Venho olhando o novo padrao 802.11ac ja com varios radios da mikrotik usando o mesmo e vi que esses radios chega a utilizar uma faixa de 160Mhz sendo assim caso esses radios sejam muito usado em cidades com varios provedores iria matar a frequencia 5.8 que hoje em muitos lugarem ja esta praticamente impossivel utilizar...

Gostaria de discutir isso....

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Votos 0
Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

• bom dia , vc presta consultoria ?

Rodrigo disse:

eu uso protocolo próprio devido a estabilidade em próprio aparelho e o aumento de performance, como usamos em radio licenciado, 2x0, 1x0, ele so se comunica com seu proprio protocolo

em uma rede com capacidade pequena de trafego isto é irrelevante, mas com alto índice de trafego, se torna quase que obrigatório o uso de protocolos de aumento de performance, diminuindo o overheard,

temos nosso foco de alterar ainda mais 1420 clientes mudando pra SXT e SEXANT, desta forma consigo ter melhor uma gestão eficaz, controlando o trafego real de cliente, criando controle efetivo de trafego na propria antena do cliente, priorizando serviços, temos alguns clientes ja rodando assim, depois de um tempo perguntamos e os mesmos disseram que melhorou 100%

fora a economia de banda, hoje conseguimos economizar cerca de 30% de link, onde nosso consumo de 210mb, abaixou bastante, para 150 a 160mb, em media, 

isto com controle de trafego eficiente, politicas de Qos e QoE, traffic shapper, ospf mpls/vpls paines com protocolos nstreme e as vezes nv2, e clientes com controle de serviço de prioridade, 

nosso indice de suporte ficou abaixo de 20% ao mês, dores de cabeça pararam, 

monitoramento eficiente, com o zabbix, em cima dos mikrotiks 

• Boa tarde!

Voce pode me ajudar com ptp AC ?

jaitony de sousa disse:

Vamos lá 

Eu sou um cara muito chato muito que me conhece falar que sou travado porque só quero fazer o certo.

1. Eu não falo mal dos radio da UBNT por N motivos, ele usa um kernel linux como muitos radios no mercado só que o soft deles são muito bem customizados para o hardware deles, tem uma filosofia que o grande Steve Jobs falou que não adianta ter de tudo um pouco mais sim ter o melhor de cada produto.
      1. A UBNT tem um produto para cada coisa só que posso falar que 90% dos provedores usam errado as antenas, uma antena para X km usa para mais ate como se fosse magica, digo que quase todos os gestores de provedores não sabem o que é um protocolo TDMA e para que server realmente só sabe o que é por falar do nome e se brincar vão lembra dos telefones celulares antes da tecnologia GSM. Lembre que os radios da UBNT são feitos para o mercado americano e adaptados para nossa leis (ANATEL), que nunca são compridas e sempre desrespeitadas, só para ter uma ideia nos estados unidos quando se pede liberação para se torna um ISP o dono tem que trabalhar a mais de 2 anos e não pode ter outro ISP na mesma área se entrar com pedido se tive um outro ISP com menus de 6 KM de distancia da sua base é vetado na hora.
      2. As antenas da UBNT estão certas mais quando se saber trabalhar com ela, eu participo de uns grupos whatsapp fala sempre falo duas coisa 1 desenho de rede para ter alto desempenho 2 saiba trabalhar com frequência, eu aposto se juntar 100 (provedores) em um evento e peça que faça ou mesmo diga quantos MB devem passar em um espaçamento de 5, muito vão falar que não é possível e se falar que não presta, só saber que existe 20 ou 40 este é o problema. Por isso fica impossível trabalharmos com a freguesia de 5.8 temos um espaçamento de 160, matematicamente falando com 4 pessoas usando canais de 40 ja teríamos ocupado todo o espectro da frequência.
      3. Existe um produto na cartela da UBNT que é o ISOBEAM que é um radome, na pagina tem um grafico mostrando a isolação eleitor magnética com isso se ganha mais qualidade pra frente e um pouco de diminuição mas laterais.
    1. Mikrotik foi a primeira a colocar o recorde de enlace isso prova que eles sempre trabalharam nos produtos, só agora que eles lançaram uma antena ate la sempre era radios e equipamento de roteamento.
    2. AC é solução se trabalhar serio temos como entregar até 20MB por cliente certo que temos que ver a interface do radio, mais AC não é solução para cliente final e sim para PTP só que vejo ja ja os loucos que se dizem provedor estarem usando esta nova tecnologia para isso. Causando a má fama que os rádios, engraçado que a EMBRATEL sempre usou rádio na entrega dos links deles. Mais a mesma empresa tem engenheiros que realmente sabe usar freguesia não ocupado todo  o espectro, ja vi relatos que lunáticos que usa para ppt 160 de espaçamento por que fala que 80 não chega banda o suficiente só que vi os configurasse dele e esta tudo errado, da antena usada ate a configuração muito acha que ptp é plug and play  e não se atina que temos que ajustar as configurações para o máximo desempenho. 
    3. Sobre a computech ja comprei os painéis deles vamos diferenciar uma coisa, eles desenvolveram para o nosso mercado estão sempre em desenvolvimento, Luciano é um dos grande ícone de marqueteiro ele fez uma coisa incrível que foi fazer um produto 100% desconhecido bombar muito rapidamente que foi o cache box.
  • Vamos lá 

