Trago um problema agora que ainda não consegui resolver... eu tenho uma infraestrutura com rockets e nos clientes uso a linha da UBNT tudo funciona tranquilo... mas de vez em quando me deparo com alguns clientes que estão bem alinhados com a torre com o seguinte problema... o TX ou o RX da conexão do cliente ficam muito baixo, deixando a internet do cliente muito lenta, antes que me digam que é potencia, que é alinhamento eu acredito que não pois fiz varios testes com potencias e canais diferentes porém o erro sempre ocorre. vou mandar algumas imagens... Observem que alguns clientes destacados estão com o "CCQ" bem alto e mesmo assim persiste o problema daí alguns eu reinicio a antena do cliente e volta ao normal mas as vezes não. Algúem já passou por isso e resolveu de uma vez por todas? Pq esse problema vai e volta.

Vou postar 3 imagens duas com o erro acontecendo e outra funcionando normal os mesmo usuários:

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Respostas

  • Também tenho esse problema.

  • Bom dia,

    Primeiramente vamos a alguns detalhes sobre o que conheço e vejo na imagem que você passou. Digo por experiências próprias que já vivenciei no meu provedor...

    1º - Se você observar, praticamente todos que estão com esse problema, estão com sinal "ruim". Quando digo ruim não é com baixa intensidade, mais pela questão da célula em que eles estão conectados apresentar problemas...

    Devemos buscar um bom sinal, quase sempre, e no caso do Rocket sempre... Entre -62 e -64, pois muito abaixo ou acima disso enfrentamos problemas... O ideal seria que todos os clientes desse painel estivessem entre esses dois valores ou bem próximo a isso... Não devemos ter clientes a -70 como também não devemos ter a -55...

    2º - Outra questão é a modulação, ou seja, 40Mhz usa uma largura de banda relativamente grande, então supondo que um NanoLocoM5 esteja instalado na residência de um cliente e essa residência tenha 4mt de altura, se você analisar o fresnel dessa onda, com certeza ela entrará em contato com a terra, ou com outro obstáculo, gerando a quebra da onda e reflexo, o que causa esse evento, por isso sempre uso nos POP's para clientes 20Mhz...

    Sugiro que faça um teste mudando para 20Mhz o POP e ajustando a questão do sinal dos clientes... Se tiver abaixo de -62, diminua a potencia no cliente, se tiver muito acima, procure um melhor alinhamento...

    Lembrando que o equipamento sempre se adapta a trabalhar com o pior sinal, então 1 cliente com sinal ruim pode prejudicar todos os clientes desse painel e até de sua rede, no caso de bridge...

    Espero ter ajudado...

    Sucesso a todos nós...

  • torque o canal de menos uso e mude para 20mhz tente desabilitar o dfs no pop so para testar se ficar bom pode ser um dfs um falsso positivo. 

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