MK-AUTH

Bom dia, Galera estou enfrentando uma dificuldade que ainda nao consegui entender o porque,

alguns clientes pppoe estao com conflito de ip, (pegando o mesmo) o que deixa eles sem conseguir acessar..

Pedro, existe alguma forma de controle dos ips pra pppoe como no hotspot ? (o mk-auth insere manualmente o lease do cliente)

Grato a todos ..

Exibições: 1161

Responder agora

Respostas a este tópico

Eu notei que o problema acontece quando o mk-atuh precisa ser reiniciado, quando ele sobe ele entrega ips do incio da range sem olhar os clientes que continuaram logado no Mikrotik e já estão usando esse ip.

Exemplo, o cliente ip 10.10.10.50 não perdeu login no pppoe server, o mk-auth é reiniciado e acaba dando esse ip para outro cliente que pediu login, ai fica 2 ips iguais. 

Ai eu faço o seguinte, desativo o pppoe server no mikrotik e ativo de novo, ai todos pegam ips novos e certos.

Pool = O sistema busca no mikrotik o pool informado para, através dele, entregar os ips para os clientes que se conectarem a partir desse plano.

Ta ai a solução, eu estava colocando pool no cadastro do cliente porque só com o plano não pega ip, porque não tinha o pool com mesmo nome criado no mikrotik, achei que o plano pegava o pool que foi criado no mk-auth.

agora esta tudo ok.

não entendi bem o que vc fez... teria como explicar melhor pq eu usei o pool via radius e tive muita dor de cabeça com ip duplicado, porém tenho 06 concentradores na rede... Utilizei o pool cadastrado no mkauth e vinculado no cadastro do cliente... como vc fez para resolver?

Isac da Silva Borgert disse:

Pool = O sistema busca no mikrotik o pool informado para, através dele, entregar os ips para os clientes que se conectarem a partir desse plano.

Ta ai a solução, eu estava colocando pool no cadastro do cliente porque só com o plano não pega ip, porque não tinha o pool com mesmo nome criado no mikrotik, achei que o plano pegava o pool que foi criado no mk-auth.

agora esta tudo ok.

1 voce não usa pool do mk-auth, pode até excluir eles, ele existe para outro fim...

2 no cadastro dos clientes vc não coloca range de pool, deixe vazio.

3 no cadastro de plano vc insere nome do pool que existe la no mikrotik (se não tiver cria um la) dessa forma o mk-auth só vai indicar o nome do pool e o mikrotik é quem vai gerenciar, assim não vai dar ip duplicado. Voce apenas tem que colocar no cadastro de cada plano o nome do pool que esta la no mikrotik.

Foi assim que resolvi aqui, se quiser mais detalhes pode me chama no whats que ajudo 048 999662451

Esse trecho ai de cima eu li em algum lugar do fórum, foi assim que resolve o problema aqui, pois assim quem gerencia é o mikrotik.

vou testar dessa forma, pois tive muitoosss problemas com o pool direto no cadastro do cliente, era cliente com ip duplicado a todo instante.. O Marcos postou um patch para resolver esse problema mas o mkauth reescreve os arquivos todo dia de madrugada, ai acabava com tudo.

Obrigado pela dica amigo.

1 voce não usa pool do mk-auth, pode até excluir eles, ele existe para outro fim...

2 no cadastro dos clientes vc não coloca range de pool, deixe vazio.

3 no cadastro de plano vc insere nome do pool que existe la no mikrotik (se não tiver cria um la) dessa forma o mk-auth só vai indicar o nome do pool e o mikrotik é quem vai gerenciar, assim não vai dar ip duplicado. Voce apenas tem que colocar no cadastro de cada plano o nome do pool que esta la no mikrotik.

Foi assim que resolvi aqui, se quiser mais detalhes pode me chama no whats que ajudo 048 999662451

agora tem um porém... vc usa 1 mikrotik só ou tem mais concentradores? aqui tem 05 concentradores em locais diferentes mas todos se comunicam com o mesmo mkauth. nesse caso quem tem que gerenciar a distribuição de IP é o radius pois se botar o mesmo pool em todos os mikrotiks vai dar bronca do mesmo jeito =/

Esse trecho ai de cima eu li em algum lugar do fórum, foi assim que resolve o problema aqui, pois assim quem gerencia é o mikrotik.

Sim, eu tenho só um concentrador... mas se você apenas coloca o mesmo nome de pool em todos os concentradores para o mk-auth indicar, o resto será com o mikrotik. os poll apenas terão o mesmo nome, não precisam ser mesma faixa de ips.

Isso vc quer para acessar antena do cliente neh, porque se os clientes tem ips privados não tem problema de um cliente do concentrador 1 ter mesmo ip de um cliente do concentrador 2, se estão atrás de Nat... mas enfim, vc pode colocar os pool com range diferente, apenas deixe com mesmo nome e teste.

Deu certo amigo? Da um feedback aqui.

Não amigo, tenho ip válido para todos os clientes (ASN)... Não posso entregar o mesmo ip a 2 clientes pois nesse caso fica os 2 sem navegação. No meu caso tem que ser por radius mas o mkauth duplica os ips e sempre fica alguns clientes sem acesso a internet (com ip duplicado). Também não quero fixar ip no cadastro do cliente pq quando ele tá bloqueado o ip fica indisponivel. Por enquanto eu dividi os blocos de acordo com a demanda de clientes em cada concentrador e o mikrotik tá gerenciando isso, mas ainda aguardo um dia que o mkauth gerencie isso de boa com radius.

Sim, eu tenho só um concentrador... mas se você apenas coloca o mesmo nome de pool em todos os concentradores para o mk-auth indicar, o resto será com o mikrotik. os poll apenas terão o mesmo nome, não precisam ser mesma faixa de ips.

Isso vc quer para acessar antena do cliente neh, porque se os clientes tem ips privados não tem problema de um cliente do concentrador 1 ter mesmo ip de um cliente do concentrador 2, se estão atrás de Nat... mas enfim, vc pode colocar os pool com range diferente, apenas deixe com mesmo nome e teste.

Mas então deu certo como eu falei neh.

(você apenas coloca o mesmo nome de pool em todos os concentradores para o mk-auth indicar, o resto será com o mikrotik. os poll apenas terão o mesmo nome, não precisam ser mesma faixa de ips.)

Responder à discussão

RSS

Parceiros

© 2018   Criado por Pedro Filho.   Ativado por

Badges - Divulgar  |  Relatar erro no site  |  Termos de serviço