Usar Dois links ADSL em uma BR433 é possível?

Boa tarde pessoal, 

Sou meio novo com Microtik e tenho um link de 10MB em casa e está pequeno demais, queria colocar mais um link na Mesma RB e usar o total de banda dos dois link na mesma rede isso é possível? e se sim como devo proceder? 

Muito obrigado!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • amigo nesse caso seria um ballance nao e aconcelhavel nao usa uma rb750 para juntar os 2 link e essa sua rb433 para autenticar os clientes

  • Augusto muito obrigado pela resposta, mais como funciona? Uso a RB750 sem microtik e uso a RB433 somente para enviar o sinal e autenticar os clientes? pode me explicar um pouco mais? abraço

    augusto cezar das neves disse:

    amigo nesse caso seria um ballance nao e aconcelhavel nao usa uma rb750 para juntar os 2 link e essa sua rb433 para autenticar os clientes

  • amigo a RB750 configura o balance dos 2 links, e a RB433 para a autenticação dos cliente pppoe/hotspot

    segui o manual para configura a RB433, qualquer duvida posta aqui



    José Vicente Martins disse:

    Augusto muito obrigado pela resposta, mais como funciona? Uso a RB750 sem microtik e uso a RB433 somente para enviar o sinal e autenticar os clientes? pode me explicar um pouco mais? abraço

    augusto cezar das neves disse:

    amigo nesse caso seria um ballance nao e aconcelhavel nao usa uma rb750 para juntar os 2 link e essa sua rb433 para autenticar os clientes

  • Meu amigo muito obrigado pela resposta. Hoje já uso um RB433 para hotspot, gerenciamento da rede e um cartão. Pretendo colocar a 750 como recomendou + 1 outro cartao de 600mW para os clientes que moram mais distante, sabe se para os dois cartões vão usar o link total ou cada cartão vai usar 10MB separados no caso? 

    abraço e muito obrigado mais uma vez.

    Gean Kelyson Pereira de Assis disse:

    amigo a RB750 configura o balance dos 2 links, e a RB433 para a autenticação dos cliente pppoe/hotspot

    segui o manual para configura a RB433, qualquer duvida posta aqui



    José Vicente Martins disse:

    Augusto muito obrigado pela resposta, mais como funciona? Uso a RB750 sem microtik e uso a RB433 somente para enviar o sinal e autenticar os clientes? pode me explicar um pouco mais? abraço

    augusto cezar das neves disse:

    amigo nesse caso seria um ballance nao e aconcelhavel nao usa uma rb750 para juntar os 2 link e essa sua rb433 para autenticar os clientes

  • vc tem que esquecer o que já tem ai.

    comprar outra rb de qquer tipo pra fazer o balanceamento dos 2 link e pronto, essa rb já vai ter mikrotik, vai ser igual a que vc tem, porém apenas com função de juntar os 2 link e fazer 1, a velocidade total vai entrar na tua 433 e vai sair por onde vc configurar, tanto por cartão, rede e tal.

     

    qquer coisa se precisar para configuração: lucio_kalinoski@hotmail.com Skype e msn

  • Muito obrigado luciano, vou providenciar o material e qualquer coisa te mando por email. abraço

    Luciano Kalinoski disse:

    vc tem que esquecer o que já tem ai.

    comprar outra rb de qquer tipo pra fazer o balanceamento dos 2 link e pronto, essa rb já vai ter mikrotik, vai ser igual a que vc tem, porém apenas com função de juntar os 2 link e fazer 1, a velocidade total vai entrar na tua 433 e vai sair por onde vc configurar, tanto por cartão, rede e tal.

     

    qquer coisa se precisar para configuração: lucio_kalinoski@hotmail.com Skype e msn

  • Caro colega. Deixe em ap bridge as RB's e deixe a RB 750 como concentrador.
    Se deixar a autenticação nas 433, vai ter futuros problemas.

    Sem mais,
    Michel Rodrigues

  • Michel, você poderia relatar quais seriam esses futuros problemas?

    Michel Rodrigues disse:

    Caro colega. Deixe em ap bridge as RB's e deixe a RB 750 como concentrador.
    Se deixar a autenticação nas 433, vai ter futuros problemas.

    Sem mais,
    Michel Rodrigues

  • Como sabe-se a RB 433 pouca memoria e processamento. Então imagine a RB enviando e recebendo pacotes, tendo que fazer o serviço de "servidorzinho" ppoe e hotspot para autenticação, seria um caos.
    Utilize ela apenas para emitir sinal e direcionar o trafego, nada mais disso.

    A pouco tempo quebrei cabeça, com uma RB 433, que estava com sinais baixos nos cartões, etc...
    Sendo que eles estavam setados em 100mW, só que havia um detalhe que eu nunca tinha dado atenção, a alimentação da RB. Eu subia 220V até a torre, e o cabo de alimentação ficava lado a lado com o cabo UTP, resolvi fazer um teste: levar a alimentação pelo cabo UTP, utilizando fontes da UBIQUITI, as mesmas de nanostation.
    Pronto, foi tiro e queda: parou a interferencia que o cabo 220V estava gerando no cabo UTP...agora todos os clientes estão navegando perfeitamente, os sinais estão ótimos em todos os clientes. São pequenos detalhes do dia-a-dia que vão nos tornando um pouco mais adaptado aos equipamentos.

    Qualquer coisa, vamos debatendo dentro da medida do possível.

    Att,
    Michel Rodrigues

  • No caso recomenda nao usar PoE é isso? está levando alimentação para a torre e usando fonte? Eu uso PoE desde o início e ainda não tive problemas. abraço 

    Michel Rodrigues disse:

    Como sabe-se a RB 433 pouca memoria e processamento. Então imagine a RB enviando e recebendo pacotes, tendo que fazer o serviço de "servidorzinho" ppoe e hotspot para autenticação, seria um caos.
    Utilize ela apenas para emitir sinal e direcionar o trafego, nada mais disso.

    A pouco tempo quebrei cabeça, com uma RB 433, que estava com sinais baixos nos cartões, etc...
    Sendo que eles estavam setados em 100mW, só que havia um detalhe que eu nunca tinha dado atenção, a alimentação da RB. Eu subia 220V até a torre, e o cabo de alimentação ficava lado a lado com o cabo UTP, resolvi fazer um teste: levar a alimentação pelo cabo UTP, utilizando fontes da UBIQUITI, as mesmas de nanostation.
    Pronto, foi tiro e queda: parou a interferencia que o cabo 220V estava gerando no cabo UTP...agora todos os clientes estão navegando perfeitamente, os sinais estão ótimos em todos os clientes. São pequenos detalhes do dia-a-dia que vão nos tornando um pouco mais adaptado aos equipamentos.

    Qualquer coisa, vamos debatendo dentro da medida do possível.

    Att,
    Michel Rodrigues

This reply was deleted.