 to-ports=85
GCTELECOM disse:
Aparentemente a data esta correta. Veja se confere abaixo:
root@GCTelecom:~# date
Wed Mar 20 08:32:57 AMT 2013
root@GCTelecom:~#
Sim Pedro, fica vermelho! Quanto a data ainda não verifiquei, mais vou fazer isso e te posiciono!
o cliente fica em vermelho ?? se não ver se a data do mk-auth esta correta...