Eu sou um cara muito chato muito que me conhece falar que sou travado porque só quero fazer o certo.

1. Eu não falo mal dos radio da UBNT por N motivos, ele usa um kernel linux como muitos radios no mercado só que o soft deles são muito bem customizados para o hardware deles, tem uma filosofia que o grande Steve Jobs falou que não adianta ter de tudo um pouco mais sim ter o melhor de cada produto.
      1. A UBNT tem um produto para cada coisa só que posso falar que 90% dos provedores usam errado as antenas, uma antena para X km usa para mais ate como se fosse magica, digo que quase todos os gestores de provedores não sabem o que é um protocolo TDMA e para que server realmente só sabe o que é por falar do nome e se brincar vão lembra dos telefones celulares antes da tecnologia GSM. Lembre que os radios da UBNT são feitos para o mercado americano e adaptados para nossa leis (ANATEL), que nunca são compridas e sempre desrespeitadas, só para ter uma ideia nos estados unidos quando se pede liberação para se torna um ISP o dono tem que trabalhar a mais de 2 anos e não pode ter outro ISP na mesma área se entrar com pedido se tive um outro ISP com menus de 6 KM de distancia da sua base é vetado na hora.
      2. As antenas da UBNT estão certas mais quando se saber trabalhar com ela, eu participo de uns grupos whatsapp fala sempre falo duas coisa 1 desenho de rede para ter alto desempenho 2 saiba trabalhar com frequência, eu aposto se juntar 100 (provedores) em um evento e peça que faça ou mesmo diga quantos MB devem passar em um espaçamento de 5, muito vão falar que não é possível e se falar que não presta, só saber que existe 20 ou 40 este é o problema. Por isso fica impossível trabalharmos com a freguesia de 5.8 temos um espaçamento de 160, matematicamente falando com 4 pessoas usando canais de 40 ja teríamos ocupado todo o espectro da frequência.
      3. Existe um produto na cartela da UBNT que é o ISOBEAM que é um radome, na pagina tem um grafico mostrando a isolação eleitor magnética com isso se ganha mais qualidade pra frente e um pouco de diminuição mas laterais.
    1. Mikrotik foi a primeira a colocar o recorde de enlace isso prova que eles sempre trabalharam nos produtos, só agora que eles lançaram uma antena ate la sempre era radios e equipamento de roteamento.
    2. AC é solução se trabalhar serio temos como entregar até 20MB por cliente certo que temos que ver a interface do radio, mais AC não é solução para cliente final e sim para PTP só que vejo ja ja os loucos que se dizem provedor estarem usando esta nova tecnologia para isso. Causando a má fama que os rádios, engraçado que a EMBRATEL sempre usou rádio na entrega dos links deles. Mais a mesma empresa tem engenheiros que realmente sabe usar freguesia não ocupado todo  o espectro, ja vi relatos que lunáticos que usa para ppt 160 de espaçamento por que fala que 80 não chega banda o suficiente só que vi os configurasse dele e esta tudo errado, da antena usada ate a configuração muito acha que ptp é plug and play  e não se atina que temos que ajustar as configurações para o máximo desempenho. 
    3. Sobre a computech ja comprei os painéis deles vamos diferenciar uma coisa, eles desenvolveram para o nosso mercado estão sempre em desenvolvimento, Luciano é um dos grande ícone de marqueteiro ele fez uma coisa incrível que foi fazer um produto 100% desconhecido bombar muito rapidamente que foi o cache box.
  • Falou tudo,só discordo numa coisa ubnts não são essa merda toda que contam referente ao airfiber citado é muita inocência achar que o mesmo vá passar 1gbps em 11km é como você mesmo disse estudar é preciso,85% dos provedores hoje acha que simplesmente viu a torre e fez a instalação esquecem de fresnel,anulação de onda e reflexão,ai vem com a mesma ladainha que tudo é interferência,lembrando que a nova tecnologia AC não vai aceitar torres mal planejadas,o grau de abertura das antenas será no máximo 90º e 45º para quem quiser alto desempenho  ou seja energia do ponto/multiponto mais focalizado,sem falar que antenas de abertura de 45º é menos propicio a interferir e sofre interferência,há uma gama de benefícios na nova tecnologia.

