Alternativa de horario turbo no mikrotik V.5xx e V.6xx

(OBS) Fiz testes na versão 5 após o post e também funciona.

Olá pessoal to compartilhando com todos ai do fórum uma alternativa para quem gosta do horário turbo já que com a versão 6 mikrotik bugo de vez e mesmo antes  não funcionava muito bem com burst, Nunca desfazendo deste grande sistema que a muitos anos eu conheço e instalo para meus clientes, mais como o próprio Pedro sempre disse o horário turbo sempre foi um beta. Para aqueles que querem usar o turbo como forma promocional para atrair clientes ou ate mesmo utilizar banda em períodos de pouco trafego, uma solução bem simples no próprio mikrotik mais atenção foi idealizado para v.6xx do mikrotik e como todos sabem a muita diferença do Queues da v.6 para as outras anteriores, não foi testado em versões anteriores bom mais deixa de papo e vamos as regras.

Para banda por cliente ou seja cada cliente tera sua banda turbo mais dodos terão a mesma rate fixa determinada por "pcq-rate" da regra abaixo eu setei 5 Megas mude de acordo com seus planos de acesso.

/queue type
add kind=pcq name=Turbao pcq-burst-time=20s pcq-classifier=src-address,dst-address pcq-rate=5M

O que determina o horario de inicio de final e o "Time" no caso da regra abaixo no caso 0 horas para inciar e 6 horas para terminar, pode se setar os dias da semana. 

   

"OBS" Em target na regra foi colocado "0.0.0.0/0" isso diz a regra que todas as redes serão aplicadas a ela, mais pode-se apenas ser colocada uma ou mais redes.

Exemplo:  "target=192.168.0.0/24" ou varias separadas por vírgula  "target=192.168.0.0/24, 192.168.0.0/24" e assim por diante


/queue simple
add comment=Turbao name=Turbao queue=Turbao/Turbao target=0.0.0.0/0 time=0h-6h,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

Para Banda compartilhada ou seja dando toda a rate do seu link, em "max-limit" da regra abaxo eu setei 20 Megas mude de acordo com a capacidade do seu link.
"OBS" no caso de banda compartilhada não usar as duas de cima.  

/queue simple
add comment=Turbao disabled=yes max-limit=20M/20M name=Turbao target=0.0.0.0/0 time=1h-9h,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

Mantendo regra no topo da cadeia, para as regras funcionarem e inportante a regra do Queue Simple tem que estar no topo 0 ou 1 no caso de usar "cache full" mudar o 0 pelo 1 .    

/system script
add name=Turbao policy=ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive source="/queue simple move [find name=\"Turbao\"] [:pick [find] 0]\r\
    \n\r\
    \n"

/system scheduler
add interval=5s name=Turbao on-event="/system script run Turbao" policy=ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive start-time=startup  

Em anexo as regras em txt

Turbao.txt

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • obrigado pela ajuda Jorge, valeu mesmo amigo...

  • Valeu Pedro mais esse e só um básico que coloca todos os clientes com a banda maior que o plano. to testando aqui isso usando o pool do mkauth e com isso dar uma um horário turbo personalizado por plano.

    Pedro Filho disse:

    obrigado pela ajuda Jorge, valeu mesmo amigo...

  • Estava há muito tempo procurando uma solução para esse horário turbo, finalmente deu certo, muito obrigado Jorge.

  • tem para versao 5x?

  • Então como eu relatei foi feito em versão 6 não e igual para 5 mais pois todos sabem das diferenças no queues da 5 para 6 mais pode ser feita na 5 mais desta forma que ta ai. quando eu tiver tempo vo ver para 5.

  • ac...

  • Jorge, coloquei tudo conforme orientado, mas a regra no Queue list aparece em vermelho, e nao há trafego sobre a regra no horario estabelecido. 

    Vaje a imagem. 

    O que pode estar errado?

    1488574260?profile=RESIZE_1024x1024

  • E exatamente isso na hora de inicio ela vai ficar preta e zerar as bandas abaixo dela, mais no seu caso parece que o script não esta colocando a regra em simple queues em zero porque no script ta name=Turbao e na regra ta Turbao1.

    LUIZ CARLOS OLIVEIRA GALDINO disse:

    Jorge, coloquei tudo conforme orientado, mas a regra no Queue list aparece em vermelho, e nao há trafego sobre a regra no horario estabelecido. 

    Vaje a imagem. 

    O que pode estar errado?

    1488574260?profile=RESIZE_1024x1024

  • Olá, 

    Obrigado pela dica.

    Fiz as correções e o script colocou a regra para cima ( no topo 0 ).

    No entanto, a regra ainda esta em vermelho , e não há trafego por ela, mesmo dentro do horário liberado.

    A rega esta em funcionamento?

  • Segue imagem.

    1488570772?profile=RESIZE_1024x1024

This reply was deleted.