Como criar P2P na nova versão v6.23 do Mikrotik RB750

Boa noite,

Alguém poderia me dizer como eu faço pra fazer o controle do u torrente na rede pela RB750 Mikrotik? Lembrando que o P2P no mikrotik versão 6.23 não tem Global_In e nem Global_Out.  Nesta nova versão, precisa ter 02 global?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • É mesma coisa... faça a regra no farewall e depois no queues tree... pode butar global nos dois nessa versão não tem global-out, global-in.

  • Obrigado Ailton pela ajuda. Me explique se minha regra está correta?1488553456?profile=RESIZE_1024x10241488554452?profile=RESIZE_1024x10241488555725?profile=RESIZE_1024x10241488556861?profile=RESIZE_1024x10241488556891?profile=RESIZE_1024x1024

    ilton matias de andrade disse:

    É mesma coisa... faça a regra no farewall e depois no queues tree... pode butar global nos dois nessa versão não tem global-out, global-in.

  • Na versão 6 do Mikrotik, é feita a leitura primeiro no queue simple, para depois o queue tree. Então de nada adianta você colocar prioridade no queue tree, se o limite do cliente está no simple queue e a velocidade dele será lida primeiro.

  • Michele, por favor seja clara na resposta. Sou leigo em mikrotik e algumas coisas estou aprendendo pelo youtube. Me passa um passo a passo de como fazer o p2p para controlar u torrente.
  • A leitura é feita primeiramente na Simple Queue, para depois na Queue Tree. Estou anexando uma imagem para você entender melhor.
    1488554200?profile=original

  • Então Michele, no Queue simples eu coloco qual a configuração pra não deixar u torrente sugar minha rede?
  • Crie limite de conexões por cliente. Vou te repassar as regras e você teste. Só não lembro de quem são os crédito da regra. Espero lhe ajudar.

    # Mudar 192.168.0.0/24 para a range dos seus clientes. Muitas ranges, repita a regra abrengendo a todas.


    /ip firewall address-list
    add address=192.168.0.0/24 disabled=no list=Clientes


    /ip firewall filter
    add action=reject chain=forward comment="Limite de 10 Conex\F5es ICMP" \
    connection-limit=10,32 disabled=no icmp-options=8:0-255 protocol=icmp \
    reject-with=icmp-admin-prohibited src-address-list=Clientes
    add action=drop chain=forward comment=\
    "Limite de 200 Conex\F5es TCP portas 80 e 443" connection-limit=200,32 \
    disabled=no dst-port=80,443 protocol=tcp src-address-list=Clientes \
    tcp-flags=syn
    add action=drop chain=forward comment=\
    "Limite de 20 Conex\F5es TCP Outras Portas" connection-limit=20,32 \
    disabled=no dst-port=!80,443 protocol=tcp src-address-list=Clientes \
    tcp-flags=syn
    add action=drop chain=forward comment=\
    "Limite de 100 Conex\F5es UDP porta 53 ( DNS )" connection-limit=100,32 \
    disabled=no dst-port=53 protocol=udp src-address-list=Clientes
    add action=drop chain=forward comment=\
    "Limite de 20 Conex\F5es UDP Outras Portas" connection-limit=20,32 \
    disabled=no dst-port=!53 protocol=udp src-address-list=Clientes

  • Obrigado Michele! Existe alguma outra forma mais prática de controlar u torrente no mikrotik?Vou testar a regra e depois lhe falo o resultado.
  • Vou te repassar estas regras, só não tive tempo para testá-las.

    /ip firewall mangle
    add action=mark-connection chain=prerouting comment=P2P_IN new-connection-mark=conn_p2p_in p2p=bit-torrent protocol=tcp
    add action=mark-packet chain=prerouting connection-mark=conn_p2p_in new-packet-mark=p2p_in
    add action=mark-connection chain=postrouting comment=P2P_OUT new-connection-mark=conn_p2p_out p2p=all-p2p protocol=tcp
    add action=mark-packet chain=postrouting connection-mark=conn_p2p_out new-packet-mark=p2p_out

    =====================================================================

    /queue tree
    add limit-at=1 max-limit=1 name=p2p_in packet-mark=p2p_in parent=global priority=1 queue=default
    add limit-at=1 max-limit=1 name=p2p_out packet-mark=p2p_out parent=global priority=1 queue=default

    Os créditos são de: Speedy Network

  • Obrigado.  Vou testar agora.

This reply was deleted.