Traffic Shaping

Pedro, lembro-me que um tempo atrás eu lhe dei uma sugestão referente a Traffic Shaping.

Você pode exemplo, adicionando ao address-list do Mikrotik o IP do cliente com o nome do plano ao qual ele pertence assim que ele logasse. Me lembro também que você disse que era um tanto complicado.

Minha intenção é implementar um controle de pacotes por plano, com sua devida prioridade.

Para planos empresariais mais prioridade, para planos residenciais, menos prioridade.

Para planos menores, menos pacotes e para planos maiores, mais pacotes.

Além de servir também para um controle mais preciso de controle de cache, passando a velocidade precisa para planos diferentes.

Ex:

Se tenho cache na rede, e vendo 1Mb para o cliente, se tenho essa possibilidade acima, conseguiria passar o dobro vindo do cache, ou seja 2Mb.

Se tenho outro cliente com 2Mb e quero passar o dobro de velocidade vindo do cache, com base no address-list e seu plano eu conseguiria passar 4Mb.

Sempre o dobro do plano, ou o triplo que seja. Porquê convenhamos, temos clientes a 150kb e se temos cache e liberamos 2Mb de velocidade para arquivos do cache, esses 2MB seria para todos os clientes com seus planos, tanto para 512k, 1Mb ou até mesmo 2Mb, nesse ultimo não notando diferença. Enfim, gostaria além do traffic shaping que é prioridade para gente, ter um controle preciso da velocidade que mando para o cliente, em relação ao seu plano de arquivos cacheados.

Veja o que pode fazer. Postarei as regras aqui para todos caso seja possível você implementar esse recurso. Sendo um recurso, claro, opcional para aqueles gostariam de ativar ou não :).

Alguns clientes ao qual presto consultoria, me requisitam esse recurso.

Abraços.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

This reply was deleted.