IPERF

Olá a todos, creio que todos que já utilizaram o Ubiquiti Aircontrol, já se deparou com essa ferramenta chamada IPERF, ou quem utiliza linux cotidianamente também saberá o que é. Porém alguns num deve nem saber do que se trata, crio esse tópico pra tirar dúvidas de alguns membros que me perguntam sempre no MSN como testar a velocidade real da rede, então vamos lá: IPERF - O que é o IPERF ?? Link IPERF para Windows Para instalar no servidor mkauh ou cache - Debian/Ubuntu: # apt-get install iperf Usando o iperf: Simples, 1 computador com iperf instalado será o servidor, no caso aqui irei utilizar o mkauth como servidor Iperf, dentro do Putty digito: # iperf -s ex.: ip do servidor 172.31.255.2 Agora em outro computador dentro da rede, que será o host, previamente com o iperf instalado, seja no windows ou no linux, você devera estar no Prompt ou Terminal, digito: #iperf -c IP_DO_IPERF_SERVIDOR ex.: iperf -c 172.31.255.2 resultado no servidor:

resultado no host:

Para mais comandos, dentro do linux digite: # iperf --help Comando simples pra testes continuo: # iperf -c 172.31.255.2 -p 5001 -i 1 -t 10 -P 4 Espero que ajude.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Muito bom, conheço o programa e realmente ele é muito bom. Boa dica...

    Att,
    Wilker Paz.
  • otima dica ...
  • Boa ferramenta, mas deve se atentar ao tipo de conexao, protocolo, variaveis do comando, etc.
    Alguns exemplos;

    Teste utilizando 130k no tamanho do buffer para transmissão:
    Servidor: iperf -s -w 130k
    Cliente: iperf -c -w 130k
    Teste utilizando protocolo UDP, onde neste pode ser passado o tempo em segundos para analisar uma faixa de intervalos.
    Servidor: iperf -s -u -i 1
    Cliente: iperf -c -u -b 400k

    leiam antes o manual. No linux iperf --help um bom artigo sobre o mesmo tambem se encontra em http://www.vivaolinux.com.br/dica/Analise-de-desempenho-com-Iperf
This reply was deleted.