Venho olhando o novo padrao 802.11ac ja com varios radios da mikrotik usando o mesmo e vi que esses radios chega a utilizar uma faixa de 160Mhz sendo assim caso esses radios sejam muito usado em cidades com varios provedores iria matar a frequencia 5.8 que hoje em muitos lugarem ja esta praticamente impossivel utilizar...
Gostaria de discutir isso....
Respostas
bom dia , vc presta consultoria ?
Rodrigo disse:
Boa tarde!
Voce pode me ajudar com ptp AC ?
jaitony de sousa disse:
Vamos lá
Eu sou um cara muito chato muito que me conhece falar que sou travado porque só quero fazer o certo.
Falou tudo,só discordo numa coisa ubnts não são essa merda toda que contam referente ao airfiber citado é muita inocência achar que o mesmo vá passar 1gbps em 11km é como você mesmo disse estudar é preciso,85% dos provedores hoje acha que simplesmente viu a torre e fez a instalação esquecem de fresnel,anulação de onda e reflexão,ai vem com a mesma ladainha que tudo é interferência,lembrando que a nova tecnologia AC não vai aceitar torres mal planejadas,o grau de abertura das antenas será no máximo 90º e 45º para quem quiser alto desempenho ou seja energia do ponto/multiponto mais focalizado,sem falar que antenas de abertura de 45º é menos propicio a interferir e sofre interferência,há uma gama de benefícios na nova tecnologia.
Rodrigo disse:
Faço suas minhas palavras...
A indicação é o que de melhor tem no mercado até hoje
Rodrigo disse:
Muito bom!
eu uso protocolo próprio devido a estabilidade em próprio aparelho e o aumento de performance, como usamos em radio licenciado, 2x0, 1x0, ele so se comunica com seu proprio protocolo
em uma rede com capacidade pequena de trafego isto é irrelevante, mas com alto índice de trafego, se torna quase que obrigatório o uso de protocolos de aumento de performance, diminuindo o overheard,
temos nosso foco de alterar ainda mais 1420 clientes mudando pra SXT e SEXANT, desta forma consigo ter melhor uma gestão eficaz, controlando o trafego real de cliente, criando controle efetivo de trafego na propria antena do cliente, priorizando serviços, temos alguns clientes ja rodando assim, depois de um tempo perguntamos e os mesmos disseram que melhorou 100%
fora a economia de banda, hoje conseguimos economizar cerca de 30% de link, onde nosso consumo de 210mb, abaixou bastante, para 150 a 160mb, em media,
isto com controle de trafego eficiente, politicas de Qos e QoE, traffic shapper, ospf mpls/vpls paines com protocolos nstreme e as vezes nv2, e clientes com controle de serviço de prioridade,
nosso indice de suporte ficou abaixo de 20% ao mês, dores de cabeça pararam,
monitoramento eficiente, com o zabbix, em cima dos mikrotiks
Eu não gosto de ficar preso a protocolo próprio, estou trabalhando aqui sem problemas como falei, agora um dia se tiver necessidade eu vou usar, por enquanto uso protocolo somente nos meus ptp.
Como disse anteriormente cada caso é um caso.
Mais não descordo da sua opinião.
isto é um ptp de 2.5km com a SXT, e um de 40km com 912 e antena dish (não esta 100%) e fiz um teste em tcp, ainda,
Quanto vc trabalha cliente ap ubnt ou mk ubnt airmax mk nstreme. isto faz toda a diferença. por isto mesclar não e bom
sobre ptp com grande banda concordo rb com cartao fica top. no caso da ubnt c/ rocket n é iqual nunca testei titanium nem a foguete, rocket m5 normal perde feio. sobre antena cliente a sxt começo agora ubnt esta a mais tempo! mk nas versão que tb deixa a desejar tem muita versao bugada, quem ja sobreu com isto sabe oq estou dizendo!