Rodrigo disse:

Problema que provedor é inocente, e grande parte preguiçosos em estudar, ve algo em um forum e ja vai correndo copiar e colar sem ao menos saber o que é

o caso do radome do Luciano, muita gente comprou baseado em um video que ele faz dentro da propria garagem 

e foram correndo comprar sem saber que plastico não isola frequencia eletromagnética, compram paz de espirito

o caso tb de super enlace x sei la o que, que promet 100mb a 100km, e la embaixo nao conseguem ler letras miudas, ai quando reclamam, sempre tem a desculpa (depende de cada cenario)

prova disso o air fiber da ubnt, muita gente comprou (eu fui um deles) em gastar 11 mil, em um par prometendo 1gb em 11km e no final nao passar banda, e quando chove é um lixo

agora tem o airfiber 5 que segundo a palestra do Chadi, fala '1gb até 100km" quando foi questionado sobre o tamanho das antenas que são muito pequenas para 100km, ele respondeu "provedor tem que pelo menos saber disso"

ou seja engana os provedores querendo apenas capitalizar, mas o dono do provedor compra achando que é um produto que vai salvar a lavoura, gasta caro, depois reclama, e quando procura um profissional e este fala "isto ta errado" o cara vem falando "nao esta comprei esta novo, gastei XXX " ou seja, olhou se é caro entao tem que resolver por que uma empresa mentirosa como a ubnt, falou q funciona

não existe milagre existe calculos e estudos,  a pouco tempo o senhor Franz questionou um enlace feito em SXT 2km passando 120mb, 

onde o mesmo informou "coloca 4 setoriais com 120 clientes de cada lado ai vai ver que a sxt nao vai suportar"   

mas se pensar bem 4 setoriais, com 120 clientes cada total de 480 clientes, acha que eu manteria um enlace para esta demanda com SXT?

