Bom dia, Galera estou enfrentando uma dificuldade que ainda nao consegui entender o porque,
alguns clientes pppoe estao com conflito de ip, (pegando o mesmo) o que deixa eles sem conseguir acessar..
Pedro, existe alguma forma de controle dos ips pra pppoe como no hotspot ? (o mk-auth insere manualmente o lease do cliente)
Grato a todos ..
Respostas
Cara muito obrigado eu estava arrancando os cabelos faz 5 horas que estou na luta os cabelos com o ip 0.0.0.0 por radius as outras RBS que estão na nossa rede tem umas 15 todas ok mais não foi eu que configurei elas o outro técnico da nossa empresa tinha feito isso só que esqueceu ele também estava sofrendo pra fazer funcionar vc falou nesse post dei uma olhada no mk auth e nas rbs funcionado bem e tava la a regrinha esquecida joguei na rb 1100 que estou sofrendo pra funcionar e vua la tudo lindo pegou os ips na hora, a gente ja usava assim mais ninguem aqui da empresa lembrava como fizeram, Muito obrigado mais uma vez.
Isac da Silva Borgert disse:
VLW CARA ME SALVOU, QUE ESTIVER COM O MESMO PROBLEMA FAÇO O QUE ELE DISSE, NÃO USE O POOL DO MK-AUTH, USE O POOL DO MIKROTIK.
Mas então deu certo como eu falei neh.
(você apenas coloca o mesmo nome de pool em todos os concentradores para o mk-auth indicar, o resto será com o mikrotik. os poll apenas terão o mesmo nome, não precisam ser mesma faixa de ips.)
Não amigo, tenho ip válido para todos os clientes (ASN)... Não posso entregar o mesmo ip a 2 clientes pois nesse caso fica os 2 sem navegação. No meu caso tem que ser por radius mas o mkauth duplica os ips e sempre fica alguns clientes sem acesso a internet (com ip duplicado). Também não quero fixar ip no cadastro do cliente pq quando ele tá bloqueado o ip fica indisponivel. Por enquanto eu dividi os blocos de acordo com a demanda de clientes em cada concentrador e o mikrotik tá gerenciando isso, mas ainda aguardo um dia que o mkauth gerencie isso de boa com radius.
Deu certo amigo? Da um feedback aqui.
Sim, eu tenho só um concentrador... mas se você apenas coloca o mesmo nome de pool em todos os concentradores para o mk-auth indicar, o resto será com o mikrotik. os poll apenas terão o mesmo nome, não precisam ser mesma faixa de ips.
Isso vc quer para acessar antena do cliente neh, porque se os clientes tem ips privados não tem problema de um cliente do concentrador 1 ter mesmo ip de um cliente do concentrador 2, se estão atrás de Nat... mas enfim, vc pode colocar os pool com range diferente, apenas deixe com mesmo nome e teste.
agora tem um porém... vc usa 1 mikrotik só ou tem mais concentradores? aqui tem 05 concentradores em locais diferentes mas todos se comunicam com o mesmo mkauth. nesse caso quem tem que gerenciar a distribuição de IP é o radius pois se botar o mesmo pool em todos os mikrotiks vai dar bronca do mesmo jeito =/
vou testar dessa forma, pois tive muitoosss problemas com o pool direto no cadastro do cliente, era cliente com ip duplicado a todo instante.. O Marcos postou um patch para resolver esse problema mas o mkauth reescreve os arquivos todo dia de madrugada, ai acabava com tudo.
Obrigado pela dica amigo.
Pool = O sistema busca no mikrotik o pool informado para, através dele, entregar os ips para os clientes que se conectarem a partir desse plano.
Esse trecho ai de cima eu li em algum lugar do fórum, foi assim que resolve o problema aqui, pois assim quem gerencia é o mikrotik.
1 voce não usa pool do mk-auth, pode até excluir eles, ele existe para outro fim...
2 no cadastro dos clientes vc não coloca range de pool, deixe vazio.
3 no cadastro de plano vc insere nome do pool que existe la no mikrotik (se não tiver cria um la) dessa forma o mk-auth só vai indicar o nome do pool e o mikrotik é quem vai gerenciar, assim não vai dar ip duplicado. Voce apenas tem que colocar no cadastro de cada plano o nome do pool que esta la no mikrotik.
Foi assim que resolvi aqui, se quiser mais detalhes pode me chama no whats que ajudo 048 999662451