Sugestão - Gateway SMS Asterisk

Olá Pedro,

Seria possível disponibilizar na lista de gateways sms, uma opção para utilizar o Asterisk/Manager?

Eu acredito que na parte do MK-Auth, seria algo como descrito no bloco "dongle.php".

Quem tem Asterisk rodando com chan_dongle precisaria configurar seu /etc/asterisk/manager.conf de acordo com o exemplo também.

Seria isto:

http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/2013-December/076255.html

A necessidade seria pra quem já utiliza Asterisk e recebe e faz ligações via chan_dongle (celulares), e precisa enviar sms's pelo mesmo número das chamadas (ou seja, não daria, por exemplo, pra utilizar o PlaySMS da forma padrão porque normalmente ele funciona com módulos que mantém o modem usb ocupado, não permitindo ao asterisk subir o chan_dongle pra receber/fazer ligações).


Abraços

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • é facil, cria uma url que seja para um arquivo index.php para os clientes do mk-auth que aceite os parametros abaixo, como se fosse playsms:

    exemplo de url = http://sms.khal.com.br/mk-auth/index.php

    u = usuário
    p ou h = senha
    to = celular com 55 na frente
    msg = mensagem enviada
    uuid = id unico da mensagem

    configuração no cliente fala para ele colocar:

    tipo = playsms
    servidor = sms.khal.com.br/mk-auth
    usuario = usuário
    senha = senha

  • Muito mais pratico instalar o Playsms junto ao Asterisk, e fazer as configurações necessárias. e tendo a praticidade do webadmin do playsms... e facilmente a integração com o mkauth que ja está pronta.

    não vamos tentar reinventar a roda....

  • PlaySMS não tem suporte oficial para chan_dongle, é preciso copiar um dos módulos existentes e alterar (reinventar a roda):

    https://github.com/antonraharja/playSMS/issues/66

    Se vc possui um sistema embarcado (ou já tem uma solução customizada com asterisk), Asterisk Manager é a melhor forma de fazer a integração sem precisar de mais uma camada comendo processamento/memória/ recursos desnecessários.


    Felipe José Salata disse:

    Muito mais pratico instalar o Playsms junto ao Asterisk, e fazer as configurações necessárias. e tendo a praticidade do webadmin do playsms... e facilmente a integração com o mkauth que ja está pronta.

    não vamos tentar reinventar a roda....

  • Pois acho que há alguma divergência nas informações... me passa teu numero de celular.. q vou te enviar SMS pelo meu Asterisk (chan_dongle) direto pela CLI.. e vou te enviar pelo PLAYSMS (instalado junto ao asterisk) e criar um cadastro com teu nome dentro do meu MKAUTH.. e enviar através do MKAUTH também...

  • Felipe, eu não duvido que o seu esteja funcionando, até mesmo porque o PlaySMS que montei pra testes num pc está funcionando também com chan_dongle desde o dia em que abri esse tópico (alterei o módulo gnokii pra isso).


    Agora, para integração com um sistema embarcado, a única forma é via Asterisk Manager Interface (AMI) - e aí, o cara quem comprou uma central/gateway baseado em Asterisk senta na boneca (vai precisar ter um terceiro envolvido: o PlaySMS em outro lugar).


    Felipe José Salata disse:

    Pois acho que há alguma divergência nas informações... me passa teu numero de celular.. q vou te enviar SMS pelo meu Asterisk (chan_dongle) direto pela CLI.. e vou te enviar pelo PLAYSMS (instalado junto ao asterisk) e criar um cadastro com teu nome dentro do meu MKAUTH.. e enviar através do MKAUTH também...

  • Entendi o drama.. ehuehuhue... achei q vc estava usando Asterisk em máquina x86 com possibilidade de instalação dos pacotes, usando gateway num vai rolar mesmo...

    ah não ser que vc consiga identificar a porta correta do GSM e configurar o smstools para se conectar remotamente ao gateway.... igual é feito a telefones celulares conectado a usb.. saca?

    Vou procurar onde ja li sobre esse tipo de "solução" alternativa...

  • Interessante, gostaria de saber se tem como usar um modem 3g usb no servidor mkauth.

This reply was deleted.