ou seja, so o produto dele é bom, e faz maravilha, no caso da ubnt, so os produtos dela tem técnologia suficiente com uma antena de pouco mais de 50 centimetros passar 1gb em 50 ou 100km, indo contra as leis fisicas, indo contra a curvatura da terra, indo contra a perda de espaço livre, 

então amigos abrem os olhos comecem a reclamar, pena no Brasil ainda não tem uma lei de propaganda enganosa para nosso ramo, qualquer um fala a merda que for, so cabe a nos sabermos e pesquisar mais sobre aquilo, calcular e ver o que é melhor, nem sempre o mais caro é o que vai resolver

radome, super enlace Xw... fiber ai, etc pra mim são um bando de porcaria que mentirosos colocam prometendo milagres para enganar e ganhar seu dinheiro depois no suporte invetam muitos problemas fala que é espectro, mau alinhamento, interferencia etc

estou satisfeito 120mb passadno em 40km com antena de 30 ABERTA e qualidade na resposta tcp

• Faço suas minhas palavras...

A indicação é o que de melhor tem no mercado até hoje

Rodrigo disse:

Entendo, mas veja bem, o Ubnt (painel) é excelente, otimo acabamento, quem ja abriu um dele sabe o que stou falando, os da computech, são bem simples, falta muito detalhe, como blindagem, isoladores corretos, antigamente o placa vinha dentro de um plastico, 

sou contra os rádios UBNT, não das antenas, antenas são ótimas, todos os modelos

o que indico é 912, com painel basestation, e sxt nos clientes até 4km, acima disso sexant, assim vc respeita os limites do equipamento, e tb da Física, 

ja testei tudo que se pode imaginar, afinal são 10 anos no ramo

• Muito bom!

• eu uso protocolo próprio devido a estabilidade em próprio aparelho e o aumento de performance, como usamos em radio licenciado, 2x0, 1x0, ele so se comunica com seu proprio protocolo

em uma rede com capacidade pequena de trafego isto é irrelevante, mas com alto índice de trafego, se torna quase que obrigatório o uso de protocolos de aumento de performance, diminuindo o overheard,

temos nosso foco de alterar ainda mais 1420 clientes mudando pra SXT e SEXANT, desta forma consigo ter melhor uma gestão eficaz, controlando o trafego real de cliente, criando controle efetivo de trafego na propria antena do cliente, priorizando serviços, temos alguns clientes ja rodando assim, depois de um tempo perguntamos e os mesmos disseram que melhorou 100%

fora a economia de banda, hoje conseguimos economizar cerca de 30% de link, onde nosso consumo de 210mb, abaixou bastante, para 150 a 160mb, em media, 

isto com controle de trafego eficiente, politicas de Qos e QoE, traffic shapper, ospf mpls/vpls paines com protocolos nstreme e as vezes nv2, e clientes com controle de serviço de prioridade, 

nosso indice de suporte ficou abaixo de 20% ao mês, dores de cabeça pararam, 

monitoramento eficiente, com o zabbix, em cima dos mikrotiks 

• Eu não gosto de ficar preso a protocolo próprio, estou trabalhando aqui sem problemas como falei, agora um dia se tiver necessidade eu vou usar, por enquanto uso protocolo somente nos meus ptp.

Como disse anteriormente cada caso é um caso.

Mais não descordo da sua opinião.

• 1488535889?profile=RESIZE_480x480

1488536969?profile=RESIZE_480x480

isto é um ptp de 2.5km com a SXT, e um de 40km com 912 e antena dish (não esta 100%) e fiz um teste em tcp, ainda, 

• Quanto vc trabalha cliente ap ubnt ou mk ubnt airmax mk nstreme. isto faz toda a diferença. por isto mesclar não e bom

sobre ptp com grande banda concordo rb com cartao fica top. no caso da ubnt c/ rocket n é iqual nunca testei titanium nem a foguete, rocket m5 normal perde feio. sobre antena cliente a sxt começo agora ubnt esta a mais tempo! mk nas versão que tb deixa a desejar tem muita versao bugada, quem ja sobreu com isto sabe oq estou dizendo!

This reply was deleted.