Alternativa de horario turbo no mikrotik V.5xx e V.6xx

(OBS) Fiz testes na versão 5 após o post e também funciona.

Olá pessoal to compartilhando com todos ai do fórum uma alternativa para quem gosta do horário turbo já que com a versão 6 mikrotik bugo de vez e mesmo antes  não funcionava muito bem com burst, Nunca desfazendo deste grande sistema que a muitos anos eu conheço e instalo para meus clientes, mais como o próprio Pedro sempre disse o horário turbo sempre foi um beta. Para aqueles que querem usar o turbo como forma promocional para atrair clientes ou ate mesmo utilizar banda em períodos de pouco trafego, uma solução bem simples no próprio mikrotik mais atenção foi idealizado para v.6xx do mikrotik e como todos sabem a muita diferença do Queues da v.6 para as outras anteriores, não foi testado em versões anteriores bom mais deixa de papo e vamos as regras.

Para banda por cliente ou seja cada cliente tera sua banda turbo mais dodos terão a mesma rate fixa determinada por "pcq-rate" da regra abaixo eu setei 5 Megas mude de acordo com seus planos de acesso.

/queue type
add kind=pcq name=Turbao pcq-burst-time=20s pcq-classifier=src-address,dst-address pcq-rate=5M

O que determina o horario de inicio de final e o "Time" no caso da regra abaixo no caso 0 horas para inciar e 6 horas para terminar, pode se setar os dias da semana. 

"OBS" Em target na regra foi colocado "0.0.0.0/0" isso diz a regra que todas as redes serão aplicadas a ela, mais pode-se apenas ser colocada uma ou mais redes.

Exemplo:  "target=192.168.0.0/24" ou varias separadas por vírgula  "target=192.168.0.0/24, 192.168.0.0/24" e assim por diante

/queue simple
add comment=Turbao name=Turbao queue=Turbao/Turbao target=0.0.0.0/0 time=0h-6h,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

Para Banda compartilhada ou seja dando toda a rate do seu link, em "max-limit" da regra abaxo eu setei 20 Megas mude de acordo com a capacidade do seu link.
"OBS" no caso de banda compartilhada não usar as duas de cima.  

/queue simple
add comment=Turbao disabled=yes max-limit=20M/20M name=Turbao target=0.0.0.0/0 time=1h-9h,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

Mantendo regra no topo da cadeia, para as regras funcionarem e inportante a regra do Queue Simple tem que estar no topo 0 ou 1 no caso de usar "cache full" mudar o 0 pelo 1 .    

/system script
add name=Turbao policy=ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive source="/queue simple move [find name=\"Turbao\"] [:pick [find] 0]\r\
    \n\r\
    \n"

/system scheduler
add interval=5s name=Turbao on-event="/system script run Turbao" policy=ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive start-time=startup  

Em anexo as regras em txt

Turbao.txt

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Votos 0
Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

• Pedro, poderia informa se já tem alguma solução no mkauth?

• Tem sim mais não usando o horário turbo do mkauth mais usando pool e os planos do mkauth com a mesma base do descrito neste artigo com a vantagem de se poder escolher quis clientes irão usar ou não o turbo e sem bugs, em breve vou publicar como pode ser feito e só eu ter um tempinho pra detalhar isso num manual pois e bem extenso pra postar na pagina.   

• Minha solução foi a seguinte..

Como o cliente em horário de turbo só muda se eu derrubar ele eu fiz um script manual para cada cliente, de acordo com a hora de inicio do turbo eu derrumo esse cliente.. quando o turbo termina derrubo novamente...

Então ta funcionando.. o problema é fazer uma regra para cada cliente...

Poderia um script em conjunto com o mkauth fazer essa mesma função...

• Respondendo a sua pergunta fiz o teste na versão 5xx com as mesmas regras da 6xx acima e funcionou perfeitamente a única diferença e que na 5 ele fica preta fora do horário e na 6 ela fica vermelha.    

SEU MADRUGA disse:

tem para versao 5x?

• Verifique os itens que citei e aguarde horário do inicio se tiver tudo certo com o DATA TIME vai funcionar. 

LUIZ CARLOS OLIVEIRA GALDINO disse:

Segue imagem.

1488570772?profile=RESIZE_1024x1024

• Não entendi o anexo, mais olha só a regra fica vermelha e porque esta controlada pelo Time no horário de inicio ela fica preta e no final fica vermelha de novo, se não ta saindo do vermelho na hora marcada verifique seu relógio do sistema o SNTP cliente o clock no Time Zone porque para isso funcionar o mk tem que ta com DATA TIME correto.      

Olá, 

Obrigado pela dica.

Fiz as correções e o script colocou a regra para cima ( no topo 0 ).

No entanto, a regra ainda esta em vermelho , e não há trafego por ela, mesmo dentro do horário liberado.

A rega esta em funcionamento?

• Segue imagem.

1488570772?profile=RESIZE_1024x1024

• Olá, 

Obrigado pela dica.

Fiz as correções e o script colocou a regra para cima ( no topo 0 ).

No entanto, a regra ainda esta em vermelho , e não há trafego por ela, mesmo dentro do horário liberado.

A rega esta em funcionamento?

• E exatamente isso na hora de inicio ela vai ficar preta e zerar as bandas abaixo dela, mais no seu caso parece que o script não esta colocando a regra em simple queues em zero porque no script ta name=Turbao e na regra ta Turbao1.

Jorge, coloquei tudo conforme orientado, mas a regra no Queue list aparece em vermelho, e nao há trafego sobre a regra no horario estabelecido. 

Vaje a imagem. 

O que pode estar errado?

1488574260?profile=RESIZE_1024x1024

• Jorge, coloquei tudo conforme orientado, mas a regra no Queue list aparece em vermelho, e nao há trafego sobre a regra no horario estabelecido. 

Vaje a imagem. 

O que pode estar errado?

1488574260?profile=RESIZE_1024x1024

This reply was deleted.